Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, março 22, 2016

Dia Mundial da Água


SAAEP realiza exposição das águas no Dia Mundial da Água.

"E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar". GÊNESIS 2: 15.
"Os seres humanos estão fazendo exatamente o contrário do que Deus determinou que Adão fizesse com o Jardim do Éden, que simbolicamente representa o nosso planeta, qua ao invés de cuidarmos do nosso planeta, guardarmos da depredação e agressão a natureza e ao meio ambiente, estamos todos destruindo-o. 
Valter Desiderio Barreto. 
 
História do Dia Mundial da Água, 22 de março, Declaração Universal dos Direitos da Água, sugestões de preservação, frases e fotos do público que prestigiou a exposição.

Água: um bem natural que deve ser preservado

História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? 

A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). 

E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. 

Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). 

Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? 

Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. 

Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. 

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem. 

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. 

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. 

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. 

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. 

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. 

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. 

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 

Frases sobre o Dia Mundial da Água:

- Água é vida. Vamos usar com inteligência para que ela nunca falte.

- O futuro de nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje.

- Todo dia é dia de água, pois ela está presente em tudo e em todos.

- O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.

- Sem a água não haveria vida na Terra! Pense nisso neste Dia Mundial da Água.

- O uso racional da água hoje é a garantia deste importante recurso natural para as futuras gerações.

Você sabia?

- 2013 foi o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O ano foi definido pela UNESCO como forma de incentivar o uso racional dos recursos hídricos do planeta.

Foi exatamente pensando no seu importante papel de conscientizar a população de Parauapebas sobre a responsabilidade de todos nós cuidarmos e preservarmos esse bem precioso, que o GOVERNO MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS, SOB O COMANDO DO PREFEITO VALMIR QUEIROZ MARIANO, ATRAVÉS DO SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE PARAUAPEBAS-SAAEP, realizou neste dia, a "Exposição das Águas", apresentando diversos painéis com temas e imagens sobre esse líquido precioso, como também, objetos confeccionados com materiais reutilizáveis, pela equipe do Departamento de Meio Ambiente desta autarquia, que tem como coordenadora deste setor, a Pedagoga Gina Miuki Mikawa Barreto, no Centro de Desenvolvimento Cultural de Parauapebas, CDC, situado no Bairro Cidade Nova, aberto ao público das 08 da manhã, as 17 horas, onde passamos o dia inteiro fazendo cobertura jornalística.

Só lamentamos que em se tratando de um evento tão importante como este, que é "criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema", promovido por um órgão que pertence ao governo municipal, não notamos a presença de nenhum representante das demais secretarias do governo Valmir Queiroz Mariano, prestigiando o aludido evento, principalmente as Secretarias Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação. 

A Secretaria Municipal de Educação pelo menos, deveria disponibilizar transporte escolar para conduzir alunos das diversas escolas espalhadas no município, para participarem desta importante exposição alusiva ao "Dia Mundial da Água", que com certeza contribuiria para acrescentar nos currículos dos alunos uma boa gama de experiência para uma vida inteira. 

Esse tipo de comportamento, só quem sai prejudicado são os alunos e professores da rede de ensino pública municipal por não terem facilidade de locomoção até o espaço onde aconteceu esse evento importante para a população de Parauapebas e para o governo Valmir Queiroz Mariano, já que a maioria das escolas do município são afastadas do CDC.

A maioria dos "coadjuvantes", que são os secretários, adjuntos e assessores diretos deste governo, precisam seguir a linha de conduta orientada pelo seu gestor, que é a união em todos os setores de uma administração pública, e parceria em equipe de trabalho, obedecendo única e exclusivamente uma voz de comando, que é exatamente a voz do Comandante máximo que é o Prefeito VALMIR QUEIROZ MARIANO. Porque COMANDO não se tem várias VOZES, COMANDO só tem uma VOZ. 

PÚBLICO PRESENTE.

Diversas pessoas da comunidade parauapebense prestigiaram a exposição  organizada pelo SAAEP, hoje comandado pela gestora Francisquinha de Almeida, sendo que o destaque maior foi o Colégio Estadual de Ensino Médio General Euclydes Figueiredo, onde tive a honra de ter sido o primeiro professor de curso superior da área humanística na década de 80, ministrando as disciplinas de Filosofia, Psicologia e Sociologia, para as turmas dos três primeiros curso de nível Médio, que eram Magistério, Contabilidade e Administração, que se fez representar com um bom número de alunos do 1º e 2º ano do ensino médio, acompanhado pelo Professor James, e que sob sua orientação e coordenação fizeram apontamentos em seus cadernos como trabalho extra classe. 

Destaque também para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Henrique, que participou durante o dia inteiro com quatro alunos e três professoras, com a exposição “REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA DO AR CONDICIONADO”, onde foi apresentado ao público, um sistema de reaproveitamento de reutilização de água que sai do  ar condicionado inventado pelos próprios alunos do Carlos Henrique. 

Parabenizamos o governo Valmir Queiroz Mariano, através de toda “Família SAAEP” por esta importante exposição das águas, neste dia que se comemora o “Dia Mundial da Água”, que tem como objetivo principal despertar o senso crítico de todos nós moradores deste município, que o papel de preservação deste líquido precioso, não cabe somente ao poder público municipal, mas a nós também que somos seus principais usuários, e que devemos ter a consciência que a crise hídrica que já está imperando não só no Brasil como no resto do mundo, é de inteira responsabilidade nossa.


Texto e fotos do jornalista Valter Desiderio Barreto e Gina Miuki Mikawa Barreto.



































































































































































































































Um comentário:

Maria Augusta do Nascimento disse...

Muito linda essa exposição da água, principalmente as peças feitas com materiais reciclados. A Saaep mais uma vez está de parabéns por apresentar a população de nossa cidade esse belo trabalho em comemoração ao Dia Mundial da Água. Uma pena que a Secretaria Municipal de Educação não colaborou com os alunos das escolas municipais colocando os ônibus escolares para transportarem os alunos e seus professores até essa exposição que diga-se de passagem foi o único trabalho apresentado no município no Dia Mundial da Água foi esse pelo Saaep, e por isso merecia toda atenção e colaboração das outras secretarias do governo do nosso prefeito Valmir. Concordo quando o jornalista Valter que fala que está precisando mais união entre as secretarias do governo Valmir Mariano, porque o que mais parece, é que alguns secretários vive competindo um com outro, querendo aparecer mais do que o outro sem pensar na união e colaboração entre eles para o bem da população. Achei muito bonito as imagens dos alunos do Colégio Euclydes Figueiredo, fazendo anotações em seus cadernos sobre os produtos da exposição, com certeza eles aprenderam muita coisa nessa exposição. Parabéns aos funcionários da Saaep juntamente com a gestora Francisquinha por essa bonita e importante exposição.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...