Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, novembro 13, 2016

Maior aquífero do mundo fica no Brasil (e é capaz de fornecer água para todo o planeta por 250 anos)


Maior aquífero do mundo fica no Brasil (e é capaz de fornecer água para todo o planeta por 250 anos)

10 nov 2016

Já pensou se existisse uma reserva de água subterrânea capaz de abastecer todo o planeta por dois séculos e meio? Pois acredite: ela já existe. 

E fica no Brasil – mais precisamente na região da Amazônia.

Batizado de SAGA (Sistema Aquífero Grande Amazônia), ele foi descoberto por pesquisadores da Universidade Federal do Pará e possui 162.520 km³, que abrigam de forma subterrânea mais de 150 quatrilhões (!) de litros de água.

Para ter uma ideia do tamanho gigantesco que tem, o aquífero Guarani, que era considerado o maior do mundo antes da descoberta do SAGA, possui 39 mil km³. 

Ou seja, é mais de quatro vezes menor.

Então, o problema da falta de água no mundo está resolvido com o SAGA? 

Infelizmente não. 

Isso porque, segundo os pesquisadores, apenas para transportar o recurso para outras partes do Brasil já seriam necessárias “obras faraônicas”. Imagine para o resto do mundo…

Enquanto a ciência e a tecnologia não inventam uma maneira de usar essa água, ela segue sendo utilizada apenas para abastecer as cidades do Vale Amazônico, como Manaus e Santarém. 

Mas fica a reflexão: será que se tivéssemos tanta água a nosso dispor, saberíamos usá-la com consciência ou o desperdício rolaria solto?

Fonte: The Greenest Post

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...