Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, novembro 17, 2017

A igreja que está em sua casa

Valter Desiderio Barreto Ministro do Evangelho



Seja Célula, Grupo Pequeno, Grupo de Comunhão ou Grupo de Crescimento, não importa que palavras sejam utilizadas para os identificar, trata-se do Corpo de Cristo vivo reunido nas casas para servir e glorificar ao Senhor.

Durante os três primeiros séculos da era cristã, a Igreja não tinha templos. 

Foi neste período que ela experimentou o maior crescimento de sua história. 

Os cristãos se reuniam basicamente nos lares.

O apóstolo Paulo revela sua imensa gratidão a um casal que conheceu em Corinto: Áquila e Priscila. (Atos 18:2-3). 

Após aproximar-se deles e identificar-se com o ofício de fazer tendas,passou a trabalhar e morar na residência destes. 

Abaixo, elencaremos algumas verdades que podemos aprender com o exemplo deste casal.

1- Hospitalidade:“No Senhor, muito vos saúdam Áquila e Priscila e, bem assim, a Igreja que está na casa deles.” I Coríntios 16:19
Áquila e Priscilla certamente demonstravam alegria em receber os irmãos e acolhê-los em sua casa. 

O ambiente do lar é por si só aconchegante e nos convida a uma conversa, a um lanche especial, a ter momentos para sorrirmos, chorarmos e orarmos juntos. 

O espírito da família cristã, nos moldes da Igreja primitiva, manifesta-se neste tipo de hospitalidade. 

Sermos anfitriões de um Pequeno Grupo significa dar a nós mesmos e aos nossos familiares a oportunidade de exercitar esta hospitalidade.

2- Cooperadores em Cristo Jesus: “Saudai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus.” (Romanos 16:3).

“Ouvindo-o, porém, Priscila e Áquila, tomaram-no consigo (Apolo) e, com exatidão lhe expuseram o caminho de Deus.” (Atos 18:26)

A palavra cooperador significa aquele que está junto auxiliando quem tem maior responsabilidade na realização da obra. 

Quando Paulo saiu de Corinto, levou consigo Áquila e Priscila e deixou-os em Éfeso. 

Lá, eles novamente abriram a casa para receber a Igreja do Senhor. 

Foi quando conheceram Apolo. 

“Apolo era instruído no caminho do Senhor; e sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João”(Atos 18:25).

Foi este casal que lhe explicou acerca do arrependimento através da Cruz de Cristo. 

Quando dedicamos tempo para ensinar sobre quem é o Senhor Jesus, sobre o Plano de Salvação do Eterno, além de compartilharmos como Ele transforma nosso interior pela ação do Espírito Santo, tornamo-nos cooperadores em Cristo Jesus. 

Como foi importante para o apóstolo saber que podia contar com estes irmãos na hospitalidade e no serviço ao Senhor.

3- Coração abnegado: “Tende cuidado, porém, de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor, vos ordenou: que ameis o Senhor, vosso Deus, andeis em todos os seus caminhos, guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a Ele, e o sirvais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma”. Josué 22:5

 O desprendimento deste casal ao abrir sua casa para reuniões e cultos revela um único e sublime interesse: Servir ao Senhor.  

O próprio Jesus afirmou acerca de si mesmo que o Filho do Homem, não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mateus 20:28). 

Receber o Corpo de Cristo em nossa casa para juntos orarmos, cearmos, aprendermos mais da Palavra do Senhor, exaltarmos Seu Santo Nome e compartilharmos nossas lutas e vitórias sempre será motivo de alegria ao coração do Eterno. 

Quem já viveu ou vive esta experiência sabe o quanto nossa família é abençoada ao abençoar outros.

UM CONVITE À REFLEXÃO:

• Como podemos exercitar esta hospitalidade cristã?

Onde necessitamos investir para servir ao Senhor com excelência e nos tornarmos cooperadores em Cristo Jesus?

O que estamos esperando para abrir o nosso coração com desprendimento e recebermos um Pequeno Grupo de irmãos em nosso lar?

“Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o Seu Nome, pois servistes e ainda servis aos santos”. Hebreus 6:10


Valter Desiderio Barreto, Igreja viva do Senhor e Salvador Jesus Cristo, Ministro do Evangelho desde 20 de agosto de 1978.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...