Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, setembro 16, 2016

A autarquia SAAEP está precisando reagir diante da crise hídrica que está matando o rio Parauapebas



Por Valter Desiderio Barreto.

Texto reproduzido de 15 de setembro de 2014.

A "FONTE DE VIDA" DE PARAUAPEBAS PASSOU MAIS DE DUAS DÉCADAS AGONIZANDO NA UTI DA INCOMPETÊNCIA DE QUATRO PREFEITOS E SEUS APANIGUADOS, SEM TER FORÇAS PARA ALCANÇAR AS TORNEIRAS DOS MORADORES DESTE PUJANTE MUNICÍPIO FAZENDO COM QUE A SUA ESCASSEZ NOS LARES, PROVOCASSE MUITA DOENÇA ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS.

ESTE GRANDE E GRAVE PROBLEMA SÓ FOI POSSÍVEL SER SOLUCIONADO, DEPOIS QUE O ENGENHEIRO E EMPRESÁRIO BEM SUCEDIDO VALMIR QUEIROZ MARIANO FOI ESCOLHIDO PELO POVO DE PARAUAPEBAS ATRAVÉS DOS VOTOS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012, PARA ASSUMIR O COMANDO DESTE MUNICÍPIO QUE ATÉ ENTÃO ESTAVA SUCATEADO PELA MÁ GESTÃO DOS SEUS QUATRO ANTECESSORES, E ESCOLHEU A DEDO, AQUELE QUE SERIA O MAIOR FENÔMENO EM GESTÃO PÚBLICA, GESMAR COSTA, QUE EM POUCO MENOS DE UM ANO FRENTE AO SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE PARAUAPEBAS - SAAEP, RECUPEROU A SAÚDE DA "FONTE DE VIDA" QUE É A ÁGUA, LÍQUIDO PRECIOSO INDISPENSÁVEL PARA A NOSSA SOBREVIVÊNCIA E A DO PLANETA TERRA, GARANTINDO ASSIM, ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL EM MAIS DE 80% DAS RESIDÊNCIAS DOS MUNÍCIPES.

FOI ESSE O GRANDE MOTIVO DO GESMAR COSTA CONQUISTAR SEU PASSAPORTE, A PEDIDO DO SEU PARTIDO PSD, PARA INGRESSAR NA DISPUTA POR UMA DAS 41 VAGAS EXISTENTES NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ.

COM CERTEZA O GESMAR 55100 FARÁ A DIFERENÇA COMO DEPUTADO ESTADUAL NAQUELE PODER LEGISLATIVO REPRESENTANDO NÃO SÓ O MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS, COMO OS DEMAIS DESTE ABENÇOADO ESTADO DO PARÁ.

15 de setembro de 2014.

Valter Desiderio Barreto.

É notório o problema da crise hídrica que está castigando não só Parauapebas como o Brasil inteiro e o mundo.

Parauapebas está sendo castigada pela crise hídrica por diversos fatores, sendo que, um dos principais fatores que está sendo ignorado pelas autoridades deste segmento responsável pela disciplina do uso da água, é a mineradora Vale que tem explorado a água do lençol freático para a lavagem de minérios durante 24 horas do dia, no decorrer dos 365 dias e seis horas do ano, utilizando bombas de sucção potentíssima, causando assim, o esgotamento da água do lençol freático e que em consequência dessa atitude insana e inconsequente,  está fazendo com que o rio Parauapebas, responsável pelo abastecimento de água para a população parauapebense, esteja morrendo aos poucos, prenunciando a grande tragédia anunciada que está para acontecer neste município que ajudei a construir desde março de 1984.  

O Saaep, que na minha opinião, é o órgão mais importante de qualquer setor de uma administração pública nos seus três níveis, municipal, estadual, e federal, porque é este órgão que cuida do bem mais precioso da vida do planeta que é a água. 

Sem esse líquido precioso ninguém vive, e nada neste mundo subsiste. 

Como já estou indo embora antes que as eleições municipais aconteçam aqui em Parauapebas para preservar a minha integridade física, daqueles que não conseguem conviver com as diversidades de opiniões, com a verdade, e o sucesso alheio, e estão me ameaçando de todas as formas, e até me agredindo verbalmente, como aconteceu na última quarta feira, gostaria de deixar registrado a minha preocupação com os destinos de Parauapebas após a inexistência de água, para suprir as necessidades desta gente que escolheu este lugar para viver, cuidar de sua família e prosseguir em frente, em busca de seus objetivos. 

