Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, dezembro 25, 2017

Canadá declara diplomata venezuelano 'persona non grata' e veta retorno de embaixador a Ottawa

Craig Kowalik (à esquerda), encarregado de negócios canadense em Caracas, foi expulso pelo governo de Maduro. Como revanche, o Canadá reagiu fazendo o mesmo com o encarregado de negócios venezuelano no país e com o embaixador da Venezuela - Marco Bello / REUTERS/

 

 

Ação é medida de reciprocidade após Venezuela expulsar encarregado canadense. Embaixador brasileiro também foi expulso.


Por G1


O Canadá declarou nesta segunda-feira (25) o encarregado de negócios da Embaixada da Venezuela "persona non grata", em reciprocidade à expulsão do encarregado de negócios canadense em Caracas
Também informou que o embaixador venezuelano, que o governo do presidente Nicolás Maduro já havia retirado de Ottawa, não é bem-vindo para voltar. 
O embaixador da Venezuela no Canadá havia sido convocado para voltar a seu país em protesto pelas sanções canadenses contra funcionários venezuelanos envolvidos em atos de corrupção e violações dos direitos humanos.
"Anuncio que o embaixador da Venezuela no Canadá (...) já não é bem-vindo ao Canadá. 
Também estou declarando o encarregado de negócios da Venezuela persona non grata", disse a ministra canadense das Relações Exteriores, Chrystia Freeland. 
A expulsão, no sábado, do encarregado de negócios canadense Craig Kowalik é "típica do regime de Maduro, que tem minado todos os esforços para restaurar a democracia e ajudar o povo venezuelano", afirma Freeland. 
"Os canadenses não ficarão à margem enquanto o governo da Venezuela despoja seu povo dos direitos fundamentais democráticos e humanos, e lhes nega acesso à assistência humanitária básica". 
O governo canadense elevou o tom com o regime de Maduro para incitá-lo ao diálogo com a oposição e adotou uma série de sanções contra Caracas. 
Na sexta-feira, Ottawa decidiu - entre outras medidas - proibir a presença em seu território de 52 funcionários de Venezuela, Rússia e Sudão do Sul, por corrupção ou violações dos direitos humanos.

Brasileiro também foi expulso da Venezuela

Venezuela ordena expulsão do embaixador do Brasil
Venezuela ordena expulsão do embaixador do Brasil.
 
No último sábado (23), o governo venezuelano decretou a expulsão do embaixador brasileiro Ruy Carlos Pereira do país e considerou o diplomata 'persona non grata' no país. 
A decisão foi anunciada por Delcy Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional Constituinte venezuelana. 
Pereira já estava no Brasil, onde passa as festas de fim de ano. 
Em nota, o Itamaraty afirma que, se o ato for confirmado, Brasil aplicará as medidas de reciprocidade.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...