Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, janeiro 13, 2018

Vice da Caixa é suspeita de pedir cargo em troca de crédito, diz jornal

Deusdina Pereira é suspeita de negociar a liberação de um crédito do banco em troca de um cargo na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).


Por G1 e TV Globo, Brasília
Vice-presidente da Caixa é suspeita de pedir cargo em troca de crédito
Vice-presidente da Caixa é suspeita de pedir cargo em troca de crédito.
 
A vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal, Deusdina dos Reis Pereira, é suspeita de “troca de interesses” na concessão de um empréstimo de R$ 200 milhões do banco à Cemig, segundo reportagem do jornal “Folha de São Paulo”.
 
O caso chegou à Comissão de Ética da Presidência da República no dia 16 de novembro do ano passado, e ao Ministério Público Federal. 
 
Foi encaminhado pelo próprio Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal que, por unanimidade, pediu análise da Comissão.
 
Deusdina Pereira é suspeita de negociar a liberação de um crédito do banco em troca de um cargo para ela própria na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). 
 
A suspeita motivou o Ministério Público Federal a pedir o seu afastamento, e também de outros 11 dirigentes do banco estatal, investigados em um esquema de desvio de recursos de fundos de pensão de bancos públicos e de empresas estatais. 
 
Entre os documentos da investigação da própria Caixa Econômica Federal, está um ofício encaminhado pelos procuradores ao chefe da Casa Civil, ministro Eliseu Padilha. 
 
O ofício cita uma troca de e-mails cujo assunto era o pedido de Deusdina para "um posto no Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais, mediante a insinuação de troca de interesses diante da operação finaneira da Companhia na Caixa Econômica".
 
Segundo a reportagem do jornal "Folha de São Paulo", em um email corporativo, enviado em 2015 ao então presidente da Cemig, Mauro Borges, Deusdina avisa:
"Amanhã apreciaremos no Conselho Diretor uma operação de crédito para a empresa no valor de R$ 200 milhões". 
 
Na sequência, ainda segundo o joranl, ela escreve: "Continuo aguardando seu retorno quanto à minha indicação para o Conselho".

Recomendação do Ministério Público

Em dezembro, os procuradores recomendaram a Caixa a troca imediata de seus 12 vice-presidentes, entre os quais Deusdina, e a adoção pelo banco de forma de seleção para altos funcionários que "maior independência e transparência nas decisões estratégicas".
 
Na recomendação, o MPF citou que Deusdina afirmou aos investigadores de uma comissão independente que possui "suporte político do PR para manter-se no cargo". 
 
Conforme o MPF, Deusdina chegou ao posto depois de trabalhar com Fábio Cleto, ex-vice-presidente da Caixa e que fechou acordo de colaboração premiada. 
 
Ele é um dos alvos da Operação Sépsis, que investiga esquema de propinas envolvendo financiamentos do FI-FGTS, administrado pelo banco público. 
 
O pedido de afastamento dos dirigentes da Caixa Econômica Federal foi negado pelo presidente da República, Michel Temer, no início desta semana. 
 
A Caixa considerou que não existe fato concreto para o afastamento e que os nomes de todos vice-presidentes foram aprovados pelo Conselho de Administração, como prevê o estatuto do banco.

Comissão de Ética.

Mas a suspeita envolvendo Deusdina dos Reis Pereira teve prosseguimento na Comissão de Ética da Presidência da República. 
 
A vice-presidente tem até a próxima terça-feira (16) para apresentar defesa na Comissão, que voltará a se reunir em 29 de janeiro. 
 
Ao G1, o presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência, Mauro Menezes, disse que o caso de Deusdina poderá ser levado a julgamento pelo órgão no próximo dia 29 de janeiro. 
 
Isso só ocorrerá, no entanto, se o relator do processo, o conselheiro Marcello Alencar concluir seu voto sobre a troca de e-mails até o fim deste mês. 
 
“Como trata-se de autoridade que está no cargo, comissão zela por rapidez, seja para que em não havendo qualquer infração ética, possamos proclamar a idoneidade da conduta, para dar condições de que o exercício do cargo se desenvolva, seja em que havendo infração, possamos declarar, para mudança de conduta ou até mesmo recomendação de exoneração”, disse, acrescentando que em todo o processo é assegurado amplo direito de defesa. 
 
O órgão é composto por sete membros e analisa infrações éticas cometidas no âmbito do Executivo. 
 
A comissão não tem poder de punir eventuais atos considerados antiéticos, mas pode advertir o servidor ou mesmo recomendar sua exoneração a seu superior. 
 
A Comissão de Ética do Palácio do Planalto pode recomendar uma advertência ou até mesmo exoneração dela do cargo. 
 
Quem tomará a decisão sobre o assunto é o presidente Michel Temer. 
 
Na época, segundo fontes da Caixa Econômica Federal, Deusdina não tinha poder para liberar o crédito mencionado no e-mail.

Outro lado.

Em nota, a Caixa, também em nome da vice-presidente, informou que não vai se manifestar sobre o assunto. 
 
A Cemig informou que Deusdina não foi indicada para qualquer função na empresa.
 
Tanto a Caixa quanto a Cemig se recusaram a informar se o crédito citado por Deusdina foi concedido ou não. 
 
A defesa de Mauro Borges, que era presidente da Cemig na época, disse que o pedido de Deusdina foi educadamente recusado e que não há nenhuma relação entre a operação de crédito e o pedido feito por ela.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...