Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, dezembro 12, 2017

Igreja Universal é acusada de 'roubar' crianças em Portugal

Crianças teriam sido tomadas de famílias pobres e adotadas de forma suspeita por bispos da Igreja. Duas delas estariam com a filha de Edir Macedo, líder da IURD

Igreja Universal é acusada de 'roubar' crianças em Portugal
Notícias ao Minuto Brasil
Há 8 Horas por Notícias Ao Minuto

Mundo Tráfico de crianças.
O bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e proprietário do Grupo Record de Comunicação, é alvo de uma grave denúncia veiculada pela emissora portuguesa TVI. 

Nesta segunda-feira (11), o Jornal da Noite exibiu reportagem na qual duas entrevistadas denunciam o bispo por "roubar" crianças de famílias pobres de Portugal para serem adotadas, de formas suspeita, por bispos e pastores da IURD no Brasil. 

Duas delas, Vera e Luis, teriam sido adotadas pela própria filha de Macedo, Viviane Freitas, e levadas paras os Estados Unidos.

A reportagem trouxe o caso à tona através do depoimento da suposta mãe das crianças, que teve a imagem borrada enquanto contava a história. 

Segundo a versão da mulher, diante das dificuldades para criar os filhos ela foi obrigada por uma assistente social a deixar três crianças - Vera, na época com 3 anos e meio; Luis, de 2 anos e Fábio, de 9 meses - em uma instituição. 

Na altura, ela morava em uma casa vizinha à Igreja Universal do Reino de Deus da Amadora (Grande Lisboa).

Oriente Médio crê que EUA ganharam mais influência na região
"Prometeram me ajudar e tiraram os meus filhos", disse a mulher, que só teria conseguido rever as crianças uma vez, um mês depois de tê-las deixado no que acreditava ser uma creche. 

A partir dali, só teria visto os filhos por fotografia, 20 anos depois.

A mulher que se apresenta como mãe das crianças, hoje maiores de idade, disse que a assistente social entrou em contato com ela na época da adoção após uma denúncia anônima feita ao Conselho Tutelar português. 

Ela teria sido denunciada por deixar as crianças sozinhas em casa quando saía para trabalhar. 

Este teria sido o primeiro passo para as crianças serem retiradas da mãe e colocadas no lar, supostamente administrado pela IURD.

"Eles prometerem que quando as coisas entrassem nos eixos eu voltaria a ver as crianças nos finais de semana. 

Eu acreditei que iriam ajudar, mas a única coisa que fizeram foi destruir a minha vida e a deles, pelo visto", disse à reportagem.

Identificada apenas como "Ana", uma babá que se apresenta como ex-funcionária da instituição disse ter cuidado das crianças. 

Ela ainda declarou que os "lindos irmãos" chamaram logo a atenção do Bispo Edir Macedo, destacando que dois deles, Vera e Luís, foram escolhidos pelo líder para a filha deles, Viviane Freitas. 

A reportagem não revelou por quem Fábio foi adotado, mas a babá contou à suposta mãe que a criança havia morrido.

"Sei onde eles estão, quem os levou e não fazia ideia sequer de nada. 

Como devem saber, não me deixavam vê-los", disse a suposta cuidadora, também em imagem borrada, intercalada com fotografias das crianças.

Outros casos.

O caso apresentado pela reportagem seria apenas um entre muitos de crianças retiradas das mães biológicas, acolhidas pela instituição e em seguida adotadas por bispos e pastores da Igreja Universal. 

O lar de crianças teria sido criado em 23 de maio de 1994 pela IURD, mas só foi licenciado em 2001; ou seja, teria funcionado ilegalmente durante sete anos, sem qualquer fiscalização da Segurança Social, órgão competente em Portugal.

As crianças teriam sido adotadas após ordem de Edir Macedo. 

Segundo declarações de um ex-bispo da IURD, Alfredo Paulo, o líder teria determinado que todos os pastores e bispos da Igreja deveriam fazer vasectomia antes mesmo de se casarem, porque os filhos atrapalhariam os seus trabalhos. 

