Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, novembro 02, 2016

América Latina está cada vez mais perigosa para jornalistas, diz Unesco


Relatório reuniu assassinatos de repórteres no mundo em 2014 e 2015.
Brasil é o quarto lugar em lista de países mais atingidos.

 

Da France Presse

A América Latina, com 51 jornalistas assassinados em 2014-2015, é a segunda região mais perigosa do mundo para os jornalistas, atrás dos países árabes, indica um relatório da Unesco publicado nesta quarta-feira (2).

No total, 115 jornalistas morreram em todo o mundo, especialmente nos países árabes (78), sobretudo nos conflitos de Síria, Iraque, Iêmen e Líbia.

"A imprensa e a liberdade de expressão estão em estado de sítio", adverte a Unesco em um relatório publicado por ocasião da Jornada Internacional do Fim da Impunidade dos Crimes Contra Jornalistas.

A França, após o ataque contra a redação do semanário satírico Charlie Hebdo (8 jornalistas mortos) ficou na terceira posição atrás da Síria (13 repórteres mortos) e do Iraque (10).

Em seguida vêm Brasil, México e Sudão do Sul, com sete repórteres mortos no exercício de sua profissão. 

Índia, Líbia e Filipinas apresentam cada um o balanço de seis jornalistas mortos.

Uma morte a cada cinco dias
Desde 2006, ano que a Unesco começou a publicar este relatório a cada dois anos, a instituição registrou a morte de 827 jornalistas, ou seja, um a cada cinco dias. 


Só 2012 foi mais mortífero que 2015, com 124 jornalistas mortos.

A televisão é pela primeira vez o meio mais afetado, com 35 mortos em 2014 e também em 2015. 

Em 2015, particularmente na Síria, 21 jornalistas que trabalham para sites na internet morreram.

A Unesco adverte igualmente que, embora a morte de um correspondente estrangeiro cause muita indignação, 95% dos jornalistas morrem em seu próprio país.

O organismo contabiliza em seu balanço todos os jornalistas mortos, presumindo que foram vítimas de sua profissão, ficando a cargo das autoridades nacionais a tarefa de demonstrar que não morreram por causa do ofício, informou um porta-voz.

O número de 67 jornalistas mortos em 2015, estabelecida por Repórteres Sem Fronteiras (RSF), só inclui os profissionais mortos no exercício do jornalismo, informou a ONG.

Os ataques contra os jornalistas continuam globalmente impunes em 92% dos casos e menos de um caso de jornalista morto sobre dez vai a julgamento ante um tribunal nacional, destaca igualmente a Unesco. 

"Consequência: os criminosos podem deduzir que, aconteça o que acontecer, escaparão da justiça", lamenta igualmente a agência da ONU para a educação e a cultura.

A instituição destaca, contudo, que os países nos quais são registradas mortes de jornalistas foram mais inclinadas a responder a pesquisas que há dois anos. 

De 62 países interrogados, 40 responderam a questionários da Unesco, contra 16 respostas para 59 envolvidos no relatório anterior.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...