Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, julho 12, 2016

Convenção Batista exclui igreja em Maceió por batizar homossexuais

Presidente da igreja excluída afirma que medida é um 'retrocesso'.
Convenção é o órgão máximo da denominação Batista no Brasil.

 

Derek Gustavo 
Do G1 AL
Igreja publicou nas redes sociais carta que enviou à Convenção Batista, onde explica decisão de batizar homossexuais (Foto: Reprodução/Facebook)Igreja do Pinheiro, em Maceió, publicou nas redes sociais uma carta à Convenção Batista em que explica decisão de batizar homossexuais (Foto: Reprodução/Facebook)


A Igreja Batista do Pinheiro (IBP), em Maceió, foi excluída da Convenção Batista Brasileira (CBB) por realizar, desde fevereiro deste ano, o batismo de membros assumidamente homossexuais. 

A informação é do presidente da IBP, pastor Wellington Santos.

A reportagem do G1 tentou falar com a CBB por telefone e encaminhou um e-mail sobre o assunto, mas não recebeu resposta. 

Em seu perfil no Facebook, a convenção se apresenta como o órgão máximo da denominação Batista no Brasil, responsável pelo padrão doutrinário dos batistas no país.

Segundo o pastor Santos, que considera a decisão um “retrocesso”, a exclusão da IBP foi decidida no último sábado (9), durante sessão extraordinária da CBB na cidade de Vitória, no Espírito Santo. 

Ele afirma que a desfiliação não vai mudar o funcionamento da igreja ou o tratamento aos fiéis.

“O único motivo para essa exclusão é o batismo de homossexuais. 

Nós sempre fomos uma igreja de vanguarda, ecumênica, assim como deve ser a igreja Batista. 

Fazemos parte da Convenção desde os anos 70. 

Sofremos sanção quando decidimos aceitar irmãos homoafetivos. 

O processo todo de exclusão levou impressionantes 90 dias, quando normalmente seria feito em pelo menos 10 anos”, afirma Santos.

O batismo de homossexuais passou a ser praticado pela IBP após uma assembleia extraordinária realizada em fevereiro, e que contou com a maioria dos votos dos membros. 

A partir daí, a igreja e seus líderes passaram a receber críticas e ameaças, inclusive de outros líderes religiosos, por telefone e pelas redes sociais.


Saiba mais:

Uma das críticas à IBP veio da própria CBB no dia 30 de março, por meio de uma declaração oficial assinada por seu presidente, Vanderlei Batista Marins, e o diretor-executivo da instituição, Sócrates Oliveira de Souza.

No documento, publicado no perfil da CBB no Facebook, eles afirmam que a igreja de Maceió fere a constituição da convenção e a palavra de Deus.

“A diretoria da CBB entende que a Igreja Batista do Pinheiro tem seu direito à autonomia (…), mas ao tomar isoladamente esta decisão, desconsiderou o espírito cooperativo e participante entre as igrejas batistas e expôs a denominação diante de uma situação desconfortável perante à mídia como se agora os batistas aceitassem livremente como membros de suas igrejas pessoas homoafetivas”, diz trecho da declaração.

Para o pastor Wellington Santos, a decisão, apesar de legítima e legal, é um retrocesso.

“Essa violência simbólica parece muito com a violência que é cometida contra os homossexuais, de pessoas que insistem em falar que não existe crime homofóbico. 

Isso é uma espécie de recado, dizendo ao outro que fique calado, que se cure ou tome remédio. 

É um retrocesso, sem dúvida”, conclui Santos.

Igreja não mudará tratamento a homessexuais.

Ainda segundo o pastor, apesar da exclusão da Convenção Brasileira, a Igreja Batista do Pinheiro continua a mesma, e nada muda, principalmente para os membros batizados. 


“Os membros continuam sendo membros. 

Nós ainda somos membros da Aliança Batista do Brasil (grupo paralelo de igrejas batistas), e sempre tivemos autonomia financeira”, explica.

Sobre manter o batismo de homossexuais, Santos afirma que a prática prosseguirá. 

“Começamos a aceitar membros gays em 28 de fevereiro. 

E depois do que houve, não voltaremos atrás”, afirma o pastor.

Em junho, a direção da IBP enviou uma carta à Convenção Batista, onde lista os motivos que a levaram a aceitar membros homossexuais e lamenta a repercussão negativa. 

