Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, dezembro 21, 2017

ONU condena por ampla maioria a decisão dos EUA sobre Jerusalém

Mais de 120 países membros votaram a favor de resolução contra o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.


Por G1
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou nesta quinta-feira (21), por uma ampla maioria, uma resolução condenando o reconhecimento por Washington de Jerusalém como a capital de Israel
 
Dos 193 países membros, 128 votaram a favor dessa resolução, incluindo o Brasil, e 9 contra. 
 
Argentina, Austrália, Canadá, Colômbia, Hungria, México, Panamá, Paraguai e Polônia foram alguns dos 35 países que se abstiveram.
Países contra a resolução da ONU
  1. Guatemala
  2. Honduras
  3. Ilhas Marshall
  4. Micronésia
  5. Nauru
  6. Palau
  7. Togo
  8. Estados Unidos
  9. Israel
"Esse dia será lembrado", ameaçou a embaixadora americana na ONU, Nikki Haley. 
 
Ela deixou claro que os EUA não se esqueceriam de países que votaram a favor da resolução.
Esse posicionamento de Haley está de acordo com declaração de Donald Trump nesta quarta-feira (20). 
 
Ele prometeu acompanhar a votação dos países membros de perto. 
 
O presidente americano chegou a ameaçar que cortaria a ajuda financeira aos que votassem a favor do projeto de resolução. 
 
Além do reconhecimento da cidade como capital israelense, os EUA também declararam que devem transferir a embaixada para Jerusalém.
"Eles tomam centenas de milhões de dólares e até bilhões de dólares, e depois eles votam contra nós.
Bem, nós estamos observando esses votos.
Deixe-os votar contra nós. Nós vamos economizar muito.
Nós não nos importamos", disse Trump a repórteres na Casa Branca.
Conselho de Segurança reunido para votar resolução do Egito sobre o status de Jerusalém (Foto: Brendan McDermid/Reuters)
Conselho de Segurança reunido para votar resolução do Egito sobre o status de Jerusalém (Foto: Brendan McDermid/Reuters).
 
O presidente palestino, Mahmoud Abbas, comemorou a decisão majoritária dos países membros da ONU.
"Esta decisão reafirma que a justa causa dos palestinos tem o apoio internacional (...) Vamos prosseguir com os nossos esforços na ONU e em outros fóruns internacionais para acabar com a ocupação (israelense) e criar um Estado palestino tendo Jerusalém Oriental como capital".

Movimento polêmico dos EUA.

O reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a mudança da Embaixada dos EUA em Israel para a cidade são movimentos delicados e que causam muita polêmica no cenário internacional. 
 
Israel considera Jerusalém sua capital eterna e indivisível. 
 
Mas os palestinos reivindicam parte da cidade (Jerusalém Oriental) como capital de seu futuro Estado.
EUA reconhecem Jerusalém como capital de Israel (Foto: Arte/G1)

EUA reconhecem Jerusalém como capital de Israel (Foto: Arte/G1).
 
Apesar de apelos por parte de líderes árabes e europeus, e de advertências que a decisão poderia desencadear uma onda de protestos e violência, Trump declarou que adota agora uma nova abordagem, considerando que mesmo com a postura anterior dos EUA, a paz na região até hoje não foi atingida. 
 
Atualmente, a maioria dos países mantém suas embaixadas em Tel Aviv, justamente pela falta de consenso na comunidade internacional sobre o status de Jerusalém. 
 
A posição da maior parte da comunidade internacional, e dos Estados Unidos até o anúncio de Trump, é a de que o status de Jerusalém deve ser decidido em negociações de paz. 
 
No conflito entre Israel e palestinos, o status diplomático de Jerusalém, cidade que abriga locais sagrados para judeus, cristãos e muçulmanos, é uma das questões mais polêmicas e ponto crucial nas negociações de paz. 
 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...