Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, maio 28, 2016

Integra da Carta de FHC ao declinar de convite para participar de debate na Associação Latino Americana de Sociologia:




"Estimados colegas diretores da LASA:

Reitero meus agradecimentos pelo convite para participar da celebração dos 50 anos de LASA, instituição que acompanho desde seu nascimento e de cujas reuniões participei em algumas ocasiões.
 

Agradeço também a reafirmação do convite, feita diante de manifestações de pesquisadores e professores que, levados por paixões ideológicas, imaginaram que eu poderia aproveitar o evento para discutir problemas políticos locais, brasileiros. 

Os que me conhecem sabem que fui treinado como cientista social quando, a despeito de crenças e valores, os intelectuais procuravam manter a objetividade científica como um valor central em seus labores acadêmicos. 

Não obstante, a vaga ideológica existente em alguns setores universitários parece confundir, nos dias de hoje, a posição de ativistas com a de cientistas.

Fui e sou comprometido com valores democráticos no mundo e na politica brasileira. 


Exilado pelo golpe militar de 1964, obrigatoriamente afastado da Universidade de São Paulo pelos autoritários brasileiros em 1969, criei centros de resistência intelectual e política no Brasil (como o CEBRAP) e ajudei, quanto possível, a luta contra as ditaduras latino-americanas. 

Não só perdi a cátedra que tinha por concurso na Universidade de São Paulo, como sofri processos e fui levado a interrogatórios, com capuz na cabeça, em conhecido centro de tortura. 

Eleito senador na oposição ao regime, mais tarde, em momento de reconstrução democrática, fui relator-adjunto da atual Constituição. 

Sob ela, fui Chanceler, ministro da Fazenda (na época do Plano Real) e duas vezes eleito, por maioria absoluta, Presidente da República. 

Em nenhum momento desonrei nessa trajetória minhas credenciais democráticas.
 

Na conjuntura brasileira atual, setores políticos querem fazer crer que a Presidente Roussef, ao sofrer processo de impeachment (ainda em curso), procedido na estrita obediência da Constituição e sob a supervisão do Supremo Tribunal Eleitoral (oito dos 11 ministros foram nomeados pelos governos Lula ou Roussef), sofreu um “golpe”. 

Estranho golpe no qual ela continua na residência Presidencial, cercada de colaboradores e sob condições de segurança devidas aos chefes de estado, à espera de decisão do Senado. 

 Este só poderá afastá-la definitivamente se 3/5 dos senadores considerarem que, de fato, incorreu em desrespeito a regras fundamentais da Constituição. 

Até ao início do processo de impeachment, que pela Constituição depende preliminarmente da aceitação da acusação por 31 da Câmara dos Deputados) o governo Roussef dispunha do voto de cerca de 80% do Senado.
 

O pano de fundo deste processo foi o desvendamento de uma organização criminosa que desde o mandato do anterior presidente, uniu empresários, funcionários dos governos, políticos e partidos para aumentar o custo dos contratos públicos e desviar parte dos recursos assim ganhos para obterem votos e, eventualmente, riqueza pessoal. 

Processos objeto de condenação judicial ou que estão em tramitação na Justiça do país. Mais ainda, o desgoverno financeiro dos últimos dois anos levou à perda de oito pontos percentuais do PIB (algo nunca ocorrido na história), e 11 milhões de brasileiros ao desemprego, além de haver gerado uma dívida pública crescente. 

Os artigos constitucionais que foram feridos dizem respeito, entre outras, à desobediência da Lei de Responsabilidade Fiscal, graças ao que o governo Roussef utilizou recursos não aprovados pelo Congresso e mascarou a verdadeira situação fiscal do país durante o ano eleitoral.

Nada do acima referido, que motivou minha inclinação a aceitar o impeachment, tem a ver com qualquer questão que arranhasse os princípios democráticos.


Dito isso como explicação pessoal aos que me convidaram a aos que me apoiam, não pretenderia, reitero, utilizar a LASA para discutir essas questões, mesmo porque, como já dito, elas nada têm a ver com a questão democrática.


Peço apenas que compreendam que a esta altura da vida, aos 85 anos, não quero dar pretexto a espíritos radicalizados e imbuídos de paixão partidária a me usarem para uma imaginária luta “contra o golpe”, um golpe que não houve.


Agradecendo uma vez mais o convite e desculpando-me por não dever aceitá-lo pelas razões expostas, subscrevo-me",
FHC.



COMENTÁRIO:

Grande homem, grande estadista !
Sempre o admirei como homem público, nunca como político partidário.

Não defendo bandeiras de partidos políticos no Brasil, defendo homens. 

Partidos não governam sem homens, mas homens governam e administram sem partidos.

