Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, maio 30, 2016

Lula pede ao STF acesso à delação de ex-deputado Pedro Corrêa


Advogados dizem que precisam do material para assegurar ampla defesa.
A investigadores, Corrêa disse que Lula articulou esquema na Petrobras.

 

Do G1, em Brasília

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (30) acesso ao conteúdo da delação premiada do ex-deputado Pedro Corrêa na Operação Lava Jato. 

Aos investigadores, ele disse que o petista articulava o esquema de corrupção na Petrobras. 

O acordo de colaboração ainda não foi homologado pela Justiça.

No pedido, a defesa de Lula critica os vazamentos de delações e afirma que "se tornou praxe" o fato que de "alguns setores da imprensa que há décadas destilam ódio e perseguem o ex-presidente" obterem acesso a documentos sigilosos.

"Trata-se de mais um dos inúmeros vazamentos ilegais que têm revelado a dificuldade de alguns agentes do Estado de cumprirem a lei", diz a peça.

Os advogados argumentam que precisam da delação para assegurar o direito de ampla defesa do ex-presidente.

"Há necessidade de impedir-se a cristalização do factoide e da versão construída pelo mau jornalismo com a colaboração de alguns agentes do Estado que se utilizam da violação do segredo profissional para expor a reputação e a imagem de pessoas por motivações diversas", completa o pedido.

Saiba mais:


O ex-deputado e ex-presidente do Partido Progressista (PP) disse que Lula interferiu diretamente na nomeação de Paulo Roberto Costa para a diretoria de Abastecimento por indicação do partido.

Condenado também no escândalo do mensalão do PT, ele confessou que usou a política para negociar propina por mais de três décadas e admitiu ter desviado dinheiro de quase 20 órgãos do governo.

Em nota divulgada na semana passada, o Instituto Lula afirmou que Pedro Corrêa já foi condenado pela Justiça e que "foi para não cumprir essa pena na cadeia que ele aceitou negociar com o Ministério Público Federal uma narrativa falsa envolvendo o ex-Presidente Lula, inventando até mesmo diálogos que teriam ocorrido há 12 anos".


"É repugnante que policiais e promotores transcrevam essa farsa em documento oficial, num formato claramente direcionado a enxovalhar a honra do ex-presidente Lula e de um dos mais respeitáveis políticos brasileiros, o falecido senador José Eduardo Dutra, que não pode se defender dessa calúnia", diz o instituto em nota.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...