Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, abril 24, 2016

Dilma recebe José Eduardo Cardozo no Palácio da Alvorada

Chefe da AGU está à frente da defesa da presidente no impeachment.
Em NY, ela disse que avalia acionar Mercosul e Unasul contra 'golpe'.

Do G1, em Brasília
 

O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, chegou na manhã deste domingo (24) ao Palácio da Alvorada para uma reunião com a presidente Dilma Rousseff. 

Um dos principais conselheiros da presidente, Cardozo também está à frente da defesa da petista no processo de impeachment em andamento no Congresso.

A reunião ocorre na véspera da instalação, no Senado, da comissão especial que vai analisar as acusações contra Dilma e uma semana após autorização da Câmara para instauração do processo.


A expectativa é que entre os dias 11 e 15 de maio os senadores façam a primeira votação sobre o caso em plenário, para decidir se abrem o processo e afastam Dilma da Presidência por até 180 dias.

Em defesa de Dilma, Cardozo tem dito que o processo de impeachment aberto no ano passado não tem base jurídica. 


Afirma, por exemplo, que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), cometeu desvio de poder ao acolher a denúncia por "vingança", por não ter recebido apoio do PT para evitar um processo contra si no Conselho de Ética.

A AGU também nega que atos atribuídos à presidente, como decretos abrindo créditos suplementares e as chamadas "pedaladas fiscais", constituam crimes de responsabilidade. 


Uma das possibilidades é recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para avaliar se há "justa causa" na acusação.

Mercosul e Unasul

Na última sexta (22), Dilma Rousseff afirmou que poderá acionar a chamada "cláusula democrática" do Mercosul, a mesma adotada contra o Paraguai depois do impeachment do presidente Fernando Lugo em 2012, contra o que chamou de "golpe".


Na sequência, em entrevista à imprensa brasileira, ela ressaltou ainda que gostaria que a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) também olhasse para o processo de afastamento que, atualmente, está em tramitação no Senado.

A chamada "cláusula democrática", aprovada em 2011 pelos países que integram o Mercosul, prevê vários tipos de punição em caso de ruptura ou ameaça de ruptura da ordem democrática, de uma violação da ordem constitucional ou de qualquer situação que ponha em risco o legítimo exercício do poder e a vigência dos valores e princípios democráticos.

Dependendo da gravidade do caso, as punições podem incluir a suspensão do país no bloco econômico, com fechamento total ou parcial das fronteiras terrestres para limitar o comércio, o tráfego aéreo e marítimo, as comunicações e o fornecimento de energia, serviços e abastecimento.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...