Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, agosto 30, 2017

Fachin nega pedido de Temer para afastar Rodrigo Janot de investigações


Defesa do presidente argumentou ser 'público e notório' que Janot 'vem extrapolando em muito os seus limites constitucionais'. Para Fachin, alegações não levam à conclusão de que o PGR é parcial.


Por Renan Ramalho, G1, Brasília
Montagem mostra o procurador-geral da República, Rodrigo Janot (esq.), e o presidente Michel Temer (dir.) (Foto: Marcelo Camargo e Valter Campanato / Agência Brasil) 
Montagem mostra o procurador-geral da República, Rodrigo Janot (esq.), e o presidente Michel Temer (dir.) (Foto: Marcelo Camargo e Valter Campanato / Agência Brasil).
 
 
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin rejeitou nesta quarta-feira (30) um pedido da defesa do presidente Michel Temer para afastar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de investigações relacionadas a Temer
 
 
No pedido de "suspeição", o advogado do presidente, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, argumentou ser "público e notório" que Janot "vem extrapolando em muito os seus limites constitucionais". 
 
 
Mariz disse, também, que a atuação de Janot é motivada, ao que "tudo indica", por questão "pessoal". 
 
 
O advogado acrescentou, ainda, que o procurador-geral tem "ideia fixa" de acusar o presidente, se deixou "tomar por uma questão única, obstinada" e, "teimosamente", tenta destituir Temer. 
 
 
Responsável pela análise do pedido da defesa de Temer, o ministro Fachin considerou não haver indicação de parcialidade. 
 
 
"As alegações exteriorizadas pela defesa não permitem a conclusão da existência de relação de inimizade capital entre o presidente da República e o procurador-geral da República, tampouco que o chefe do Ministério Público da União tenha aconselhado qualquer das partes", escreveu Fachin. 
 
 
Janot havia pedido, na semana passada, que o STF rejeitasse o pedido da defesa de Temer.
Temer pede a suspeição de Janot ao Supremo alegando 'atuação política'
Temer pede a suspeição de Janot ao Supremo alegando 'atuação política'.
 

Investigações sobre Temer.

 

Temer passou a ser investigado por Janot a partir das delações de executivos da JBS
 
 
Em junho, o presidente foi formalmente denunciado por Janot ao Supremo pelo crime de corrupção passiva. 
 
 
Mas o STF só poderia analisar o caso se a Câmara autorizasse. 
 
 
No último dia 2, a maioria dos deputados rejeitou o prosseguimento da denúncia para o STF. 
 
 
Com isso, o caso só será analisado quando terminar o mandato de Temer, em 31 de dezembro de 2018. 
 
 
A PGR, no entanto, já prepara uma nova denúncia contra o presidente, por supostamente integrar organização criminosa e obstruir a Justiça. 
 
 
Essa acusação também é formulada com base nas delações da JBS.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...