Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, janeiro 16, 2018

É possível ser fiel e manter-se fiel a Deus nos dias de hoje?


Resultado de imagem para É possível ser fiel e manter-se fiel a Deus nos dias de hoje?
Por Valter Desiderio Barreto

Quando paramos um pouco para refletirmos sobre como ser fiel a Deus nos tempos atuais, podemos observar à luz da Bíblia e com base na análise de alguns personagens bíblicos que é possível sim ser fiel a Deus.

Igualmente, também é possível, enquanto servos e servas do Senhor, marcarmos o nosso tempo através da nossa fidelidade a Deus. 

Personagens bíblicos marcaram seu tempo através de sua fidelidade. 

Mesmo vivendo em situações em que tudo era favorável para serem infiéis, permaneceram fiéis. 

Então, nos indagamos: Em pleno século XXI, em que a fé cristã é atacada todos os dias, como permanecer fiel? 

À luz da Bíblia, busquemos respostas.
Ao analisarmos a vida do jovem José, veremos que ele foi amado pelo seu pai, invejado pelos seus irmãos, vai para uma terra onde não se adorava o Deus de Israel. 

Mesmo ferido e abandonado pelo desprezo de seus irmãos, isso não foi suficiente para fazê-lo desviar dos seus propósitos. 

Resistiu ao pecado e permaneceu fiel. 

Em recompensa a sua fidelidade, Deus lhe honrou, e deu lhe oportunidade de governar o Egito, após interpretar os sonhos de Faraó provendo para toda aquela nação e para sua própria família, sustento em um período de escassez (Gn 41). 

Vale a pena ser fiel!
Quando observamos a vida do patriarca Jó também somos convidados a refletir sobre se é possível ser fiel a Deus no mundo cheio de infidelidades. 

No primeiro capítulo do livro de Jó, observamos quatro características muito importantes destacadas por Deus na vida deste servo do Senhor. 

Ele era sincero, reto, temente a Deus e que se desviava do mal.
Mas Jó experimentou na sua vida inúmeras perdas, e teve que lidar com elas. 

Perdas materiais, perda familiar (pois seus filhos morreram e sua esposa o desprezou) e perda de sua saúde física. 

Quando lhe veio as provações, Jó tinha tudo para ser infiel olhando para o lado humano. 

Neste sentido, é comum as pessoas tentarem justificar sua infidelidade alegando as dificuldades que enfrentaram. 

Entretanto, Jó com todas as características acima, sobrevindas às provações, permaneceu fiel a Deus.
Outro personagem foi Daniel (Dn 1.8,9), que era da linhagem real e um nobre de Israel, levado cativo para a Babilônia. 

Ele propôs no coração não se “contaminar”. 

Daniel entendia com seus amigos (Ananias, Azarias e Misael) que o ambiente moral da Babilônia era totalmente pagão. 

Comer ali a comida da Babilônia era infidelidade e beber o vinho servido ao Rei era entorpecer suas mentes. 

Então Deus lhes concede: Graça e misericórdia, e oportunidade de provar que suas convicções tinham fundamentos.
Aprouve Deus lhes abençoar com conhecimento e inteligência, de modo que a cova dos leões não pode fazer Daniel retroceder (Dn 6), e nem a fornalha de fogo não pode abalar a fidelidade de seus companheiros: Ananias, Azarias e Misael (Dn 3). Eles mostraram com suas atitudes que é importante ter fidelidade a Deus, custe o que custar.
Outro personagem foi Estevão (At 6.8). 

O exemplo da vida de Estevão nos confere grandes lições, de ser fiel e como viver em fidelidade. 

Em Atos dos Apóstolos, capítulo seis, vemos alguns dos requisitos para identificar aqueles que podem fazer diferença no mundo da sua época:
  • Boa reputação – fala de testemunho
  • Cheio do Espírito Santo - At 1.8 ; At.6.10
  • Cheio de Sabedoria - Tiago 3.17.

A fidelidade e confiança em Deus e o vigor com que Estevão defendia a Fé, o amor à verdade e sua disposição, denotam que para permanecer fiel é preciso batalhar pela fé que nos foi dada (Judas 3). 

No mundo em que vivemos, as pessoas estão valorizando a vida em detrimento à fidelidade a Deus, esquecendo que a vida pertence ao Pai Celestial. 

Estevão nos ensina que ser fiel significa além de defender a fé, estar pronto para perder a vida aqui, mas jamais perder a visão da Glória (At 7.55, 56).
O tempo moderno nos apresenta inúmeros e grandes desafios para permanecermos leais ao Deus Eterno. 


Ser fiel é ser leal a Deus. 

Ser fiel é ser constante na obra. 

Ser fiel é ser íntegro de caráter. 

O desafio está lançado e é possível alcançá-lo, ou seja, é possível sim ser fiel a Deus e à Sua Palavra. 

Mas, como? 

Além de tudo que acabamos de ver nestes personagens bíblicos, você e eu devemos fazer o seguinte:
  • “Orando em todo tempo...” (Ef.6.18)
  • “Meditando na Palavra...” “Guardando a Palavra” (Sl.119.11, 34, 35)
  • “Santificando...” a vida (I Ts 4.3, 7 e Ef 5.26, 27).

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...