Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, janeiro 02, 2017

Justiça chegou a proibir atirador de chacina de ver filho, diz advogada

Ao final do processo, ordem foi revogada, mas visitas foram limitadas.
Sidnei de Araujo matou ex-mulher, filho, familiares dela e cometeu suicídio.

 

Do G1 Campinas e Região
Sidnei atirou na ex-mulher e no filho, e depois se matou, em Campinas (Foto: Reprodução / Facebook)Sidnei matou a ex-mulher e o filho, e depois se suicidou, em Campinas (Foto: Reprodução/Facebook)


O atirador da chacina que matou 12 pessoas em Campinas (SP) no réveillon chegou a ser proibido pela Justiça de visitar o filho, temporariamente, segundo Lúcia Helena de Castro Xavier, advogada da ex-mulher dele. 

A decisão ocorreu durante o andamento de um processo em 2013 que apurava uma denúncia de abusos do pai contra a criança.

O técnico de laboratório Sidnei Ramis de Araujo, de 46 anos, matou a ex-mulher, Isamara Filier, de 41, o filho deles, João Victor Filier de Araujo, de 8, e mais 10 pessoas na noite do dia 31. 

Em seguida, ele se matou. 

Sidnei e Isamara disputavam na Justiça a guarda do filho. 

A restrição total de contato entre Sidnei e João Victor ocorreu por liminar emitida até que o processo fosse concluído, de acordo com informações obtidas pela EPTV, afiliada TV Globo. 

A advogada, que está em férias e longe do processo, não afirmou por quanto tempo ele ficou sem ver a criança.

Ainda em 2013, cerca de oito meses depois da abertura do processo, de acordo com a advogada, os psicólogos não atestaram o abuso, mas sim que Sidnei tinha "comportamento inadequado".

A decisão final da Justiça foi de determinar visitas assistidas com a presença da mãe somente em domingos alternados das 9h às 12h. 

A defensora disse ainda que Isamara havia feito boletins de ocorrência contra o ex-marido por perseguição.
Vizinhos acompanharam a retirada dos corpos (Foto: José Braz/ EPTV)Vizinhos acompanharam a retirada dos corpos da chacina em Campinas (Foto: José Braz/EPTV).
 
 
Investigação
 

A Polícia Civil de Campinas (SP) informou nesta segunda-feira (2) que o conteúdo do áudio deixado pelo atirador em um gravador ainda irá passar por perícia. 

O aparelho foi encontrado no carro dele, junto com o celular e a senha para desbloquear o dispositivo.

Segundo informações do boletim de ocorrência, no áudio o técnico de laboratório pedia desculpa por algo que ia acontecer, mas não falava dos planos e nem de desentendimentos com a ex-mulher.

Além disso, a Polícia Civil afirmou que não recebeu uma suposta carta escrita pelo atirador e divulgada pela imprensa.
Arma usada pelo atirador para matar família (Foto: José Braz/ EPTV)Arma usada pelo atirador para matar família em Campinas (Foto: José Braz/ EPTV)
 
 
Testemunhas
 

A polícia disse que as testemunhas estão sendo ouvidas para auxiliar no trabalho de apuração, mas que o processo é demorado porque elas estão muito abaladas com a tragédia.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso segue em investigação no inquérito policial instaurado no 3º Distrito Policial de Campinas, com apoio do Setor de Homicídios da cidade.

O material apreendido será periciado pelo Instituto de Criminalística (IC), no entanto, a instituição informou que não havia recebido nada até esta segunda.

O IC disse ainda que na terça-feira deve ser feita uma nova perícia no local do crime para confrontar as informações sobre onde cada vítima foi encontrada.

Escola.

A escola Vivendo e Aprendendo, onde João Victor estudava, disse que a criança fazia acompanhamento com psicólogas, mas que no seu histórico escolar não constava nada de diferente.


Em nota, a instituição disse ainda que "todos estão extremamente chocados com o crime e compartilhamos da dor" e que o menino era "um aluno maravilhoso, uma alma bondosa e muito estudioso e que todos estão sofrendo com esse ato tão cruel".

Assassinatos no réveillon.

As 12 vítimas estavam comemorando a virada do ano em uma casa em Campinas quando o técnico de laboratório invadiu o local atirando. 


Os disparos atingiram 15 pessoas, sendo que 11 morreram na hora, uma morreu a caminho do hospital e três ficaram feridas e estão fora de perigo.

Dois adolescentes e uma mulher com uma bebê de colo conseguiram escapar dos disparos.

O crime teria relação com uma briga entre Sidnei e Isamara pela guarda do filho de 8 anos. 

Sidnei foi armado com dois carregadores e também tinha 10 artefatos – supostamente explosivos – presos ao corpo. 

Após atirar na ex-mulher e no filho, ele se matou. 

Veja quem são as vítimas.

Velório e enterro

Centenas de pessoas, entre amigos, familiares e gente que se comoveu com a tragédia, acompanharam o sepultamento das 12 vítimas da chacina de Campinas na manhã desta segunda. 


O enterro ocorreu no Cemitério da Saudade.

Um sobrevivente que estava hospitalizado teve alta nesta segunda do Hospital de Clínicas da Unicamp e, mesmo em uma cadeira de rodas, acompanhou o enterro. 

Ele tem 58 anos e foi baleado com dois tiros. 

Perdeu a filha, a mãe, três irmãs e cinco sobrinhos. 

Ele não quis falar com a imprensa.

Os corpos começaram a ser velados, todos juntos, no fim da tarde deste domingo (1º). 

Nessa manhã, as duas salas onde os corpos foram colocados ficaram lotadas.

Por conta da quantidade de vítimas, os sepultamentos ocorreram de dois em dois, em sequência, desde as 9h. 

Os parentes da ex-mulher e do filho do atirador foram os primeiros a serem enterrados.

Por último, ficaram os corpos de Isamara e João Victor. 

O enterro das vítimas terminou às 11h50.
Sobrevivente da chacina acompanha enterro das vítimas em Campinas (Foto: Murillo Gomes / G1)Sobrevivente da chacina acompanha enterro das vítimas em Campinas (Foto: Murillo Gomes / G1)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...