Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, novembro 22, 2016

Japão constrói torres para enfrentar tsunami de mais de 30 m no futuro

No litoral de Nankoku, está uma das 90 torres de evacuação.
Construção de 20 metros está projetada para abrigar 362 pessoas.

 

Da Agência Efe
No litoral de Nankoku, está uma das 90 torres de evacuação (Foto: Reprodução YouTube/city.nankoku.lg.jp)No litoral de Nankoku, está uma das 90 torres de evacuação (Foto: Reprodução YouTube/city.nankoku.lg.jp)


O Japão espera ser atingido nas próximas décadas por um grande tsunami de mais de 30 metros de altura no sul do país. 

Agora, com a memória ainda muito recente do desastre de Fukushima, o país corre contra o tempo para erguer torres e rotas de evacuação, muros de contenção e abrigos.

A menos de um quilômetro do litoral de Nankoku, na Prefeitura de Kochi (sudeste), está uma das 90 torres de evacuação já concluídas na região.

Cercada por uma cápsula flutuante para resistir a tsunamis, a construção de aproximadamente 20 metros está projetada para abrigar 362 pessoas em seus dois andares, número que inclui os moradores e as crianças que frequentam as escolas da área.

"Um local de evacuação é muito necessário nesta área, porque não há montanhas, lugares elevados ou edifícios nos quais os moradores possam se proteger", explicou Manabu Nomura, responsável pela Defesa Civil da província de Nankoku.

"Não olhe para trás, apenas adiante!", diz um dos cartazes desenhados pelas crianças de Nankoku, que enfeitam as paredes cinzas de concreto da estrutura que custou mais de 500 mil euros (R$ 1,77 milhão).

Um sino, para alertar a população sobre o risco que se aproxima, fica no topo da edificação. 

Ao lado, um armazém com cobertores, fraldas, leite em pó para bebês, água e comida.

Debaixo da torre, há alicerces de 14,5 metros -o equivalente a um edifício de 5 andares - para suportar a estrutura. 

No entanto, em algumas delas, estes chegam a alcançar 39 metros de profundidade, já que o objetivo é manter a estrutura estável frente ao poder destrutivo da ondulação gigantesca.

Após o terremoto de magnitude 9 que sacudiu a costa nordeste do Japão em 2011 e que gerou um tsunami com ondas de mais de 15 metros, o governo japonês revisou suas estimativas e anunciou os danos previstos que geraria um terremoto na fossa de Nankai, no leste, um dos pontos com maior atividade sísmica no mundo.

Segundo este estudo, há 70% de possibilidades de um terremoto de magnitudes entre 8 e 9 na escala Richter se originar na fossa de Nankai nos próximos 30 anos.

O número de mortos chegaria a 323 mil, mais de 2 milhões de imóveis ficariam completamente destruídos e as perdas econômicas representariam mais do que o dobro do orçamento nacional anual.

A província de Kochi (720 mil habitantes), uma das áreas que seriam as mais afetadas segundo as previsões, se transformou em uma referência nesta luta contra a natureza, e iniciou medidas para as quais destina atualmente 10% de seu orçamento anual.

"O que faz a diferença é se você está ou não preparado para o desastre", afirmou Masanao Ozaki, governador de Kochi.

O governo regional investe anualmente mais de 44 trilhões de ienes (377 milhões de euros) em medidas de preparação e conscientização de terremotos e tsunamis, o dobro do que gastava antes do grande terremoto de 2011.

Mais de 30 municípios da província trabalham na construção de torres de evacuação, para as áreas mais expostas do litoral, e rotas de evacuação, nas áreas mais próximas das montanhas, à espera de ondas que poderiam chegar a 34 metros.

Uma das maiores preocupações das autoridades é a falta de conscientização dos moradores diante do perigo que representa um desastre dessas características.

No caso do terremoto e tsunami de 2011, que causaram cerca de 20 mil mortes e deixaram 470 mil pessoas deslocadas no nordeste do Japão, muitas das vítimas não abandonaram seus lugares porque não acreditavam que estavam em perigo, explicou Nomura.

Já que a conscientização é fundamental, o município de Kuroshio acolherá no final deste mês um encontro com mais de 350 estudantes de 30 países, para informar às futuras gerações sobre como minimizar o impacto dos danos causados por tsunamis.

O arquipélago do Japão fica sobre o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma das regiões sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência.
Tsunami deixou mais de 18 mil mortos no país (Foto: Mainichi Shimbun/Reuters)Tsunami de 2011 deixou mais de 18 mil mortos no país (Foto: Mainichi Shimbun/Reuters)

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...