Alunos concluintes do ensino fundamental da rede pública de Parauapebas são, de longe, melhores, em termos de desempenho escolar, que os de capitais como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). 

Os paraenses fazem cálculo com mais eficiência e escrevem melhor, de acordo com os números finais do Ministério da Educação (MEC).

Parauapebas bateu suas metas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), enquanto as supercapitais do país estagnaram, notadamente no ensino fundamental maior. 

Em Marabá, os alunos do fundamental são mais “sabidos” que os gauchinhos de Porto Alegre (RS) e a turminha de Brasília (DF).

Nem mesmo as maracutaias que São Paulo e Rio de Janeiro estão acostumados a fazer para alcançar boas notas em exames de expressão nacional – de forma similar ao que fazem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – surtiram efeito.

Os estados do Sudeste e do Sul se veem acochados pelos do Nordeste e do Norte, que crescem e batem metas. 

Pernambuco, no Nordeste, e Amazonas, aqui no Norte, por exemplo, foram os únicos a atingir as metas de ensino médio propostas pelo Ministério da Educação.

As “potências” do Brasil sofrem mais um duro golpe.


Reportagem: André Santos – Colaborador do Portal Pebinha de Açúcar.