Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 09, 2018

STF não pauta análise sobre prisão após 2ª instância e complica situação de Lula


Resultado de imagem para STF não pauta análise sobre prisão após 2ª instância e complica situação de Lula
Por Gerson Camarotti

A situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou um pouco mais complicada no STF.

Não entrou na pauta de julgamentos de abril, divulgada no site do Supremo, a análise das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) que tratam de prisão após condenação em segunda instância. 
As ADCs são genéricas e não tratam de caso específico. 

Se forem pautadas, a tendência do Supremo seria alterar a jurisprudência firmada em 2016 que permite a execução da pena após condenação em segunda instância
Com isso, Lula passa a contar somente com o habeas corpus apresentado em fevereiro à Corte – o pedido já foi negado pelo ministro Luiz Edson Fachin, mas a palavra final caberá ao plenário.

Enquanto as ADCs precisam ser pautadas, habeas corpus podem ser levados em mesa pelo relator e cabe à presidente, Cármen Lúcia, colocar o tema em análise. 
A avaliação de petistas é que a avaliação de uma tese abstrata teria mais facilidade de ser aprovada. 
Já no caso específico do habeas corpus de Lula, a avaliação de petistas é que o resultado seria incerto.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...