Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, setembro 18, 2016

Temer chega a Nova York para participar da Assembleia da ONU

Brasil deverá abordar desenvolvimento sustentável, refugiados e comércio.
Manifestantes ficaram na porta de seu hotel, com cartazes de “fora Temer”.

 

Do G1, com informações da TV Globo em Brasília
Manifestantes em NY (Foto: Carolina Matzenbacher)Manifestantes em NY (Foto: Carolina Matzenbacher)


O presidente Michel Temer desembarcou neste domingo (18) em Nova York, onde participará da 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas. 

Seguindo a tradição, caberá ao presidente brasileiro o discurso inaugural do encontro, marcado para terça-feira (20).

Temer e sua comitiva foram recebidos por um grupo de manifestantes que ocupou a calçada em frente ao hotel onde está hospedado o presidente da República. 

Eles empunhavam cartazes dizendo "Fora Temer", "Temer Out" e "Golpista".

Juntamente com o presidente da República, estão confirmadas as presenças do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e das Relações Exteriores, José Serra, para acompanhar Temer na Assembleia, cujos debates duram até a sexta (23), com pronunciamento de todos os países.

Antes de embarcar, Temer transmitiu o cargo para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que assume a Presidência República até a comitiva oficial voltar de Nova York.

O tema da assembleia da ONU neste ano é "objetivos do desenvolvimento sustentável". 


Além desse, Temer deverá abordar, em sua fala, o atual cenário econômico, o comércio exterior e a crise de refugiados. 

O processo de impeachment no Brasil não deverá ser abordado.
Agenda em Nova York
Nesta segunda-feira (19), está prevista participação de Temer na sessão de abertura da reunião sobre "Grandes Movimentos de Refugiados e Migrantes", e de sessão plenária sobre o tema. 


O encontro foi convocado pela Secretaria Geral da ONU
Já na terça-feira (20), Temer tem encontro agendado com o  secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e depois fará a abertura do Debate Geral da 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Neste dia, poderá participar também de almoço em homenagem aos chefes de Estado e de governo promovido pelo secretário-geral da ONU e deverá tomar parte em uma reunião de cúpula, convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre a crise dos refugiados.

Já no início da próxima quarta-feira (21), o presidente deverá participar de um evento para comunicar a ratificação, pelo Brasil, do Acordo do Clima de Paris.

Encontro com investidores
Ainda na quarta, Temer participará de encontro com empresários e investidores, promovido pelo Conselho das Américas, além de almoçar no mesmo local.


Na última semana, o governo brasileiro anunciou um pacote de concessões com 34 projetos de infraestrutura. 

O objetivo é arrecadar R$ 24 bilhões em 2017 e estimular a geração de empregos no Brasil.

Temer deve deixar Nova York ainda na quarta para chegar ao ao Brasil na quinta-feira (22). 

Antes disso, porém também está previsto um encontro com a imprensa brasileira e internacional.

Reuniões bilaterais
Na viagem a Nova York, Temer terá encontros bilaterais. 


Estão previstas reuniões com os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do Uruguai, Tabaré Vázquez, do Estado da Palestina, Mahmoud Abbas, e do Peru, Pedro Pablo Kuczynski. 

Com o Uruguai, o objetivo será fortalecer laços, mostrar que a crise política está superada e discutir questões regionais, como a situação da Venezuela.

Há ainda planos para conversas com líderes do G4, grupo formado por Brasil, Alemanha, Índia e Japão, que buscam a ampliação no Conselho de Segurança da ONU e interesse em reuniões com presidentes dos Brics, que reúne, além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -- o bloco surgiu do interesse comum das economias emergentes.

Durante os encontros, o Brasil deverá reforçar o discurso em favor da reforma do Conselho de Segurança da ONU, hoje formado apenas por 5 membros permanentes -- Estados Unidos, China, Rússia, França e Reino Unido, cada um com poder de veto -- e outros 10 rotativos.

Mas além disso, a diplomacia brasileira também deverá propor temas contemporâneos, como conflitos como o da Síria e terrorismo. 


O Brasil também vai se mostrar favorável à erradicação de armas nucleares.

Nas conversas, o país tentará mostrar à comunidade internacional que as instituições seguem dentro na normalidade após o processo de impeachment. 

O objetivo é mostrar segurança para oportunidades em acordos econômicos e possibilidades de investimento.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...