Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, maio 16, 2016

Segundo pedido de inquérito sobre Aécio é enviado para Gilmar Mendes


Relator da Lava Jato, Zavascki mandou redistribuir pedido de investigação.
PGR suspeita que senador tentou esconder mensalão mineiro em CPI.

 

Renan Ramalho Do G1, em Brasília

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, encaminhou nesta segunda-feira (16) para o ministro Gilmar Mendes um novo pedido de abertura de inquérito sobre o senador Aécio Neves (PSDB-MG), suspeito de ter atuado para tirar da CPI dos Correios, em 2005, informações sobre o chamado mensalão mineiro.

A suspeita surgiu em depoimento resultante do acordo de delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral. 


Na semana passada, o ministro Teori Zavascki, responsável pela Operação Lava Jato no STF, havia enviado o pedido para Lewandowski, para redistribuição.

O G1 procurou a assessoria do senador Aécio Neves e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.

Zavascki já havia feito o mesmo com outro pedido de inquérito sobre Aécio, relacionado a suposto esquema de corrupção em Furnas.

O ministro não viu conexão com fraudes na Petrobras, e pediu envio a novo relator. 

Por sorteio, o caso caiu com Gilmar Mendes.

Mendes abriu inquérito, mas, diante de informações prestadas por Aécio Neves de que não havia novos indícios, suspendeu a coleta de provas autorizada e pediu uma reavaliação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, autor dos dois pedidos.

O segundo pedido feito por Janot também tem como alvos o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB).

Os três são suspeitos, segundo a PGR, da tentativa de esconder dados sobre o mensalão mineiro durante a CPI dos Correios, em 2005, que investigou o mensalão do PT.
 
Saiba mais.

O que disse Delcídio

No termo de colaboração 18 de Delcídio do Amaral, ele indica irregularidades para maquiar dados do Banco Rural em relação ao mensalão mineiro durante a CPI dos Correios, em 2005, que investigou o mensalão do PT. 


Delcídio do Amaral era presidente da CPI.

Segundo a delação de Delcídio, quando surgiram pedidos de quebra de sigilo contra o Banco Rural integrantes do PSDB ficaram incomodados. 

Que o então governador de Minas, Aécio Neves, enviou pedido pelo então secretário-geral do PSDB, Eduardo Paes, para prorrogar prazos de entrega das quebras.

O senador cassado falou que, além de Aécio e Paes, o deputado Carlos Sampaio também sabia da maquiagem dos dados. 

Segundo ele, o relatório final da CPI dos Correios "foi feito com base nestes dados maquiados".


COMENTÁRIO:

Se devem, tem que pagar, independentemente da cor partidária que representam. 

O eleitor vota nesses indivíduos não é para lhes dar um salvo-conduto para cometerem atos lesivos a nação brasileira e ficarem impunes por causa da investidura do cargo que ostentam. 


Valter Desiderio Barreto.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...