Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, julho 17, 2016

Mais de 35 mil venezuelanos cruzaram a fronteira da Colômbia por comida

Estimativa do governo colombiano após a abertura da fronteira no sábado.
Venezuela voltará a permitir passagem nesse domingo.

Da EFE
Pessoas são vistas carregando sacolas e pacotes sobre a ponte internacional Simón Bolívar, depois de fazer compras, em San Antonio del Táchira , Venezuela (Foto: REUTERS/Carlos Eduardo Ramirez)Pessoas são vistas carregando sacolas e pacotes sobre a ponte internacional Simón Bolívar, depois de fazer compras, em San Antonio del Táchira , Venezuela (Foto: REUTERS/Carlos Eduardo Ramirez)
 
O governo da Colômbia estima que mais de 35 mil venezuelanos cruzaram a fronteira no sábado (16) para comprar mantimentos e remédios após a abertura por cerca de 12 horas de uma passagem na fronteira entre os dois países.

A chegada dessas pessoas pela passagem que liga a cidade de Cúcuta, na Colômbia, com San Antonio do Táchira, na Venezuela, ocorreu de "maneira ordenada e sob condições de ordem e segurança", indicou o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia em nota.

A Chancelaria colombiana indicou a passagem foi aberta por volta das 7h30 locais (9h30 em Brasília). 

A entrada dos venezuelanos foi permitida até 15h30 locais (17h30 em Brasília) e o retorno autorizado até 20h locais (22h em Brasília).

Inicialmente, a previsão é que a fronteira fosse aberta no domingo. 

No entanto, centenas de venezuelanos se reuniram no início do dia perto da passagem, e as autoridades decidiram permitir que elas cruzassem a divisa entre os dois países.

Pessoas fazem fila para atravessar a ponte internacional Simón Bolívar para a Colômbia para aproveitar a abertura da fronteira temporária em San Antonio del Táchira , Venezuela (Foto: REUTERS/Carlos Eduardo Ramirez)Pessoas fazem fila para atravessar a ponte internacional Simón Bolívar para a Colômbia para aproveitar a abertura da fronteira temporária em San Antonio del Táchira , Venezuela (Foto: REUTERS/Carlos Eduardo Ramirez)
 
As passagens entre o estado venezuelano de Táchira e o departamento colombiano de Norte de Santander, cuja capital é Cúcuta, foram fechadas em 19 de agosto do ano passado, após ordem do presidente Nicolás Maduro, como parte de uma campanha contra o contrabando e supostas organizações paramilitares.

A medida se estendeu posteriormente para todos os 2.219 quilômetros de fronteira entre os dois países.

A Venezuela voltará a permitir que cidadãos do país cruzem a fronteira com a Colômbia neste domingo. 

O Exército e a Polícia Nacional da Colômbia reforçarão o controle na fronteira para evitar "alterações da ordem pública".

"Nosso objetivo é apoiar de forma solidária a população que pede a entrada transitória ao território colombiano, cooperar em assuntos que incidam positivamente na região da fronteira e avançar rumo uma abertura segura e sustentável da mesma", disse o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia em comunicado.

Uma jovem carrega papel higiénico quando ela cruza a fronteira colombiana -venezuelana sobre a ponte internacional Simón Bolívar depois de fazer compras , enquanto um policial colombiano olha. (Foto: REUTERS/Carlos Eduardo Ramirez)Uma jovem carrega papel higiênico quando ela cruza a fronteira colombiana -venezuelana sobre a ponte internacional Simón Bolívar depois de fazer compras , enquanto um policial colombiano olha. (Foto: REUTERS/Carlos Eduardo Ramirez)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...