Depois, Macedo teria voltado atrás e determinado que os líderes da Igreja adotassem crianças.

Assim, a determinação teria sido seguida pelas próprias filhas de Edir Macedo, Viviane e Cristina, e pelos seus maridos, bispos supostamente submetidos à cirurgia. 

Mais detalhes sobre o caso devem ser esclarecidos nas próximas reportagens da série da TVI.

'Campanha difamatória'.

A Igreja Universal enviou uma nota, na qual disse que as reportagens não passam de "uma campanha difamatória, mentirosa". 

"Não podemos tolerar", declarou. 

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, os responsáveis da IURD disse que as informações reveladas pela TVI estão baseadas em depoimentos de um ex-pastor que se afastou da igreja no Brasil por "condutas impróprias". 

Ele deixou de colaborar com a igreja em 2013, "por acordo voluntário das partes".

"Os seus membros, em Portugal e fora do país europeu, apresentarão inúmeras ações contra TVI em Portugal e no exterior", lê-se ainda na nota. 

Ainda, que as adoções em Portugal "foram decretadas pelo Tribunal de Família e Menores de Lisboa (capital portuguesa)", completando que "as crianças foram encaminhadas pela Segurança Social e pela Santa Casa de Misericórdia de Lisboa para um lar - que evidentemente à época não era ilegal -, e vários pais adotivos se candidataram a adotá-las".

"Contam-se pelos dedos de uma mão as crianças que foram adotadas por essa via - com decisão judicial, sublinhe-se - por casais ligados à Universal."


COMENTÁRIOS: 


Emanuel Silva C. T. Mat
Acho que tem que haver uma boa investigação e todos os governos deveriam cobrar altos impostos dessas seitas fajutas e de todas as ditas "igrejas", duvido que não reduzirião, visto que se expandem de forma alarmante enganando bilhões de fanáticos no mundo todo.Em qualquer canto no Brasil tem um "boteco" chamado de "igreja" e aquelas mais bonitinhas muitas são feitas pra lavar dinheiro da corrupção e do tráfico humano e de drogas.
Michael Sousa ·
Exatamente perfeito sua visão.
Derli Pagung
Falou a verdade. Pior que tem muitos babacas que continuam acreditando em PaPai Noel.
Luiz Isaac André Lima
Exatamente! A igreja catolica e evangelica tem influencia até na politica do país. E isso é algo historico que nunca vai mudar.
Ivan Abreu ·
Quando eu ví o título da reportagem , pensei que a universal estivesse roubando as crianças , ou seja , roubando os seus pirulitos , brinquedos , roupas , etc...Mas se eles adotaram as crianças e lhes deram uma vida de primeiro mundo , tais crianças são sortudas , principalmente a adotada pela filha do edir , princesa da universal...Agora , se foi tudo feito sem autorização legal , é problema gravíssimo...
SERÁ QUE A UNIVERSAL AGORA VICIOU-SE EM SEQUESTRAR CRIANÇAS ???
JÁ NÃO CHEGA OS POLÍTICOS (TODOS ELES) SEQUESTRAREM AS ESPERANÇAS DE UMA NAÇÃO TODA ???
Ivan Abreu ·
SE A UNIVERSAL ROUBA CRIANÇAS , E OS PETRALHAS E LULADRÃO E PMDB E PSDB E MST E MTST E DEMAIS ESQUERDOPATAS E SINDICATOS DE LADRÕES ???...ESTES ROUBARAM UMA NAÇÃO INTEIRA !!!

https://www.diariodobrasil.org/concursado-responde.../
Giusepe Francis Silva ·
É no antro das igrejas que se encontram os seres humanos das piores espécies. Onde houver dinheiro, lá está o ladrão.
Alexandre Gherardi
A Tvi de ser mais uma das asociadas da globosta.
Helio Dos Santos ·
O Alexandre está errado..... A TVI não tem associação alguma com a globo. Tem é alguns bons jornalistas de investigação.
Luiz Isaac André Lima
Olha não duvido... é a tal da guerra santa... Religiões são tão sujas como qualquer grupo de pessoas, como exercitos ou grupos terroristas.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...