Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, janeiro 19, 2018

Sérgio Cabral chega à PF, em Curitiba, após determinação de transferência

Ele chegou à Superintendência da Polícia Federal por volta das 22h25 desta quinta-feira (18). Na sexta, ele segue para presídio em Pinhais, na Região Metropolitana.


Por G1 PR, Curitiba
Justiça atende a pedido do MP e transfere Cabral do Rio para Curitiba
Justiça atende a pedido do MP e transfere Cabral do Rio para Curitiba.
 
O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral chegou à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde passará a noite, por volta das 22h25 desta quinta-feira (18). 
 
 
Na manhã de sexta (19), Cabral deve fazer exame de corpo de delito no IML e depois será levado para o Complexo Médico-Penal em Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense. 
 
O complexo é uma penitenciária de regime fechado e com finalidades médicas e abriga vários presos da Operação Lava Jato como o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, o ex-vice-presidente da Câmara, André Vargas, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Motivo da transferência

O ex-governador Sérgio Cabral é suspeito de receber regalias em presídio do Rio de Janeiro (Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)
O ex-governador Sérgio Cabral é suspeito de receber regalias em presídio do Rio de Janeiro (Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo).
 
A transferência de Cabral foi pedida pelo Ministério Público Federal do Paraná (MPF-PR), que levou em consideração uma investigação no âmbito da Operação Lava Jato, envolvendo o ex-governador, que corre na capital paranaense. 
 
Na avaliação dos procuradores, pode haver necessidade de novos depoimentos de Cabral.
 
Além disso, a decisão do juiz Moro citou as investigações feitas pelo Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro. 
 
Segundo os procuradores, o ex-governador estaria recebendo benefícios indevidos dentro da Cadeia Pública José Frederico Marques, no bairro de Benfica, na capital fluminense, onde estava detido até esta quinta. 
 
A suspeita é de que a Cadeia Pública José Frederico Marques tem padrões diferentes de outros cárceres no Rio de Janeiro e tenha sido reformado, com benesses, para abrigar o ex-governador. 
 
Moro considerou ainda como justificativa para a determinação um dos mandados de prisão preventiva que mantêm o ex-governador na cadeia e que foi expedido por ele. 
 
A determinação foi tomada em caráter cautelar e poderá ser revista, após a manifestação dos advogados do ex-governador. 
 
Cabral já foi denunciado no Rio de Janeiro por condutas praticadas enquanto ele já estava detido. 
 
“(...) Especificamente falsidades e coação no curso do processo envolvendo a instalação de uma sala de cinema supostamente em seu benefício no estabelecimento prisional em questão”, afirma o juiz em trecho da decisão. 
 
Sérgio Moro considerou ainda na decisão que há riscos de que se continuar no Rio de Janeiro, Cabral poderá manter contato com antigos comparsas. 
 
O G1 entrou em contato com a defesa de Cabral, que vai se pronunciar quando tiver acesso aos autos.

Condenação em Curitiba.

 
De acordo com a sentença, ele cometeu os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 
 
A Justiça considerou que ele e mais dois assessores receberam vantagens indevidas a partir do contrato da Petrobras com o Consórcio Terraplanagem Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), formado pelas empresas Andrade Gutierrez, Odebrecht e Queiroz Galvão.
 
Atualmente, esse processo está em grau de recurso, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...