Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, julho 05, 2016

Irmã de pecuarista acusado de grilagem na Amazônia é presa em SP

Ele está foragido; Luiza estava nos EUA e coordenava destruição de provas
Operação desarticulou organização especializada em desmatamento.

Do G1 São Paulo
Ana Luiza Viacava, presa na manhã desta terça (5) pela Polícia Federal, no Aeroporto de Guarulhos, é irmã de pecuarista que causou danos à Floresta Amazônica. Ela tentava destruir de provas em favor da organização criminosa, mesmo de férias nos Estados Unidos (Foto: Divulgação/Polícia Federal) 
Ana Luiza Viacava, presa na manhã desta terça (5) pela
Polícia Federal, no Aeroporto de Guarulhos, é irmã de
pecuarista que causou danos à Floresta Amazônica.
(Foto: Divulgação/Polícia Federal)
 
A irmã do principal alvo da Operação Rios Voadores foi presa pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (5) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. 

A operação desarticulou uma organização criminosa especializada em desmatamento ilegal e grilagem de terras públicas federais no estado do Pará.

Ana Luiza Junqueira Vilela Viacava, de 33 anos, estava de férias nos Estados Unidos. 

Durante a viagem, por meio de interceptação telefônica, a polícia registrou áudios em que a investigada coordena a ocultação e destruição de provas em favor do irmão, o pecuarista Antônio Junqueira, e da organização criminosa.

A Justiça Federal já havia expedido um mandado de condução coercitiva para Ana Luiza, mas após os áudios, a medida foi convertida para prisão preventiva. 

A investigada foi apreendida pela PF na volta das férias, está sendo ouvida e será encaminhada para a penitenciária, onde ficará à disposição da Justiça.

O pecuarista paulista ainda está foragido e terá seu nome incluído na lista de procurados da Interpol, a Polícia Internacional, já que é considerada a possibilidade de sair do país, de acordo com a PF.

 Ele retirava a madeira de maior valor das florestas e ateava fogo no solo para criação de gado e cultivo. 

Junqueira tem fazendas em São Paulo, Mato Grosso e Pará e e causou enormes danos à Floresta Amazônica, de acordo com a Polícia Federal.

Rios Voadores

A operação denominada "Rios Voadores" desarticulou a organização criminosa especializada em desmatamento ilegal e grilagem de terras públicas federais no Estado do Pará na última quinta-feira (30).

A ação é conjunta com o Ministério Público Federal, Receita Federal e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ocorre no distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira, no sudoeste do Pará, Novo Progresso, na mesma região paraense e ainda em São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Foram expedidos pela Justiça Federal de Altamira, 51 medidas judiciais restritivas de direito, sendo 24 prisões preventivas, 9 conduções coercitivas e 18 mandados de busca e apreensão em empresas e casas pertencentes aos investigados.

De acordo com a Polícia Federal, o objetivo da quadrilha era o desenvolvimento de atividade econômica agropecuária, após arredamento das terras usurpadas.

Os principais investigados e beneficiados com a prática criminosa eram protegidos por outros membros da organização que serviam como “testas de ferro”.

Mediante a falsificação de documentos e outras fraudes, estas pessoas de confiança assumiam a propriedade da terra grilada por seus “patrões”, chegando a admitir a prática de crimes ambientais, preservando o nome dos reais autores da conduta, quando flagrados em fiscalizações do Ibama.
floresta amazônica desmatamento Pará (Foto: Nelson Feitosa/Ibama)Floresta amazônica desmatada no Pará (Foto: Nelson Feitosa/Ibama)
 
Desmatamento

Segundo laudo pericial da Polícia Federal, de apenas um dos delitos ambientais investigados foram desmatados 9 mil hectares, o equivalente a 8.346 campos de futebol, no período de junho de 2013 até novembro de 2015. 

Os prejuízos ambientais relacionados à exploração seletiva ilegal de madeira, conversão do uso do solo ilegal e custo de restauração ambiental ficaram orçados em, pelo menos, R$ 162 milhões.

De acordo com a Receita Federal, a organização criminosa, por meio de pessoas físicas e jurídicas, movimentou mais de R$ 1 bilhão entre os anos de 2012 e 2015, sendo grande parte de origem ilícita ou incompatível com os rendimentos dos titulares das contas.

Investigação

No decorrer de quase dois anos de investigação, a PF chegou à conclusão que a organização criminosa é composta por uma rede de pessoas, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas.

A quadrilha estruturava-se em quatro núcleos: núcleo operacional, que executava o desmatamento; núcleo referente aos agentes que compram terras desmatadas ilegalmente; núcleo financeiro, que financiava o desmatamento e núcleo familiar, de dissimulação das vantagens econômicas obtidas.

Organizados, eles praticavam o desmatamento ilegal e grilagem de terras públicas federais na Amazônia, para a criação de gado e plantação de soja.


Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...