Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, dezembro 20, 2017

Vale recebe multa milionária por lançar efluentes no mar do ES

Iema identificou que a empresa não fez o tratamento do material como combinado. Multa foi de R$1.620.000,00. Vale diz que não foi notificada.


Por Rodrigo Rezende, G1 ES
Vale recebe multa milionária por lançar efluentes no mar do ES
Vale recebe multa milionária por lançar efluentes no mar do ES.
 
A Vale foi multada em R$1.620.000,00 pelo Instituto de Meio Ambiente do Espírito Santo (Iema) por lançar no mar resíduos industriais, que aumentaram a turbidez da água. 
Entre os materiais, estavam alumínio, ferro, manganês, zinco, cromo e fluoreto. 
O órgão ambiental identificou que a empresa não fez o tratamento do material como combinado.
 
O vazamento de efluentes foi identificado pelo Iema no dia 1 de dezembro de 2017, no terminal de Praia Mole, na Serra, Grande Vitória. 
 
O Iema informou, em nota, que descumpriu uma resolução do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), estabelecida em fevereiro de 1991.

Segundo a análise, a presença de alumínio, ferro, manganês, zinco, cromo e fluoreto atendiam aos padrões de lançamento na resolução, mas o lançamento desses efluentes no mar atingiu a água, o solo e a fauna e a flora marinha. 
 
“O aumento da turbidez da água pode afetar a distribuição de espécies, o comportamento, a alimentação, a reprodução e a sobrevivência da biota aquática”, diz o Iema, que vai notificar a empresa. 
 
A Vale disse, em nota, que ainda não foi notificada. 
“A empresa reforça que realizou análises físico-químicas do material e todas as amostras estão dentro dos parâmetros técnicos definidos no licenciamento. 
O relatório foi encaminhado ao Iema, conforme prevê o procedimento”, diz.
Vazamento em tanque da Vale atinge mar na Serra (Foto: Fred Loureiro / Secom)

Vazamento em tanque da Vale atinge mar na Serra (Foto: Fred Loureiro / Secom).

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...