Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, maio 01, 2016

Exemplo de sucesso, jovem juiz inspira concurseiros por todo o país

Com 25 anos, Pedro Felipe foi aprovado em 1º lugar para juiz federal.
Magistrado leciona aulas de Direito em preparatórios de Brasília.

 

Gilcilene AraújoDo G1 PI
Pedro Felipe se tornou o mais jovem juiz do Brasil (Foto: Roberta Rocha/Acervo Pessoal)Pedro Felipe se tornou o mais jovem juiz do Brasil (Foto: Pedro Felipe/Arquivo Pessoal)


O piauiense Pedro Felipe de Oliveira Santos, 27 anos, fez história ao se tornar o mais jovem juiz do Brasil com apenas 25 anos de idade. 

Agora, o rapaz auxilia outras pessoas a também realizar o sonho de ser aprovado em um concurso público. 

Desde que se tornou um juiz federal em fevereiro de 2013, Pedro Felipe ministra aulas de Direito Civil e Administrativo em cursos preparatórios de Brasília e também dá dicas através das redes sociais de como se preparar para os exames.

A história do jovem piauiense serve de inspiração para milhares de concurseiros. 

O vídeo que mostra seu discurso durante a solenidade de posse dos juízes federais substitutos aprovados do Tribunal Regional Federal da 1ª Região já havia sido visualizado por 88.360 pessoas até esta segunda-feira (15). 

Além disso, diariamente ele recebe vários emails e mensagens de estudantes solicitando dicas de estudo, de livros e outras lhe parabenizam pela história de vida.

saiba mais:

“Fico muito feliz quando os alunos me questionam sobre minha preparação e qual a melhor forma para enfrentar os concursos públicos. 

Sinto-me motivado a continuar ministrando aulas ao saber que muitas pessoas se identificaram com minha história e também buscam a mudança de vida. 

Há pouco tempo soube que uma jovem voltou a estudar após dois anos. 

A mulher me contou que ficou desmotivada depois que foi reprovada em um teste físico para o cargo de delegado, mas segunda ela, o que lhe motivou a continuar na batalha foi meu discurso de posse”, contou o jovem.

Em cinco anos, Pedro Felipe chegou ainda a ser aprovado para procurador do estado de Alagoas, defensor público do estado do Piauí (1º lugar), defensor público do estado de Alagoas, defensor público da União (1º lugar) e juiz federal (1º lugar).
Jovem juiz inspira concurseiros por todo o país (Foto: Pedro Felipe/Arquivo Pessoal) 
Jovem juiz inspira concurseiros por todo o país
(Foto: Pedro Felipe/Arquivo Pessoal)


Para o jovem magistrado, os concurseiros não devem encarar as provas com medo ou receio. 

Ele cita como orientações para um bom desempenho, a conciliação dos estudos com a vida pessoal. 

Para Pedro Felipe, a higienização mental é extremamente importante.

"Desde cedo comecei a fazer muitas provas. 

Então, inscrever-se em concursos públicos e resolver questões é um excelente termômetro para detectar quais os pontos a melhorar e as disciplinas que demandam mais tempo de estudo, mas também recomendo que os estudantes tenham uma vida paralela aos estudos. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam que sair com familiares e amigos atrapalha, no meu ponto de vista isso faz bem desde que seja realizado de forma moderada. 

Também é importante ler livros extra-jurídicas, pois a aprovação em concurso não é apenas um projeto de meses, mas de anos”, explica.

A função de juiz federal.
 

O jovem juiz revelou que está completamente realizado e que a partir de agora tem como projeto profissional apenas conciliar a magistratura com o magistério. 

Sobre o desafio de ser juiz federal com apenas 25 anos, Pedro Felipe contou que em nenhum momento enfrentou o preconceito, mas que aguentou muitas brincadeiras em relação à sua idade.

“Não tive problemas sérios em relação ao fato de ser jovem se comparado com a maioria dos juízes que eram mais velhos do que eu. 

Entretanto, enfrentei muitas brincadeiras por parte de advogados e de solicitantes por conta da minha aparência de jovem, mas ressalto que as brincadeiras eram saudáveis e não houve constrangimento. 

Não sofri preconceito porque sempre percebi que a minha avaliação recaía sobre meu trabalho e pela seriedade com que faço minhas coisas”.
Pedro Felipe assumiu a função de juiz aos 25 anos (Foto: Roberta Rocha/Arquivo Pessoal) 
Pedro Felipe foi homenageado na Câmara de
Vereadores (Foto: Roberta Rocha/Arquivo Pessoal)


Pedro Felipe também falou sobre seu trabalho no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. 

Ele advertiu que a vida de magistrado é árdua e requer muita dedicação.

“O juiz condena uma pessoa, absolve outra, manda uma pessoa para a prisão ou tira do sistema, bloqueia bens e pede a liberação de contas. 

E em todos os processos há uma angústia, pois não é apenas um pedaço de papel, mas se trata de uma vida sobre a qual você está decidindo. 

Desempenhar esta tarefa não é fácil porque apesar de a lei ser a nossa principal inspiração para julgar, o juiz precisa conhecer a realidade do local onde trabalha e buscar uma solução levando em consideração estes dois aspectos”, argumentou.

Homenagem.

Na quinta-feira (11) o juiz federal Pedro Felipe de Oliveira Santos, 27 anos, foi um dos homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Teresina. 


A indicação foi do vereador Inácio Carvalho. 

No ano passado, ele recebeu  a medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...