Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, julho 16, 2016

Turquia diz que 265 morreram em tentativa de golpe

Segundo o governo, mortos seriam 161 civis e 104 militares golpistas.
Presidente turco disse que seu governo resistiu à tentativa de golpe militar.

 

Do G1, em São Paulo

A tentativa de golpe de estado conduzida durante a noite de sexta-feira (15) na Turquia resultou em 265 mortes, informou o escritório do presidente da Turquia neste sábado (16). 

Foram 161 civis mortos e 104 militares golpistas. 

O golpe foi conduzido por militares contrários ao presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Foram registrados 1.440 feridos e 2.839 militares foram presos por suspeita de conexão com o golpe. 

O presidente turco anunciou neste sábado que seu governo resistiu à tentativa de golpe militar. 

Ele também pediu a seus partidários para que permaneçam nas ruas prontos para qualquer "nova onda". 

O governo turco declarou que permanece firmemente no controle após a tentativa de golpe militar.
VEJA FOTOS DA TENTATIVA DE GOLPE MILITAR NA TURQUIA
O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, que falou com a imprensa em Ancara, disse que a situação está "inteiramente sob controle". 

"Estes covardes vão sofrer o castigo que merecem", insistiu .

Yildirim acusou o partido curdo PPK de participar da tentativa de golpe.

O presidente turco estava de férias em um resort no balneário de Marmaris e retornou a Istambul ainda na sexta para combater a ação dos militares. 

Em uma entrevista por telefone ao serviço turco da rede CNN, ele afirmou que o ato foi uma "traição" e que fará uma "limpeza" no Exército.

O consulado francês apelou neste sábado aos seus cidadãos em Istambul a "permanecerem em casa".

Asilo na Grécia.

Nas primeiras horas da manhã, oito homens a bordo de um helicóptero militar turco que aterrissou no aeroporto de Alexandroupolis, no leste da Grécia, pediram asilo político e foram detidos.


O helicóptero Black Hawk pousou pouco depois do anúncio em Ancarax do fracasso da tentativa de golpe militar contra o governo islâmico-conservador turco. 

Segundo a televisão ERT TV, os homens a bordo estavam uniformizados, exceto um.

A Turquia imediatamente pediu à Grécia a extradição dos oito.
Apoiadores do governo de Erdogan comemoram impedimento da tentativa de golpe na Turquia (Foto: REUTERS/Tumay Berkin)Apoiadores do governo de Erdogan comemoram impedimento da tentativa de golpe na Turquia (Foto: REUTERS/Tumay Berkin)

 

Fethullah Gulen.

Assim como o presidente Recep Tayyip Erdogan, Yildirim acusou o pregador exilado nos Estados Unidos Fethullah Gulen de estar por trás desta iniciativa sangrenta.


O regime turco considera que Gulen, um ex-aliado de Erdogan, lidera uma "organização terrorista". 

Ancara já pediu a Washington a expulsão do clérigo, o que os americanos recusaram.

"O país que ficar ao lado de Fethullah Gülen não é nosso amigo", disse Yildirim, sem mencionar diretamente os Estados Unidos, aliados de Ancara no âmbito da Otan.

"Eu rejeito categoricamente essas acusações", reagiu o imã Fethullah Gülen em um comunicado. 

"Sofri vários golpes de Estado militares nos últimos 50 anos e considero insultante ser acusado de ter alguma ligação com esta tentativa".
Policiais turcos leais ao governo, sobem em tanque abandonado por rebeldes na Ponte de Bosphorus, em Istambul (Foto: AP Foto/Emrah Gurel)Policiais turcos leais ao governo, sobem em tanque abandonado por rebeldes na Ponte de Bosphorus, em Istambul (Foto: AP Foto/Emrah Gurel)
 
 
'Donos das ruas'.

Pouco antes de Yildirim, o general Ümit Dündar, chefe interino do Exército, anunciou que "a tentativa de golpe foi frustrada". 


Apesar desta declaração, a presidente Erdogan, muito criticado nos últimos anos por suas tendências autoritárias, escreveu em seu Twitter que "devemos continuar a ser os donos das ruas (...) porque uma nova onda é possível".

Os confrontos, com aviões e tanques, resultaram em cenas de violência em Ancara e Istambul. 

Milhares de pessoas, muitas das quais agitando bandeiras turcas, enfrentaram os soldados rebeldes, subindo nos tanques implantados nas ruas ou recebendo Erdogan no aeroporto de Istambul.

Pouco antes da meia-noite (18h de Brasília), um comunicado das "forças armadas turcas" anunciou a proclamação da lei marcial e um toque de recolher em todo o país, após a mobilização de tropas em Istambul e na capital Ancara.

Os líderes do golpe justificaram a "tomada do poder", pela necessidade de "garantir e restabelecer a ordem constitucional, a democracia, os direitos humanos e as liberdades e deixar a lei prevalecer".
Grupo de apoiadores do presidente Recep Tayyip Erdogan se reúnem na praça Taksim em Istambul, na Turquia, contra a tentativa de golpe militar (Foto: Emrah Gurel/AP)Grupo de apoiadores do presidente Recep Tayyip Erdogan se reúnem na praça Taksim em Istambul, na Turquia, contra a tentativa de golpe militar (Foto: Emrah Gurel/AP)


'Traição'.

Em Marmaris (oeste), onde estava de férias, o presidente Erdogan lançou imediatamente um apelo à população para se opor ao golpe, em um discurso transmitido ao vivo na televisão a partir de um celular.


"Há na Turquia um governo e um presidente eleitos pelo povo (...) e se Deus quiser, vamos superar este desafio", afirmou.

"Aqueles que foram às ruas com tanques serão capturados", garantiu em sua chegada a Istambul, denunciando "uma traição" liderada por soldados golpistas, a quem ele acusa de estar ligados a Fethullah Gülen.

Muitos líderes militares criticaram publicamente durante a noite os golpistas, denunciando "um ato ilegal" e apelando os rebeldes a retornarem às suas casernas.

Cerca de 200 soldados, que estavam entrincheirados na sede do Estado-Maior, renderam-se. 

E o general Dündar prometeu "limpar o exército de membros de estruturas paralelas", em uma referência óbvia aos partidários de Fethullah Gulen.

Desde a chegada ao poder de Erdogan, a hierarquia militar foi purgada várias vezes.

O exército deste país membro da Otan, com 80 milhões de habitantes, realizou três golpes de Estado (1960, 1971, 1980) e forçou um governo de inspiração islâmica a deixar o poder sem violência em 1997. 

No início da tarde deste sábado, os tiros esporádicos tinham cessado em Istambul e Ancara, onde o Parlamento turco se reuniu em sessão extraordinária.

Na capital, aviões de caça haviam voado durante à noite a baixa altitude, e o Parlamento foi alvo de uma série de ataques aéreos. 

Mais tarde, um avião lançou uma bomba perto do palácio presidencial.

As condenações internacionais se multiplicaram. 

O presidente americano Barack Obama pediu apoio ao governo turco "eleito democraticamente", a União Europeia exigiu um "rápido retorno à ordem constitucional" e Israel expressou seu apoio "ao processo democrático".

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, elogiou, por sua vez, o "forte apoio" à "democracia" demonstrado pela sociedade política e civil na Turquia, e Moscou considerou que a tentativa de golpe aumentava "os riscos para a estabilidade regional e internacional".

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...