Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, agosto 17, 2017

O significado das duas referências de paz que Jesus Cristo fala nos textos bíblicos de Mateus e João.



 Por Valter Desiderio Barreto


Disse Jesus: “Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;

Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;

E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.

Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á”. Mateus 10: 34 a 39.

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. João 14: 27.

A primeira referência de “paz” que Jesus Cristo fala em Mateus aparentemente é contradizente com a que Ele fala em João.

Mas se continuarmos lendo o contexto de sua fala em Mateus, vamos perceber que não existe nenhuma contradição.

No texto de Mateus, Jesus Cristo fala de forma generalizada, no plural: “Não cuideis que vim trazer a paz à terra (homens no sentido genérico) de todas as nações.

No texto de João, ele fala a indivíduo, no singular.

Vamos agora a interpretação dos dois textos.

A primeira advertência de Jesus Cristo em Mateus está se referindo as pessoas que não aceitam a viver de acordo com os seus ensinos, condição única que garantirá a salvação eterna do ser humano aqui no mundo, enquanto que aquelas pessoas que aceitam a viver de acordo com o que Ele ensina nos quatro Evangelhos, passam a sofrer perseguições e preconceitos por parte daqueles que ignoram e se rebelam contra as mensagens salvívicas do Filho de Deus que morreu na cruz do calvário para salvar-nos da perdição eterna quando nos convertemos a Ele de todo o nosso coração.

A dissensão que Jesus se refere, que é o mesmo que divisão, são os choques de interpretação dos seus ensinos entre as pessoas que não aceitam ser orientadas por quem outrora não tinha o conhecimento do verdadeiro ensino do Mestre por excelência, e que depois de se tornar um discípulo de Jesus Cristo convertendo-se a Ele, transformando-se em “Nova criatura”, passa a ter a responsabilidade de instruir quem ainda não tem conhecimento de como seguir o verdadeiro caminho que nos leva ao reino do Pai Celestial, quando partirmos para a eternidade.

Quando Jesus Cristo fala que os nossos inimigos são os de nossa própria casa, Ele está se referindo aos nossos familiares que geralmente segue uma religião tradicional qualquer, herdada de seus antepassados, e que a partir do momento que um membro dessa família resolve contrariar a tradição religiosa seguida pela maioria de seus parentes, irmãos, pais, primos, sobrinhos, esposa, esposo, nora, sogra e filhos, esse membro da família passa a ser escorraçado, humilhado, desprezado e rejeitado pelos seus familiares intolerantes.

Mas Jesus Cristo consola a todas as pessoas que decidem se libertar do jugo da escravidão não só religiosa de seus familiares, como também de suas práticas de hábitos e vícios abomináveis diante de Deus com a seguinte advertência:

“Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.

Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á”. Mateus 10: 34 a 39.

A segunda referência que Jesus Cristo faz sobre a paz, é exatamente garantindo a todas as pessoas que decidem aceita-lo como Senhor e Salvador de suas almas, e andar de conformidade com a sua Palavra, podem passar por qualquer tipo de situação constrangedora e desagradável em suas vidas, até mesmo o desprezo e abandono de seus familiares e amigos, que a paz verdadeira que Ele nos garante reinará em nossos corações.

Diferentemente da falsa paz que o mundo dá, que a maiores dos seres humanos que não se submetem a vontade de Deus, buscam motivações diversas nos prazeres transitórios deste mundo para se sentirem em “paz”.

A seguir, transcreverei alguns textos bíblicos que provocam contrariedade, revolta, intolerância, inimizades, separações entre marido e mulher, e familiares, ódio e distanciamento de pessoas que um dia foram amigas de quem decidiu seguir o caminho verdadeiro ensinado por Jesus Cristo, seus apóstolos e os profetas que nos levam para a glória eterna.

Os idólatras não gostam de ouvir isso.

“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”. ÊXODO 20: 4 e 5.

Muita gente não gosta de ouvir que só existem duas qualidades de pessoas no mundo: O incrédulo e o crente.

“Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente”.JOÃO 20: 27.


A maioria das pessoas que recusam ouvir a Palavra de Deus não gostam de ouvir que no mundo existem os filhos de Deus e os filhos do Diabo, porque a teoria dessas pessoas é que todos seres humanos são filhos de Deus, tese defendida pelo Vaticano.

A doutrina verdadeira de Jesus Cristo diz o contrário.

O chefe da religião católica que é o Papa, não tem autoridade para adulterar as doutrinas ensinadas por Deus e Seu Filho.

“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. 

Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. 

Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”. 

Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus”.JOÃO 8: 44 e 47.

“Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. 

Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.

Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo.

Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus”.I JOÃO 3: 8, 9 e 10.

A Bíblia nos ensina a forma de nos tornarmos filhos de Deus.

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.JOÃO 1: 11, 12 e 13.

Para nos tornarmos filhos de Deus temos que "nascer de novo" como Jesus Cristo orientou a Nicodemos:

Jesus instrui Nicodemos acerca do novo nascimento

“E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo”.JOÃO 3: 1 a 7.


O diálogo de Jesus Cristo com Nicodemos nos mostra categoricamente que só herdaremos o reino de Deus passando pelo processo do novo nascimento.

Não são as religiões que tem o poder de nos garantir o “passaporte” para entrar no reino de Deus, principalmente o Vaticano que usa a prática de transformar defuntos em “santos”, sendo que as Escrituras Sagradas afirmam que depois da morte, segue-se o juízo final. 

"E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disso o Juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitas pessoas; e aparecerá segunda vez, não mais para eximir o pecado, mas para brindar salvação a todos que o aguardam!". Hebreus 9: 27 e 28.


Jesus Cristo nos orienta examinar as Escrituras:

Disse Jesus “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;”. JOÃO 5: 39.


Estudem a Bíblia Sagrada para não se tornarem presas das religiões e dos falsos profetas.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...