Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, março 14, 2018

Cúpula do PT se mostra pessimista sobre futuro de Lula no STF


Resultado de imagem para Cúpula do PT se mostra pessimista sobre futuro de Lula no STFPor Gerson Camarotti

A cúpula do PT tem se mostrado pessimista em relação ao futuro do ex-presidente Lula no Supremo Tribunal Federal. 
O fato de a defesa apresentar ao ministro Edson Fachin um novo pedido para evitar a prisão de Lula evidencia o grau de preocupação no núcleo do PT. 
Ao blog, um jurista com trânsito no partido ressaltou que a própria descrença do partido com a situação do ex-presidente ficou explicitada com a solicitação de que uma eventual ordem de prisão seja suspensa até o Supremo julgar duas ações que tratam da execução da pena após condenação em segunda instância.
Outro movimento da defesa tido internamente como desesperado foi o pedido para que a Segunda Turma do STF analise o habeas corpus, caso seja negado por Fachin, não o plenáiro. 
"Acho improvável o Fachin mudar de posição e deslocar o caso do plenário para a Segunda Turma", reconheceu esse jurista. 
Para integrantes do partido, a situação do ex-presidente é muito mais difícil no plenário do que uma análise na Turma. 

Isso porque há um histórico mais favorável na Segunda Turma pela concessão de habeas corpus.
Como revelou o blog, a situação de Lula ficou mais complicada a partir do momento que a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia não pautou a análise das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) que tratam de prisão após condenação em segunda instância.
As ADCs são genéricas e não tratam de caso específico. 

Se forem pautadas, a tendência do Supremo seria alterar a jurisprudência firmada em 2016 que permite a execução da pena após condenação em segunda instância. 
Enquanto as ADCs precisam ser pautadas, habeas corpus podem ser levados em mesa pelo relator e cabe à presidente, Cármen Lúcia, colocar o tema em análise. 
A avaliação de petistas é que a avaliação de uma tese abstrata teria mais facilidade de ser aprovada. 
Já no caso específico do habeas corpus de Lula, a avaliação de petistas é que o resultado seria incerto. 
Muitos petistas já não escondem a contrariedade com os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia. 

"E pensar que os dois foram indicados por Dilma e Lula", reclamou um integrante da Executiva do PT.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...