Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, agosto 25, 2017

MPF informa a Moro que Odebrecht entregou uma cópia com todos os dados do sistema de propina

'My Web Day' era o sistema de informática usado pela empreiteira para registrar o pagamento de propina.



Por Fernando Castro e Thais Kaniak, RPC Curitiba e G1 PR
Sede da Odebrecht fica em São Paulo; empreiteira tinha sistema de informática para registrar o pagamento de propina (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
Sede da Odebrecht fica em São Paulo; empreiteira tinha sistema de informática para registrar o pagamento de propina (Foto: Paulo Whitaker/Reuters).
 
 
O Ministério Público Federal (MPF) informou ao juiz federal Sérgio Moro – responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância – que recebeu da Odebrecht uma cópia com todos os dados do "My Web Day", o sistema de informática usado pela empreiteira para registrar o pagamento de propina. 
 
 
O MPF relatou ter recebido cinco discos rígidos da empresa no dia 8 de agosto e enfatizou "que a presente ação penal não foi instruída com nenhum elemento extraído diretamente pelo Ministério Público Federal do referido sistema 'My Web Day'". 
 
 
O documento informando a entrega foi protocolado pelo MPF no processo eletrônico da Justiça Federal do Paraná na quarta-feira (23), porém, o conteúdo dos discos não foi disponibilizado. 
 
 
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia pedido a Sergio Moro acesso integral e cópia do "My Web Day"
 
 
O pedido foi feito na ação penal que apura se o ex-presidente recebeu como propina um terreno onde seria construída a nova sede do Instituto Lula e um imóvel vizinho ao apartamento do petista, em São Bernardo do Campo (SP). 
 
 
Neste processo, Lula responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Outras sete pessoas também são rés. 
 

'My Web Day'.

 

O "My Web Day" foi mencionado durante o depoimento de Hilberto Mascarenhas, que era o responsável pelo setor de propinas da empreiteira, prestado em 7 de junho. 
 
 
Segundo Mascarenhas, o sistema foi adaptado para fazer o controle de tesouraria e, atualmente, não é mais utilizado. 
 
 
O "My Web Day" funcionava como um manual da propina e foi substituído posteriormente pelo "drousys", um controle mais sofisticado e que ficava na Suíça
 
 
Ainda conforme o depoimento, o programa continha todos os registros dos pagamentos efetuados e a quem foram efetuados, por condinome. 
 
 
"Não por nome, e a data que foi efetuado. Esse sistema existe, está no mesmo lugar onde sempre esteve, só que bloqueado. 
 
 
E lá tem essas informações de quais pagamentos foram feitos. 
 
 
E se quiser saber pra quem, tem que pegar pelo codinome, olhar que obra era e perguntar ao responsável, pela obra, quem era a pessoa. 
 
 
Eu não sei dizer", relatou o ex-executivo da Odebrecht. 
 
 
Questionado pela defesa de Lula, Mascarenhas disse desconhecer os contratos da Odebrecht com a Petrobras que constam na denúncia, pois não eram da área dele.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...