Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, março 27, 2016

Associação de Imprensa divulga nota de repúdio sobre negação de informações na 20ª Seccional de Polícia Civil


Logo Aicop
NOTA DE REPÚDIO – Liberdade de Imprensa


“A Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas declara publicamente o repúdio diante das negações do direito de informação feitas aos profissionais de imprensa que vem acontecendo em Parauapebas na 20ª Seccional Regional de Polícia Civil do Estado do Pará.

A entidade desde o último dia 10 de março tem recebido diversas denuncias da negação do Direito de Imprensa, do Direito da Liberdade de Expressão por parte dos policiais que segundo eles receberam ordens para que não seja repassado à Imprensa nenhum tipo de informação ou entrevista relacionada a casos apresentados na Delegacia. 

Um dos últimos casos ocorreu na tarde desta quinta-feira, 24, quando os jornalistas após tomar conhecimento da prisão de dois assaltantes se deslocaram a Delegacia e ao serem informados que a Polícia Militar já não estava no órgão procuraram o Delegado Gabriel que disse não haver nenhuma ocorrência e não ter nenhum fato apresentado. 

Mas o que vimos foi uma negação de informações o que constituiu um abuso contra as liberdades democráticas e um direito negado à liberdade de imprensa.

Os profissionais de imprensa que já tiveram seus direitos negados são de diversos meios de Comunicação: RBA TV, Jornal O Correio, Rede TV, Blog do Caetano Silva, Blog do Vela Preta, Jornal Carajás o Jornal, Site Pebinha de Açúcar, Jornal Correio do Pará.

A liberdade de imprensa é um dos pilares do estado democrático de direito, pois propicia que todos tenham acesso à informação, o que intimida a arbitrariedade estatal.

 Historicamente percebe-se que há certa interferência do poder público na divulgação de informações e ideias ao povo, prática que pode prejudicar na própria capacidade de formação do pensamento da sociedade. 

O direito à liberdade de imprensa nem sempre deve prevalecer sobre outros direitos fundamentais, já que todos eles são iguais aos olhos da Carta Magna.

Por isto, não existe regra geral que possa ser aplicada, visto que os conflitos ocorrem no exercício legítimo dos direitos, portanto é imprescindível a análise do caso visível.

A imprensa é um eficaz instrumento da democracia, com ela se pode conter muitos abusos de autoridades públicas, motivo pelo qual, há muito tempo a defesa desse direito fundamental é considerada prioridade no âmbito da sociedade.

A Imprensa de Parauapebas através de sua Associação repudia os atos acontecidos e pede que as autoridades que tomem suas devidas providências, uma vez que a liberdade de expressão é a luta do homem em busca do seu próprio espaço, é a possibilidade de manifestar o que o seu íntimo exprime.

Feliz do povo que hoje pode usufruir deste direito fundamental, pois durante muito tempo gerações, em troca de suas próprias vidas, foram obrigadas a se submeter ao poder dos mais abastados, que impediam que a verdade fosse revelada”.

Parauapebas, 25/03/2016

ASSOCIAÇÃO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DE PARAUAPEBAS





COMENTÁRIO:

Meu repúdio a "NOTA DE REPÚDIO" assinada pela AICOP de Parauapebas. 

Não vejo nenhum motivo para alguns representantes da "Imprensa de Parauapebas" tentar achincalhar a 20ª Seccional Regional de Polícia Civil do Estado do Pará, com essa "Nota de Repúdio" sobre a "negações do direito de informação feitas aos profissionais de imprensa". 

O que na verdade tem acontecido em Parauapebas, é que alguns representantes de veículo de comunicação que atuam como profissionais na área de imprensa deste município, tem interpretado de forma equivocada o conceito de "4º Poder" que é atribuído a imprensa. 

Não vou generalizar, mas o que tem de jornalista e repórter que se acham o "Ban...ban...ban" da imprensa local, não é brincadeira ! 

Por se acharem detentores do 4º Poder, ao chegarem em qualquer repartição pública do município querem ser tratados como "autoridade máxima" da comunicação, e que por isso, devem ter tratamento Vip, de quem eles acham que são obrigados a lhes receberem para prestarem informações de seus interesses. 

Quando não são atendidos de acordo as suas conveniências, procuram jogar a comunidade contra tais instituições e seus representantes noticiando fatos, que se forem apurados, se descobre que os motivos das "insatisfações" dos "profissionais da imprensa" são outros não revelados. 

Por exemplo: A maioria dos "Representantes" dos veículos de comunicação citados no "Ato de Repúdio", fazem parte do BLOCO DE OPOSIÇÃO ao governo Valmir Queiroz Mariano e ao governo Simão Jatene

Ou seja, não representam na realidade, a imprensa séria, proba, imparcial e inteligente  de Parauapebas. 