Só com o advento do governo Valmir Queiroz Mariano, 24 anos após a emancipação política e administrativa foi que a maioria da população deste imponente município, veio desfrutar do consumo de água em suas torneiras devidamente tratada. 

Mas para que isso acontecesse, o experiente engenheiro civil que se tornou prefeito desta cidade pela vontade popular através do voto direto nas urnas em 2012, teve que escolher na ponta do dedo, uma pessoa de sua equipe de governo, para assumir a autarquia vinculada a Prefeitura Municipal de Parauapebas, que foi o Gesmar Costa.

Em 15 meses de gestão frente ao SAAEP, o Gesmar fez o que ninguém esperava que acontecesse, mais de 80% das residências deste município passaram a receber durante 24 horas do dia água tratada e de boa qualidade para consumo humano e outras utilizações domésticas. 

Estava tudo ótimo com o Gesmar no comando do SAAEP, diversas atividades desenvolvidas na comunidade, principalmente nas instituições de ensino fundamental, médio e até universitário,  o SAAEP se tornou referência estadual, nacional e até internacional, vindo pessoas de diversas regiões à Parauapebas, para conhecer o modelo de sistema de abastecimento de água, e qual foi a "mágica" usada pelo então gestor Gesmar Costa, conseguir em tão pouco tempo solucionar o problema crônico da falta de água tratada nas torneiras dos parauapebenses por mais de duas décadas, onde quatro prefeitos que se revezaram nesse longo período de equivocada administração, e não deram conta de solucionar tal problema.

Gesmar é cooptado pela sua agremiação partidária o PSD a deixar a gestão do SAAEP para disputar uma cadeira de Deputado Estadual nas eleições gerais de 2014, foi muito bem votado, mas infelizmente não conseguiu se eleger naquele ano que seria a sua primeira candidatura a um cargo eletivo, porém, ficou como 1º Suplente de 12 Deputados da coligação do seu partido, o PSD, e se Deus permitir, no dia 1º de janeiro de 2017, ele assumirá uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, na vaga de um dos deputados que está concorrendo ao cargo de prefeito de alguma prefeitura nas diversas regiões paraense, caso seja eleito. 

O Gesmar infelizmente, não retornou mais para o comando do SAAEP como todos esperavam. 

Mas como  ele havia deixado a autarquia funcionando "redondinha", pronta para quem assumir, era só dar continuidade aos programas de ação deixado pelo então gestor, e pronto, a qualidade dos serviços prestados a população de Parauapebas, não sofreria nenhuma alteração. 

Ledo engano, o que se vê hoje depois de quatro substituições de gestores, é a decadência da autarquia que um dia foi o cartão postal do governo Valmir Queiroz Mariano, que não tem medido esforços em colocar pessoas que possam resgatar as mesmas qualidades dos serviços que eram prestados na era GESMAR COSTA, mas não está conseguindo. 

Está havendo até reclamação de usuários sobre servidor contratado (cargo de confiança), que  maltrata usuários quando procuram para tomar algumas informações. 

Prefeito Valmir, mude quantas vezes necessário for quem não está dando conta de gerir o SAAEP, ou outros setores de seu governo,  o comandante em chefe desta administração é você, a população confia no seu governo e sabe que você tem procurado oferecer o melhor que você tem, não permita que a imagem do seu governo que tem provado ser o melhor de Parauapebas nesses 28 anos de emancipação política e administrativa, seja comprometida por nada. 

Desculpa meu desabafo prefeito ! 

Falo com lágrimas nos olhos.

Não gostaria de lhe incomodar nesse período de eleição, porque sei que você está em campanha, mas é porque estou indo embora esta semana, e sei que não terei nenhuma oportunidade de falar com você pessoalmente.

É para o seu bem, e para o bem desta população maravilhosa, que tem o melhor prefeito do Estado do Pará, que se preocupa com o bem estar dela diariamente, que é VOCÊ,  VALMIR QUEIROZ MARIANO !

Deixo meu adeus para você e desejo-lhe sucesso e vitória na sua reeleição.

Valter Desiderio Barreto. 



VEJA NAS IMAGENS A CARA DO SAAEP QUE A POPULAÇÃO PARAUAPEBENSE DESEJA QUE SEJA RECUPERADA


















Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo adoro seu texto, acho de grande relevância. o que precisamos também é de uma educação ambiental coerente. Será se a SAAEP tem assa pessoa? se tem ela não deve ta comprido o dever de casa.

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...