Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, maio 30, 2016

Em reunião com Renan, atual ministro da Transparência criticou Lava Jato

Sérgio Machado gravou conversas de Fabiano Silveira com senador.
Ministro negou interceder por terceiros; Renan não respondeu aos contatos.

 

Do Fantástico

Reportagem exclusiva do “Fantástico”, da TV Globo, teve acesso a novos trechos de conversas gravadas pelo ex-senador e ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

As gravações contêm conversas de uma reunião na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com a participação do atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, quando ele ainda era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Segundo Sérgio Machado, na conversa houve troca de reclamações sobre a Justiça e a operação Lava Jato. 

Na gravação, Fabiano Silveira faz críticas à condução da Lava Jato pela Procuradoria e dá conselhos a investigados na operação.

Neste mês, Silveira assumiu o Ministério da Transparência, responsável pela fiscalização, controle e ações do governo para combate à corrupção. 

O ministério foi criado pelo presidente em exercício Michel Temer no lugar da antiga Controladoria-Geral da União.

Funcionário de carreira do Senado, Fabiano Silveira era conselheiro do CNJ, para onde tinha sido indicado por Renan Calheiros antes de entrar para o primeiro escalão do governo de Temer.

Cerca de três meses antes de assumir o cargo, Fabiano Silveira esteve em uma reunião na casa de Renan Calheiros, onde a Lava Jato foi amplamente discutida com investigados. 

Durante as tratativas do acordo de delação premiada, o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado disse que no dia 24 de fevereiro deste ano foi à casa de Renan Calheiros para conversar, entre outras coisas, sobre "as providências e ações que ele estava pensando acerca da operação Lava Jato".

Machado disse que participaram dessa conversa duas pessoas que ele disse serem "advogados de Renan". 

Um deles, segundo Machado, se chama Bruno, e o outro, Fabiano. 

Machado disse: "no inicio relatei aos advogados sobre o que ocorreu em minha busca e apreensão”.  

Na revelação mais importante, o ex-presidente da Transpetro diz que, no encontro, ele e os presentes trocaram “reclamações gerais sobre a Justiça e sobre a Java Jato".

Sérgio Machado gravou a conversa. Participam da reunião, além dele e Renan Calheiros, Bruno Mendes, advogado ex-assessor de Renan, e Fabiano Silveira. 

Ou seja, o atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, encarregado de combater a corrupção no governo federal, participou de uma conversa em que, segundo Sérgio Machado disse aos investigadores, foram feitas críticas à Lava Jato e à Justiça.

Além disso, é possível entender que Fabiano orienta Renan e Sérgio Machado sobre como se comportar em relação à Procuradoria Geral da República (PGR). 

A qualidade do áudio é ruim, há varias pessoas na sala, mas é possível identificar as vozes de Machado, de Renan Calheiros, de Fabiano Silveira e de Bruno Mendes.

Saiba mais:

Depoimento de Paulo Roberto Costa
A TV Globo pediu ao professor da Unicamp e perito Ricardo Molina que também analisasse a gravação. Ele disse que, "acima de qualquer dúvida razoável", a voz é de Fabiano Silveira. 


A certa altura, Sérgio Machado lê alto um depoimento do ex-diretor da Petrobras e delator da Lava Jato Paulo Roberto Costa. 

Eles ouvem as acusações e os argumentos de defesa de Machado, que se dirige a Fabiano e diz que as explicações que tem são contundentes. 

Bruno critica a cobertura da imprensa.

MACHADO: Esse foi o motivo, Fabiano... (inaudível). 

As explicações que estão aí, você vê que são todas contundentes.
 

BRUNO: Tudo que eles falam, p****, a imprensa só dá... Rapaz, você acredita que os caras tinham a cara de pau de dizer no noticiário que o (inaudível) ia ser julgado? (inaudível)

Em seguida, Fabiano faz um comentário sobre a situação de Sérgio Machado e diz que ele deve procurar o relator da medida cautelar para prestar esclarecimentos.

FABIANO: Eu concordo com a sua condição de, tendo sido objeto de uma medida cautelar, simplesmente, não... Dizer assim: 'olha, não é comigo isso...' acho que tem que dizer, tem que se dirigir ao relator prestando alguns esclarecimentos, é verdade.
 
MACHADO: Sobretudo, Fabiano...  Não tem nada.

 
BRUNO: Nós não temos um movimento pra fazer agora.

