Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, novembro 01, 2016

Ministério Público do Pará apura vazamento de caulim em Barcarena

Promotoria pediu laudos para elaborar TAC com empresa Imerys.
Empresa diz que caulim é minério inerte e não tóxico.

Do G1 PA
MPE apura vazamento de caulim da Imerys em Barcarena (Foto: Divulgação / MPE)MPE apura vazamento de caulim da Imerys em Barcarena (Foto: Divulgação / MPE)
 
O promotor Laércio Guilherme de Abreu, do Ministério Público do Estado do Pará, instaurou nesta terça-feira (1º) um inquérito civil para apurar o vazamento de caulim nos igarapés Dendê, Curuperé e São João. 

Segundo a Imerys, o vazamento ocorreu no sábado (29) e foi controlado imediatamente, mas uma pequena quantidade de caulim chegou até a praia.

Segundo o MP, o caulim pode ter provocado a contaminação do balneário. 

 “Há fortes indícios de contaminação das águas por substâncias poluentes, cujo consumo pelo ser humano pode ocasionar danos irreversíveis a saúde, por isso, há necessidade de confirmação técnica de tais fatos danosos ao meio ambiente”, disse o promotor Laércio de Abreu.

De acordo com a Imerys, o caulim é um mineral argiloso inerte, que não é tóxico. 

O vazamento teria ocorrido quando uma tubulação subterrânea apresentou uma rachadura de meio centímetro de largura por 5cm de comprimento, o que provocou vazamento de não mais que meio metro cúbico de material.

Para evitar vazamentos futuros, a promotoria quer colher informações para que seja feito um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Imerys. 

Como primeiras providências o Ministério Público do Estado enviou ofícios à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), para que forneçam laudos técnicos periciais sobre o fato, atestando as dimensões dos impactos socioambientais.

Em nota, a Imerys informou que lamenta o ocorrido e ressalta que, entre  2013 e 2015 investiu cerca de R$ 20 milhões especificamente para aumentar a segurança das operações.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...