Prova disso são os grandes empresários que agem e administram suas empresas sem estarem vinculados a nenhum partido político.

Mais uma vez, parabéns Octogenário Fernando Henrique Cardoso !
 

A herança que você deixará para o Brasil, para o mundo, e para a juventude quando daqui partires, é essa nobreza de atitudes. 

Valter Desiderio Barreto.



301 Comentários

Léo Coutinho
Léo Coutinho Sempre elegante e altivo, presidente FHC. Tive o privilégio de estar perto de você algumas vezes durante a Presidência da República. E perceber que, mesmo quando as manifestações exacerbadas eram a favor, você se incomodava em desviar a atenção do ponto central da ocasião. Coerência é o nome que se dá a sua decisão.
Andre Batista
Andre Batista Não houve Golpe. A esquerda diz que sim. Quem cassou o mandato de João Goulart foi o congresso, e elegeram Humberto de Alencar Castelo Branco.
Curtir · Responder · 2 · 2 h
Teresinha De Fátima
Teresinha De Fátima Agora foi um golpe de sorte para o Brasil
Teresa Valadao
Teresa Valadao Kkk muito bom!
Eneuton Pessoa
Eneuton Pessoa Golpistas corruptos. Não passarão. O lugar de vocês é na lata de lixo da História.
Carolina Haanwinckel
Carolina Haanwinckel Eneuton Pessoa e o lugar dos petistas corruptos é na papuda!..

Alex Arruk
Alex Arruk Elegante e direto ao ponto: sim, o Brasil já teve um Estadista no seu comando. Parabéns Presidente FHC.
Andre Batista
Andre Batista Não houve Golpe em 1964. O congresso foi quem cassou o mandato de João Goulart. E elegeram Humberto de Alencar Castelo Branco. A esquerda sempre tentou e continua tentando dizer que houve Golpe. Viva aos militares por não Não houve Golpe. os comunistas darem o golpe.

Marisa Morgado
Marisa Morgado Amooo! Respeito por esse homem inteligente, educado, culto e o maior estadista que esse país já teve. Pena que a ignorância que assola o povo não é capaz de reconhecer. Onde estão homens como esse? Parece que não temos...
Oduvaldo Lara
Oduvaldo Lara Ético, preparado, inteligente, respeitoso. Caráter, moral, compromissado. Tudo que nenhum Petralha e seus asseclas nunca sequer passaram por perto. Tem seu lugar especial na história do Brasil e do Mundo . Um estadista que deixou tudo em ordem, lançando as bases para a incursão do Brasil no rol das principais Economias e Países do mundo. Destruiram e regrediram com desgoverno, corrupção, projeto ideológico e criminoso de poder. Perdemos 13 anos!!!!
Curtir · Responder · 7 · 1 h
Leonardo Facchini
Leonardo Facchini FHC foi um cometa em nosso país, dificilmente cairá outro com tanta sabedoria/manejo político como ele!
Alegria de brasileira dura pouco...
Adriana Macedo
Adriana Macedo Esse é o comportamento que esperamos de um presidente. Alguém que sabe se expressar e argumentar dentro de princípios. Agora, tente imaginar Lula e Dilma fazendo algo "semelhante" ?! IMPOSSÍVEL! Que me perdoem os animais, mas esta dupla de BURROS, não sabem nem falar! Que vergonha!!! #CHUPALULUAEDILMA

Ana Cherman
Ana Cherman Parabéns, presidente. Um "Tapa de Luva" nos que pretendiam aparecer às custas de seu protagonismo. Devem ter ficado com cara de tacho. Rsrsrsrs
Carlos Duarte
Carlos Duarte Gostei da cara de tacho!

