Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, janeiro 16, 2018

'Dor' e 'vergonha', diz Papa Francisco sobre abusos sexuais da Igreja no Chile

Pontífice se reúne com a presidente chilena; missa em Santiago deve receber 500 mil fiéis.



O Papa Francisco disse nesta terça-feira (16), durante seu primeiro compromisso oficial na visita ao Chile, que é “justo pedir perdão” e que sente “dor e vergonha” diante do “dano irreparável” causado às crianças vítimas de abusos sexuais.

Na sede do Executivo, a Casa de la Moneda, onde se reunuiu com a presidente do país, Michelle Bachelet, o pontífice pediu que se escutem os desempregados, os povos originais, os imigrantes, os jovens, os idosos e as crianças.

E então afirmou: “E aqui não posso deixar de manifestar a dor e a vergonha que sinto diante do dano irreparável causado às crianças por parte dos ministros da Igreja”.
Em visita ao Chile, Papa Francisco pede perdão por pedofilia na igreja
Em visita ao Chile, Papa Francisco pede perdão por pedofilia na igreja.

As palavras do Papa foram recebidas com aplauso pelas cerca de 700 pessoas reunidas no pátio do palácio. 
 
“Quero me unir a meus irmãos no episcopado, já que é justo pedir perdão e apoiar com todas as forças as vítimas, ao mesmo tempo em que temos que nos empenhar para que não volte a se repetir”, disse, sem citar a palavra “abuso”.
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, recebe o Papa Francisco no Palácio Presidencial em Santiago no dia 16 de janeiro de 2018  (Foto: Martin Bernetti / Afp) 

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, recebe o Papa Francisco no Palácio Presidencial em Santiago no dia 16 de janeiro de 2018 (Foto: Martin Bernetti / Afp).
 
Durante a permanência de três dias do Papa no Chile (de 15 a 18 de janeiro), estão previstos encontros com autoridades, comunidades indígenas, religiosos e pessoas pobres, nas cidades de Santiago, Temuco (600 km ao sul de Santiago) e Iquique (1.800 km ao norte), onde vai celebrar missas. 
 
Depois do Chile, o Papa seguirá para o Peru, onde passará pela capital Lima e por Puerto Maldonado e Trujillo. 
 
Autoridades do governo chileno estimam que 500 mil pessoas devem comparecer a uma missa marcada para esta terça-feira em Santiago.

Pedofilia.

A ONG americana Bishop Accountability - que desde 2003 se dedica a publicar os arquivos de abusadores dentro da Igleja católica - difundiu na semana passada uma lista de religiosos que abusaram de menores no Chile. 
 
Segundo o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, a viagem ao Chile "não será simples". 
O Papa Francisco deve enfrentar protestos contra pedofilia na Igreja, já que a nomeação do chileno Juan Barros, acusado de acobertar abusos sexuais de um sacerdote, como bispo de Osorno (sul do Chile), provocou reação contrária. 
 
Na segunda-feira (15), ativistas de vários países lançaram em Santiago uma organização global contra o abuso sexual infantil na Igreja e exigiram que o Papa Francisco mude "perdões" por "ações" para enfrentar a pedofilia.

Esta é a sexta viagem do Papa à América Latina, depois do Brasil (2013), Equador, Bolívia e Paraguai (2015), Cuba (2015), México (2016) e Colômbia (2017).

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...