Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, janeiro 09, 2018

Após TRF-2 negar recurso para posse, Temer se reúne com Cristiane Brasil no Palácio do Planalto

Segundo a TV Globo apurou, presidente quer tentar convencer a deputada do PTB a desistir de assumir o Ministério do Trabalho. Justiça Federal barrou a posse da parlamentar fluminense.


Por Délis Ortiz*, TV Globo, Brasília

A deputada federal Cristiane Brasil (RJ), indicada pelo PTB para assumir o Ministério do Trabalho (Foto: Gilmar Felix, Câmara dos Deputados)

A deputada federal Cristiane Brasil (RJ), indicada pelo PTB para assumir o Ministério do Trabalho (Foto: Gilmar Felix, Câmara dos Deputados).
 
O presidente Michel Temer se reuniu na tarde desta terça-feira (9), no Palácio do Planalto, com a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) após o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) negar recurso apresentado pelo governo federal que tentava derrubar a suspensão da posse da parlamentar fluminense.

Pai de Cristiane Brasil, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson (RJ), também participou da audiência.

Segundo a TV Globo apurou, o presidente da República pretende convencer Cristiane Brasil a desistir de assumir o comando do Ministério do Trabalho.

A ação popular que levou à suspensão da posse foi movida após a revelação de que a deputada do PTB foi condenada a pagar R$ 60 mil por dívidas trabalhistas com dois ex-motoristas.

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da decisão junto ao TRF-2, mas o desembargador Guilherme Couto de Castro negou o recurso na tarde desta terça.

Temer não quer tomar sozinho a decisão de cancelar a nomeação de Cristiane Brasil para não ampliar o mal-estar com o PTB gerado na ocasião em que o ex-presidente José Sarney (PMDB) barrou a indicação do deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) para o primeiro escalão.

Diante do veto de Sarney, Cristiane foi indicada pelo PTB na semana passada para assumir a vaga no Ministério do Trabalho aberta com o pedido de demissão do ex-ministro Ronaldo Nogueira (PTB-RS).

A nomeação da deputada do Rio de Janeiro foi publicada na edição da última quinta (4) do "Diário Oficial da União".
Convidados para posse de Cristiane Brasil não puderam entrar no Palácio do Planalto por conta da suspensão da cerimônia por ordem judicial (Foto: Guilherme Mazui, G1)
Convidados para posse de Cristiane Brasil não puderam entrar no Palácio do Planalto por conta da suspensão da cerimônia por ordem judicial (Foto: Guilherme Mazui, G1).
 
Apesar de a Justiça Federal do Rio ter suspendido a posse de Cristiane Brasil como ministra do Trabalho, convidados para a cerimônia compareceram ao Palácio do Planalto na tarde desta terça.

De acordo com a colunista do G1 Andréia Sadi, Temer pediu que seus assessores desmobilizassem a posse de Cristiane Brasil no Planalto, marcada para as 15h.

Um dos salões do palácio já estava montado à espera dos convidados e das autoridades.
Justiça nega recurso e posse de Cristiane Brasil como ministra do Trabalho é suspensa
Justiça nega recurso e posse de Cristiane Brasil como ministra do Trabalho é suspensa

'Decisão será reparada'

Mesmo com a movimentação de Temer, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, responsável pela articulação política do Planalto, afirmou que o governo não está em busca de outro nome para assumir o Ministério do Trabalho. 
O tom do ministro demonstra a preocupação do Planalto de não melindrar o PTB, partido aliado que tem 16 deputados na Câmara.
 
Ao G1, Marun disse que a decisão da Justiça de suspender a posse de Cristiane Brasil é “questionável” e declarou ter “certeza” de que a medida será revista. 
“Vamos aguardar. 
A posse está suspensa até que haja uma manifestação da Justiça que retire esse impedimento, que nós consideramos, a princípio, altamente questionável”, disse o ministro.

“Nós entendemos que, em relação a uma nomeação feita pelo presidente da República, deveria haver mais cautela [da Justiça], mas vamos aguardar a manifestação judicial. 
Não vamos procurar outro nome. 
Tenho certeza de que isso será reparado. 
Não sabemos de que forma, mas temos a convicção de que vai ser reparado”, completou Marun. 
 
 
Colaboraram Gustavo Garcia e Guilherme Mazui.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...