Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, julho 19, 2016

Marinha restringe navegação em trechos do Rio Madeira entre AM e RO

Inspetores navais identificaram pontos cuja profundidade chega a 2,70m.
Medida ocorre em razão da seca do Rio Madeira.

Do G1 AM
Dragagem do Rio Madeira é antiga reivindicação de empresas de navegação (Foto: Divulgação)Rio Madeira apresenta profundidade abaixo de 4 metros entre Distrito de Calama e Porto Velho (Foto: Divulgação/Marinha)
 
A Marinha do Brasil restringiu a navegação em alguns trechos do Rio Madeira situados entre o Amazonas e o estado de Rondônia em razão da seca. 

O órgão informou que a vazante pode resultar em período crítico na navegação entre os dias 26 de julho a 1º de agosto.

O alerta ocorreu após inspetores navais da Delegacia Fluvial de Porto Velho identificarem pontos críticos que prejudicariam a navegabilidade, especificamente nas proximidades de Humaitá, a 671 km de Manaus.

A navegação noturna para comboios de embarcações está suspensa no trecho do Rio Madeira, entre a cidade de Porto Velho (RO) e o distrito de Calama (RO) desde o dia 13 de julho. 

Entre as cidades, calcula-se que a profundidade do rio seja inferior a 4 metros. 

No trecho entre Humaitá e Porto Velho, as embarcações devem ter cuidado nos decursos correspondentes às travessias do tamanduá, dos papagaios e de curicacas.

Na travessia dos papagaios, por exemplo, a equipe registrou profundidade atual de cerca de 3,6 metros. 

Em curicacas, a profundidade local chega a marca de 3,8 metros. 

A travessia do tamanduá apresentou profundidade mais rasa, com cerca de 2,7 metros. 

Diversos bancos de areia foram encontrados nesses trechos, o que pode resultar em acidentes.


Com base nas informações, a Marinha emitiu um ofício destinado a empresas de navegação que suspende a navegação noturna de comboios entre Porto Velho e o distrito de Calama (RO), além de recomendar atenção redobrada para os navegantes, inclusive no período diurno.

O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) recomendou atenção redobrada às organizações do setor de transporte aquaviário.

Em nota, o presidente da base, Galdino Alencar Júnior, pontuou que se houvesse dragagem periódica, as condições de navegabilidade não seriam prejudicadas.

Dragagem
 
A dragagem do Rio Madeira, no trecho entre o Amazonas e Rondônia está prevista para setembro, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). 


Segundo o departamento, o processo licitatório iniciado no primeiro semestre deste ano, no valor R$ 81.825.643,70, ainda está sendo finalizado.

O trecho a ser desobstruído vai da capital de Rondônia até o município de Itacoatiara (AM) e tem valor estipulado em 1.086 km de extensão. 

Os serviços serão realizados com maior periodicidade durante 60 meses.

O Rio Madeira é um dos principais corredores logísticos do país e integra o Arco Norte. 

Pela Hidrovia do Madeira ocorre o escoamento da produção agrícola, principalmente soja e milho de Mato Grosso e Rondônia, e insumos como combustíveis e fertilizantes, com destino a Porto Velho e Manaus.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...