Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, abril 23, 2016

Seca fora de época em SP faz Sistema Cantareira chegar no limite

Tirando o auge da crise, abril de 2016 registra o nível mais baixo para o mês dos últimos 12 anos: 36,6% do volume útil.

O tempo seco das últimas três semanas gerou uma preocupação com as principais represas que abastecem a região metropolitana de São Paulo.

Tempo bom não é notícia boa quando se fala de represa. 

Já são 20 dias sem nenhum pingo d’água sobre o Cantareira, o sistema que abastece 7,4 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo.

“Veio um pouco meio cedo essa seca. 

Não é a época dela né, a seca é junho, julho, agosto”, conta o caseiro Jair Satin.

Tirando o auge da crise, abril de 2016 está registrando o nível mais baixo para o mês dos últimos 12 anos: 36,6% do volume útil. 


A uma semana do fim do mês, só choveu 1% da média, o que deixa o maior sistema de abastecimento de São Paulo no limite.

A quantidade de água que entrou nas represas do Cantareira este mês, pela chuva e pelos rios, despencou. 

Já é praticamente o mesmo tanto de água que a Sabesp - a companhia de abastecimento - vem retirando para atender os moradores da Grande São Paulo.

E como serão os próximos meses? 

Hidrólogos traçaram o futuro do reservatório até a época que tradicionalmente volta a chover.

Contando o que tem de volume morto, se chover 50% abaixo da média, o Cantareira deve chegar a outubro com menos de 40% da capacidade. 

Já com chuvas na média, ele não enche nem a metade e, se chover 50% acima da média, o nível ficaria em 54,7%.

Para o especialista Pedro Luis Cortês, o Cantareira está menos preparado para enfrentar dias difíceis. 

“A gente tem, comparativamente falando, hoje, uma quantidade hoje menor de água no sistema Cantareira do que a gente tinha em 2013, que foi o ano que antecedeu a crise. 

Ou seja, se a gente tiver um segundo semestre parecido com o que teve em 2013, é possível que a gente entre no volume morto até mesmo antes do final do ano”, explica o geólogo da USP.

Júnior não pode nem pensar em ver a represa seca de novo: "Muito ruim porque não tem água, não tem vida, não tem barco, as marinas não faturam, acaba o lazer".

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...