Ronaldo Varela
Ronaldo Varela Um estadista, íntegro, honesto, correto. Pena que temos (?) muito poucos cidadãos brasileiros que sejam assim... principalmente no cenário político.
Artur Brito
Artur Brito Ricardo Moura, vaias n. Xingamentos e gritos q n deixam ao menos o outro falar, lhe negando o espaço. Um senhor de 85 anos. Vc tem todo o direito de defender o partido q quiser, mas veja, isso é o dia-a-dia do PT. é só querer ver. Abraços
Curtir · Responder · 2 · 2 h
Arlete Regina Pierosi
Arlete Regina Pierosi Vergonha esses radicais causam ao país, eles não tinham o direito de fazer isso com senhor, eu sinto muito.
Só lembra que uma gde parte do país que tem muito respeito pelo senhor é conhece sua trajetória de vida.
Detesto radicalismo
Curtir · Responder · 7 · 2 h
Lucia Helena Assad
Lucia Helena Assad 👏👏👏👏👏👏👏👏Parabens, meu Presidente pela resposta elegante, sensata, direta e reta. Sua inteligencia e disponibilidade jamais devem ser colocadas a disposicao destas instituicoes dubias e venais!!! Minha eterna admiracao e meu eterno respeito!!!
Magali Rolfsen
Magali Rolfsen Parabéns, Presidente, por sua elegância e propriedade. Como araraquarense, a exemplo da saudosa Dona Ruth Cardoso, sempre tive muito orgulho de suas carreiras universitária e política. Como decaimos, desde o final de seu mandato! Apenas um palpite: esqueça o Aécio, enquanto é tempo. O sr. não merece sujar seu nome ao lado dele! Um abraço!
Lucila Molina
Lucila Molina Coerente e muito elegante sua posição, Sr.Presidente! Não poderíamos esperar outra atitude de um grande estadista como o senhor .Parabéns!
Curtir · Responder · 4 · 1 h
Fernando Costa
Fernando Costa Adoro FHC.
Este já entrou para história como o melhor presidente do Brasil, de todos os tempos.
O Sr. precisaria ter um substituto a sua altura, o Brasil precisa de outro FHC.
Beth Torres J Andrade
Beth Torres J Andrade E eles o perseguem .... Até aqui na sua página !! Pobres espíritos que não vivem suas próprias vidas, apenas a sombra de seu brilho ! Parabéns ! Sabia decisão como sempre ! Vazem petistas !!!
Silvia A Sao Pedro
Silvia A Sao Pedro Pois é, homens assim o Brasil não cultua, não levanta bandeira. Sempre notei que, qto mais escolarizado é o político, mais é renegado pelo povo brasileiro que ama o populista, o enganador , o deseducado. Por esse motivo nunca vamos crescer e ainda culpam os descobridores portugueses.
Jaylan Ferreira
Jaylan Ferreira O senhor, presidente Fernando Henrique Cardoso, que antes de tudo é professor e sociólogo respeitado, pode ser considerado um dos maiores intelectuais vivos do Brasil. É inacreditável que militantes raivosos impeçam que o senhor conceda uma palestra, apenas por ter apoiado o impeachment. Saiba, presidente, que o senhor tem o respeito de muitos aqui. O seu posicionamento somente demonstra como o senhor é diferente deles e porque merece a nossa admiração. #OrgulhoFHC
Álvaro Domingues
Álvaro Domingues A que ponto chegamos. FHC ter que mão de um convite em um importante evento cultural para não ser destratado por um bando de zè ruela que ninguem nunca conheceu e jamais conhecerà. Mas sua obra acadêmica fala por si....sem viès partidàrio e muito menos autoritario.
Ana Letícia Hosken
Ana Letícia Hosken Apoio totalmente! O senhor tem um nome e história a zelar, não precisa passar por isso.... seu reconhecimento e público e notório até hoje! Um passado bacana e muito invejado, digamos assim, rsrs...
Pode ter cometido erros, mas seu currículo e postura são realmente exemplares! 👏👏👏👏👏👏👏


Parabéns por mais uma conquista!
Curtir · Responder · 3 · 2 h
Sandra Guido
Sandra Guido Parabéns Presidente FHC pela sua história, trajetória e mérito.

