Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, março 26, 2016

‘É guerra e quem tiver artilharia mais forte ganha’, diz Lula em grampo

Por Ricardo Brandt, Julia Affonso e Fausto Macedo
25/03/2016, 05h47

Ex-presidente assume papel de general Giap, comandante do Exército comunista vietnamita que derrubou tropas norte-americanas e francesas, em conversa com senador do PT sobre enfrentamento à Lava Jato
O ex-presidente Lula, investigado pela Lava Jato, compare-se a gerenal Giap/ Foto: EFE/Sebastião Moreira
O ex-presidente Lula, investigado pela Lava Jato, compare-se a general Giap/ Foto: EFE/Sebastião Moreira


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou-se ao general Vo Nguyen Giap, comandante do Exército do Povo do Vietnã, emblemático estrategistas militar que fez tombar em batalha tropas francesas, norte-americanas e chinesas, ao declarar “guerra” aos investigadores da Operação Lava Jato – que investiga supostos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa envolvendo o petista e sua família.

“É o seguinte meu filho eu tô com a seguinte tese: é guerra, é guerra e quem tiver artilharia mais forte ganha”, declara Lula, em conversa por telefone com o senador Lindberghi Faria (PT-RJ), monitorada com autorização da Justiça Federal, do Paraná.

O parlamentar responde ser aliado nessa batalha. 

“Presidente estamos nessa guerra também, não tenho nada a perder.”

Os dois falam da persecução criminal em andamento em Curitiba e em Brasília contra o ex-presidente Lula e pessoas ligadas a ele, incluindo seus filhos. 

Os grampos foram autorizados pelo juiz federal Sérgio Moro – dos processos em primeira instância da Lava Jato – na fase que antecedeu a Operação Aletheia. 

Deflagrada em 4 de março, o ex-presidente foi o principal alvo. 

Levado coercitivamente para depor, reagiu publicamente com ataques aos investigadores, a quem classificou de “um bando de loucos”.
O ex-presidente Lula cumprimenta o general Giap, lendário comandante vietnamita, com a presidente Dilma Rousseff ao fundo
O ex-presidente Lula cumprimenta o general Giap, lendário comandante vietnamita, com a presidente Dilma Rousseff ao fundo
Lula faz referência ao estrategista de guerra vietnamita: “Você pode me chamar até de general Giap. 

Nós já derrotamos os americanos, os chineses, os franceses e estamos para derrotar a Globo agora”.


O ex-presidente e sua defesa tem atacado meios de comunicação, em especial a Rede Globo. 

Além perseguição política. 

No grampo da Lava Jato o ex-presidente conta ao senador ter conhecido o lendário general Giap. 

“Foi lá no Vietnã, estava bem velhinho já, levei a Dilma (Rousseff) para conversar com ele.”

Giap ficou conhecido como Napeleão Vermelho, foi considerado herói nacional em busto histórico situado abaixo, apenas, do do ex-presidente Ho Chi Minh – o pai da independência vietnamita. 

Os dois se conheceram no exílio no sudeste da China. 

No Vietnã, recrutaram guerrilheiros para a insurgência vietcongue. 

Giap trabalhou como jornalista, antes de entrar para o Partido Comunista Indochinês.

“Vamos levar essa luta”, responde o senador petista – também alvo de investigação da Lava Jato e com o nome citado por delatores.

Fonte: Jornal Estadão.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...