Inquérito sobre Renan no Supremo
Renan Calheiros diz a Fabiano que está preocupado com um dos inquéritos a que responde no Supremo, o que investiga se o presidente do Senado e Sérgio Machado, entre outros agentes públicos, receberam propina – em forma de doações eleitorais – para facilitar a vitória de um consórcio de empresas em uma licitação para renovar a frota da Transpetro.


Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef citaram o negócio em depoimento. 

A campanha de Renan teria sido contemplada com duas doações no valor total de R$ 400 mil.

Na gravação, Renan diz a Fabiano, sem entrar em detalhes, que está preocupado com um recibo. Machado diz que ele foi incluído em um processo de R$ 800 mil. 

Uma voz que não é possível identificar pergunta se foi Youssef quem disse que o dinheiro foi pra Renan. Machado diz que não.

RENAN: Cuidado, Fabiano! 

Esse negócio do recibo... Isso me preocupa pra c******. (...)
 

MACHADO: Eles me botaram num processo lá de 800 mil que o Youssef tinha dito que era pra... (inaudível) estaleiro. 

Que eles estão de acordo se tem certeza que era pra você (inaudível).
 
(voz não identificada): Yousseff disse?

 
MACHADO: Não. Da conclusão eles entendem que... (inaudível)

Conselhos sobre estratégia de defesa.


Nesse momento, Fabiano discute com eles a estratégia de defesa de Machado e Renan nesse caso. 


Fabiano aconselha Renan, aparentemente, que ele não deve entregar uma versão dos fatos, pois isso daria à Procuradoria condições de rebater detalhes da defesa.

FABIANO: A única ressalva que eu faria é a seguinte: está entregando já a sua versão pros caras da... PGR, né.  

Entendeu? Presidente, porque tem uns detalhes aqui que eles... (inaudível)  Eles não terão condição, mas quando você coloca aqui, eles vão querer rebater os detalhes que colocou. (inaudível)

Críticas à investigação da PGR
Mais à frente, Fabiano chega a fazer críticas à condução da investigação pela Procuradoria e diz que Janot e os procuradores estão perdidos.


MACHADO: Diz que o... Janot não sabe nada. 

O Janot só faz... (inaudível) cada processo tem um procurador.
 
FABIANO: Eles estão perdidos nesta questão.


(...)

MACHADO: A última informação que vocês têm, não tem nada, não apuraram nada até hoje, é isso?
 

FABIANO: Não.
 
(voz não identificada): É a última informação, né? (inaudível).  


Eles, desde o início, Sérgio, eles estão jogando verde para colher maduro. 

O cara fala: 'eu não conheço o Renan'... (inaudível).
 
FABIANO: Eles foram lá buscar o limão e saiu uma limonada.

Conversa com PGR.


Em outra  conversa, em 11 de março,  sem a presença de Fabiano, Renan e Sérgio Machado comentam a atuação do atual ministro da Transparência, Ficalização e Controle, que teria ido falar com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, depois da reunião que tiveram em 24 de fevereiro.


O “Fantástico” apurou que Fabiano Silveira procurou diversas vezes integrantes da força-tarefa da Lava Jato para tentar obter informações sobre inquéritos que investigam Renan. 

Em conversa, Renan disse que alguém na Procuradoria não havia encontrado nada contra ele e o havia classificado de "gênio".

RENAN: Ele disse ao Fabiano: 'Ó, o Renan... Se o Senan tiver feito alguma coisa que eu não sei... 

Mas esse cara, p****, é um gênio, usou essa expressão. 'Porque nós não achamos nada'.
 

MACHADO: Já procuraram tudo.
 

RENAN: Tudo.

Versões dos envolvidos
Procurado, o ministro da Transparência, Fabiano Silveira, não quis dar entrevista. 


Por meio de nota, admitiu que esteve “de passagem” na residência oficial do Senado, mas que não sabia da presença de Sérgio Machado. 

Ele disse, ainda, que não tem nem nunca teve nenhuma relação com Sérgio Machado. 

Segundo Fabiano, ele esteve “involuntariamente”, em uma conversa informal, e jamais fez gestões ou intercedeu junto a instituições públicas em favor de terceiros.

A defesa do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, disse que não pode se manifestar por causa do sigilo da delação premiada.

O presidente do senado, Renan Calheiros, do PMDB não respondeu aos nossos contatos.

O presidente em exercício, Michel Temer, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não quiseram comentar.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...