Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, outubro 18, 2017

Moro pede à PF que sejam tomadas as 'providências necessárias' para realização da perícia na planilha 'Italiano'

Resultado de imagem para Moro pede à PF que sejam tomadas as 'providências necessárias' para realização da perícia na planilha 'Italiano'

Prazo dado para a PF foi de 30 dias; planilha foi apresentada pela Odebrecht como a contabilidade de propina para o PT em processo da Lava Jato.


Por G1 PR, Curitiba
Processo da Lava Jato apura se Lula recebeu propina da Odebrecht (Foto: Rede Globo)
Processo da Lava Jato apura se Lula recebeu propina da Odebrecht (Foto: Rede Globo).

 
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, pediu para a Polícia Federal (PF) as "providências necessárias", conforme consta no ofício, para a realização da perícia na planilha chamada de "Italiano".
 
O ofício é desta quarta-feira (18), e o prazo dado para a PF foi de 30 dias. 
O arquivo, com a planilha, está sob os cuidados da PF, de acordo com o documento. 
A planilha foi apresentada pela Odebrecht como a contabilidade da propina para o Partido dos Trabalhadores (PT) . 
 
A perícia faz parte da ação penal que apura se o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu propina da Odebrecht por meio da oferta de um terreno onde seria construída a nova sede do Instituto Lula, em São Paulo (SP), e um apartamento em São Bernardo do Campo (SP) vizinho ao imóvel onde reside a família do ex-presidente. 
 
O objetivo é saber quem inseriu na planilha os registros de pagamentos para o prédio do Instituto Lula e quando os dados foram inseridos. 
 
A PF deve identificar, no prazo dado por Sérgio Moro, a data e o horário em que foi feita a inscrição de uma fórmula no arquivo eletrônico e o IP do equipamento de informática que colocou a fórmula na planilha.

A planilha 'Italiano'

O ex-ministro Antonio Palocci afirmou à Justiça achar que era, sim, o "Italiano" mencionado na planilha da Odebrecht na qual são listados pagamentos de propina. 
Até então, Palocci negava que o codinome se referisse a ele. 
A afirmação foi feita durante o interrogatório dele, em setembro. 
 
O codinome Italiano apareceu em planilhas do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, apontado pela força-tarefa da Lava Jato como o departamento de propinas da empresa.

Perícias


O juiz também determinou, ainda em setembro e no mesmo processo, uma perícia nos sistemas usados pelo setor de propina da Odebrecht.

Após a conclusão dessas perícias, Sérgio Moro poderá abrir o prazo para as últimas alegações de acusação e defesa nesta ação penal. 

Lula, Palocci, Marcelo Odebrecht e mais cinco são réus neste processo.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...