Sempre representando o Brasil dignamente, mesmo que alguns cidadãos não mereçam.
Curtir · Responder · 4 · 1 h
Marcia Barbosa
Marcia Barbosa Sr Presidente Fernando Henrique suas palavras só mostra o quanto és um homem de caráter, e integro. O Sr mostra com sua sabedoria que podemos falar o que é preciso sem usar de baixaria.
Siqueira Ivo
Siqueira Ivo Parabéns sr. Presidente! Não podíamos esperar outro posicionamento do sr. que não este! Essa quadrilha PeTralha e seus seguidores esquedopatas querem o confronto, querem briga, são violentos tanto com palavras como com suas atitudes e ações! Continuaremos firme contra esse golpe posto pelo PT e seus asseclas, que destruiu a economia nacional, gerando desemprego e miséria ao nosso povo!
Poliana Ramos Barbosa
Poliana Ramos Barbosa Quanto orgulho de Vossa Excelência, o melhor Presidente desde a democratização! A ignorância dos radicais ( que se intitulam estudiosos) jamais vencerá a luz do conhecimento e sabedoria, tão apropriadamente evidenciados em
V. Excia! 👏🏼👏🏼👏🏼
Harold Thau
Harold Thau Parabéns FHC, por isto você tem a admiração de grande parte do povo brasileiro!
Marcos Bueno Gomes
Marcos Bueno Gomes Sensatez. Uma palavra para elogiar o primoroso texto. Não sem motivo recebeu homenagem recente em instituição de ensino fundada nada menos que em 1636. Meus singelos cumprimentos...
Curtir · Responder · 2 · 2 h
Murilo Lima
Murilo Lima Pra se distinguir a diferença de qualidade entre FHC e seus sucessores, é necessário que haja um mínimo de escolaridade!! Não há, no Brasil de hoje, nem de longe; nem com a maior boa vontade, nenhum político, do atual cenário que chegue aos seus pés!! FHC é referência; é padrão de sabedoria e visão de mundo!!
Curtir · Responder · 1 · 1 h
Ana Flora Toloza de Avila
Ana Flora Toloza de Avila Grande FHC! Orgulho pela sua cultura, por ser esse grande estadista, educado e justo. Muito obrigada por tudo. Que Deus te abençoe sempre.
Curtir · Responder · 4 · 2 h
Merces Sales
Merces Sales Como sempre o senhor merece todo nosso respeito pelo caráter, inteligência e discernimento, quem der o senhor voltasse a ser nosso presidente... Parabéns!
Curtir · Responder · 2 · 2 h
Márcia Catarina
Márcia Catarina Meu eterno respeito e agradecimento ao senhor Presidente! Tenho muito orgulho de ter vivido seu governo.....
Curtir · Responder · 3 · 2 h
Dier Alves de Souza
Dier Alves de Souza Perfeito, como sempre, em suas análises. Respeito e admiro o Presidente FHC. Com ele nasceu um Brasil grande e respeitado no mundo, destruído por uma organização criminosa que tomou o poder de assalto, literalmente.
Maurizio Porzia
Maurizio Porzia Presidente, mais um excelente texto, só corrigiria uma coisa, o Sr. trocou STF por STE.
Saudade do único estadista que nosso país teve.
Curtir · Responder · 3 · 1 h
Marly Maciel
Marly Maciel Sempre elegante e acima de tudo integro. Me orgulho sempre do meu eterno presidente !
Curtir · Responder · 4 · 2 h
Sabrina Battistella
Sabrina Battistella Nenhuma outra conduta poderia ser esperada de um estadista como o senhor!!!! Admiração ainda maior ! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Curtir · Responder · 3 · 1 h
Malu Rezende Borges
Malu Rezende Borges Saudades de ter um Presidente articulado e que usa a inteligência a serviço do bem.
Curtir · Responder · 4 · 1 h
Augusto Figueiredo Neto
Augusto Figueiredo Neto Só um esclarecimento, ex-presidente: São necessários 3/5 dos senadores para confirmar a saída definitiva de Dilma, como diz o texto, ou 2/3? Porque se forem 3/5, isso daria 49 senadores, enquanto que 2/3 dão os 54 que vejo em todo lugar.
Curtir · Responder · 5 · 3 h
Cláudio Bertolaso Do Valle
Cláudio Bertolaso Do Valle Parabéns pelo posicionamento. Peça para corrigirem a referência ao STF, que acredito erroneamente foi digitado como STE.
Iracema Gomes Leite
Iracema Gomes Leite Pronto! Um nobre e excelente cidadão brasileiro!
Andrea Vieira
Andrea Vieira São jovens, estudantes de sociologia, como o sr. foi um dia. O sr., FHC, não teve coragem de olhar esses jovens nos olhos. Pq sabe que é um golpista. Vai passar vergonha pro resto da vida! Vai ter que fugir e se esconder pro resto da vida!
Júlio Polonio
Júlio Polonio Perfeito! Um estadista como a muito tempo não se vê em toda América "Latrina"
Curtir · Responder · 1 · 2 h
Patrícia Constantino Barbosa
Patrícia Constantino Barbosa FHC, lhe respeito infinitamente,,,e compreendo sua atitude, mas fico triste como o mal está vencendo o bem, não podemos permitir isso. Mas espero um dia que o senhor faça essa palestra q iria fazer para termos o prazer de lhe escutar. Parabéns!!!!!!!!!!
Ana Tovazi
Ana Tovazi Fernando Henrique Cardoso orgulho da maioria dos brasileiros, sensato, parabéns!!!
Curtir · Responder · 4 · 2 h
Marcia Cristina Massa
Marcia Cristina Massa Que elegância!!!
Que lucidez e dissentimento!!!
Lamento todos os dias não termos ninguém de longe tão preparado!!!
Laura Sene
Laura Sene Grande FHC outro não haverá igual parabéns pela sua decisão não devemos dar pérolas a quem não merece.Parabéns.
Elisa Gonçalves Martins
Elisa Gonçalves Martins Exemplo ético,honrado,inteligente!! Estadia do Brasil! Saudades Presidente!!!!
Continuem lendo os principais comentários na página do Facebook do Ex-presidente FHC.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...