Esse documento foi postado na página da igreja nas redes sociais, e gerou diversos comentário de apoio à instituição alagoana.

2 comentários:

Blog do Valter disse...

"Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir". JOÃO 16: 12 e 13.

Não tenho nenhuma dúvida de quando Jesus Cristo usou as expressões transcritas acima como um alerta aos seus discípulos, Ele estava se referindo dentre outras coisas, a falsa interpretação que os falsos intérpretes das Escrituras Sagradas, dariam ao termo Igreja, que pela primeira vez foi usado pelo Único Filho de Deus em Mateus 16, verso 18: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;". Não como torcer o termo do nosso Mestre quando Ele diz a Pedro: "Sobre Esta pedra (Pedro) edificarei a minha igreja). Ou seja, Jesus edificaria a sua igreja depois que Ele passasse pela morte na cruz do Calvário após a sua ressurreição e subida ao céu era sobre qualquer pessoa que se convertesse a Ele, "nascendo de novo", conforme está escrito em João 3:5. "Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus". Em momento algum Jesus Cristo deu a entender, que a sua igreja seria identificada através de um espaço físico registrado em cartório e Receita Federal com CNPJ, e nome de fantasia como: Batista, Assembleia de Deus, Presbiteriana, Universal do Reino de Deus, Mundial do Poder de Deus, Internacional da Graça de Deus, Adventista, Luterana, Anglicana e tantos outros nomes de fantasia que tem surgido a cada dia nos quatro cantos do Brasil e do Mundo.

Nenhum grupo religioso no mundo constituído "legalmente", perante as leis dos homens em qualquer país do mundo, representa a verdadeira igreja do Senhor e Salvador Jesus Cristo, os mesmos não passam de meras instituições religiosas sem nenhum valor para Deus e Jesus Cristo, porque, quem representa de fato e de direito a verdadeira igreja do Senhor e Salvador Jesus Cristo, é cada pecador que se CONVERTE de verdade ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, passando pelo processo de mudança de comportamento através do "novo nascimento", transformando-se em uma "nova criatura": "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". II CORÍNTIOS 5:17. E a partir desta condição, nos transformamos em templos (igreja) do Espírito Santo. "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?". I CORÍNTIOS 3:16. No Novo Testamento, as igrejas (pessoas)se reuniam era na casa dos irmãos. "Saudai também a igreja que está em sua casa". ROMANOS 16:5. "15 Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa". COLOSSENSES 4: 15. "E à nossa amada Áfia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa:". FILEMOM 1:2.

Blog do Valter disse...

Com as três referências bíblicas acima citadas, podemos afirmar categoricamente, que a verdadeira igreja viva do Senhor e Salvador Jesus Cristo pode se congregar em residência de qualquer irmão em Cristo Jesus que passou pelo processo do "novo nascimento", para louvar, glorificar, exaltar, adorar, estudar a Palavra de Deus, e compartilhar as experiências diárias como discípulos de Jesus Cristo. Quanto a pregação do Evangelho ao pecador que está no mundo sem saber qual é o seu destino final, foi determinado pelo Senhor e Salvador Jesus Cristo, que a Sua igreja (pessoa) praticasse o seu "IDE" diariamente ao encontro das pessoas para pregar o Seu Evangelho: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura". MARCOS 16: 15. "E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação?
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". ROMANOS 10: 15, 16 e 17.

Finalizando nossas considerações sobre o verdadeiro significado do termo Igreja, a atitude da instituição religiosa Convenção Batista em Maceió, não nos deve causar nenhum espanto, porque tal atitude trata-se simplesmente de uma entidade legalizada na Receita Federal com CNPJ, registrada em cartório, que representa os templos da denominação Batista em todo o território alagoano e que diante de Deus e de Jesus Cristo, não representam a verdadeira igreja de Deus e de Jesus Cristo, assim como as demais denominações ditas evangélicas espalhadas no mundo inteiro, que mais servem a maioria dos seus líderes religiosos do que mesmo os seus adeptos.

São meros grupos religiosos denominados de "Igreja Evangélica".

Porque a verdadeira igreja de Jesus Cristo tem nome próprio, RG e CPF, e não nome de fantasia.

Valter Desiderio Barreto - Igreja do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...