Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, março 11, 2018

China altera Constituição e Xi Jinping poderá ficar na presidência por tempo ilimitado

O líder comunista que controla a mídia, a internet e persegue opositores ganha o direito de permanecer no poder por toda a vida enquanto abre a economia chinesa e respeita o interesse de empresas estrangeiras.


Por G1
O parlamento da China aprovou neste domingo (11) uma emenda constitucional que elimina os limites do mandato presidencial, permitindo que o presidente Xi Jinping permaneça no cargo por tempo indefinido. 
 
A medida já era esperada. 
 
Num contexto de autoridade, repressão e maioria no parlamento, ninguém tinha dúvida da aprovação. 
 
Com a possibilidade de um cargo vitalício, o presidente que já controla a mídia e a internet -- além de reprimir a sociedade civil e elaborar um culto à sua personalidade -- ganha o poder que considera necessário para transformar a China em uma poderosa e influente superpotência. 
 
Seu poder ilimitado também o deixará mais à vontade para a eliminação de funcionários corruptos e de opositores dentro do Partido Comunista Chinês, já que desde sua chegada ao poder em 2012, Xi concentrou os poderes e descartou seus principais rivais. 
 
O socialismo de Xi Jinping, no entanto, é "à chinesa". 
 
Apesar de ser um dos maiores líderes comunistas desde Mao Tse-tung, fundador do regime, ele está longe de acenar para iniciativas anticapitalistas. 
 
Tanto é que, na abertura do Congresso do Partido Comunista Chinês, em outubro de 2017, ele proclamou repetidamente uma nova era para a economia do país, com maior abertura e respeito aos interesses das empresas estrangeiras na China.
"A abertura traz progresso para nós, enquanto o isolamento nos deixa atrasados. 
A China não fechará suas portas para o mundo, estaremos cada vez mais abertos", disse, na ocasião.

 
  
Quase 3 mil delegados.
participaram da terceira sessão da Assembleia Nacional Popular da China neste domingo (11) (Foto: REUTERS/Jason Lee).

A votação e mudanças constitucionais.

O anúncio da votação, testemunhado por repórteres no Grande Salão do Povo, passou com dois votos "não" e três abstenções entre quase 3 mil representantes. 
 
Com a decisão, a cláusula que limita a dois mandatos o cargo de presidente foi derrubada. 
 
Xi Jinping estava prestes a começar o seu segundo e último mandato pela regra atual e agora poderá ficar para além do seu período, que terminaria em 2023. 
 
Ao todo, o Congresso chinês aprovou em uma única votação um conjunto de 21 emendas constitucionais. 
 
A proposta de mexer na Constituição foi recebida com críticas nas redes sociais chinesas: alguns comparando o regime chinês com o da Coreia do Norte. 
 
As mensagens foram devidamente apagadas horas depois.
 
 
Alteração na Constituição passou por assembleia com 2 votos 'não' e 3 abstenções (Foto: Jason Lee/Reuters).

'Ninguém se atreveria a votar contra'.

 

Desde que assumiu a liderança do PCC no fim de 2012 e do Estado no início de 2013, Xi Jinping aumentou gradualmente a autoridade do regime, diz a France Presse. 
 
Uma lei reprime de modo severo a dissidência na internet e foram anunciadas condenações pesadas contra ativistas dos direitos humanos.
 
O militante pró-democracia Liu Xiaobo, vencedor do Nobel da Paz em 2010, morreu quando estava preso, apesar dos apelos por clemência da comunidade internacional. 
 
"Neste contexto, ninguém se atreveria a votar não à mudança constitucional", disse à France Presse Willy Lam, da Universidade Chinesa de Hong Kong, que suspeita que o governo sabe como os delegados votam.

Lam disse ainda que nenhum deputado deve votar contra Xi Jinping na eleição para o segundo mandato, que acontecerá dentro de poucos dias. 
 
Mas o especialista adverte que alguns deputados poderiam expressar a discordância de outro modo, antes do encerramento da sessão plenária anual da ANP, em 20 de março. 
 
Talvez votem com menos entusiasmo no candidato à vice-presidência, que deve ser Wang Qishan, o grande nome da luta contra a corrupção do primeiro mandato de Xi. 
 
"Se Wang Qishan receber menos de 80% dos votos, isto seria uma bofetada para Xi Jinping", afirma.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...