Nas grandes cidades do Brasil, nenhuma entidade que representa os profissionais da imprensa, descem a esse nível de publicar uma "NOTA DE REPÚDIO"
"diante das negações do direito de informação feitas aos profissionais de imprensa", tais profissionais até ignoram essas situações, porque eles têm muito o que fazer e entendem que nem sempre é possível ser atendidos em apurações de certos fatos envolvendo ações e atuações de autoridades policiais, principalmente em delegacias de polícia. 

Esse tipo de coisas só acontece em Parauapebas.
 
A AICOP precisa se aliar com as autoridades policiais do município para descobrir o autor da suposta "Tentativa de homicídio" sofrida pelo seu ex-presidente Frank James, que agora é o Vice na atual diretoria,  no dia 18 de outubro de 2014, em pleno meio dia nas dependências da "sede da entidade", conforme reprodução da matéria abaixo.

Valter Desiderio Barreto. 
 

Presidente da Associação de Imprensa de Parauapebas sofre tentativa de homicídio

O atual presidente da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (AICOP), Frank James, sofreu uma tentativa de homicídio neste sábado (18) nas dependências da sede da entidade que fica localizada na rua Marabá, bairro da Paz.

De acordo com as primeiras informações chegadas à reportagem do Portal Pebinha de Açúcar, era por volta das 12h10min da manhã de hoje quando um homem que estava pilotando uma moto biz de cor preta, entrou na sede da Associação de Imprensa de Parauapebas e se deparou com um dos filhos de Frank James, na oportunidade, o homem perguntou ao garoto onde seu pai estava, e por sua vez ele informou que seu pai estava na cozinha da entidade.
Chegando lá, o elemento disse as seguintes palavra à Frank James: “É você mesmo vagab… …agora tu vai ver o que é bom”, porém, de acordo com Frank, o homem estava muito nervoso, e ao afirmar ao elemento que a polícia tinha chegado, Frank James consegui fugir pulando o muro e caindo de cima de um telhado da casa de um dos vizinhos da sede da AICOP e se machucou com a queda.

Depois do ocorrido, imediatamente o presidente da AICOP acionou a polícia e em companhia de vários profissionais de imprensa se deslocou para a Seccional de Polícia Civil de Parauapebas, onde registrou ocorrência e pediu soluções para que o caso seja apurado.

No momento da tentativa de homicídio, além de Frank James, sua esposa e mais três filhos estavam no local.



Fonte: Pebinha de Açúcar.

 

Um comentário:

Valdivino Souza Monteiro disse...

Só você nosso Comendador e grande jornalista Valter de Parauapebas pode enfrentar esse grupo que se diz representante da imprensa da nossa cidade !

Eu assino embaixo tudo o que você fala sobre eles. Quem já se viu, uma imprensa sem nenhuma credibilidade na nossa cidade que não contribui em nada de bom para nós população, quer se encher de autoridade contra as autoridades policiais do nosso município usando o pretexto de liberdade de imprensa para atacarem os poderes constituídos e seus representantes só porque eles não são atendidos na hora que eles querem! Isso é uma falta de vergonha desses caras que se julgam os maiorais da imprensa de Parauapebas. Como você mesmo diz nessas sua matéria, que não são todos profissionais de imprensa que agem como esse grupo que acha que pode intimidar os policiais de nossa cidade com suas denúncias e manifestações sem nenhum respaldo e principalmente os Delegados de Polícia. Seria muito bom que o Delegado que eles estão usando o nome dele de forma indevida nesse ato de repúdio, metesse um processo no rabo deles todos por abuso de poder de imprensa também, porque assim como tem o abuso de autoridade, eu acho que deve ter também o abuso de poder de imprensa para eles tomarem vergonha na cara e procurar se preocupar com coisas mais importante no nosso município, e não está perturbando o trabalho das polícias, militar e civil, que tem se esforçado para dar o melhor dela pela população de nossa cidade. Por isso que eu lhe admiro muito jornalista Valter pelo seu comportamento como profissional de imprensa aqui em Parauapebas que é bem mais antigo do que esse pessoal que vive procurando criar situação e implicando com quem eles não devem somente para aparecer. Eles tem que aprender fazer jornalismo com você, até porque você é o pioneiro da imprensa aqui em Parauapebas. Parabéns pela sua matéria grande professor, escritor, jornalista e Comendador que sabe onde coloca seus pés. Abraço. Valdivino Souza Monteiro. Seu fã de carteirinha.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...