De acordo com as primeiras informações chegadas à equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, foram presos nesta quarta-feira (24), Sílvia Cléia do Nascimento, Fábio Costa Silva e Wellim Botelho, com eles foram presos outras duas pessoas, e duas conduzidas coercitivamente, sendo uma por porte ilegal de arma de fogo.

O ato se deu como fruto do Operação * “Keylogger”, após cinco meses de investigação feita pelo MPE (Ministério Público Estadual), que após denúncia de subtração de valores de conta corrente de uma pessoa jurídica, iniciou a apuração dos fatos.

“A partir disto iniciamos as investigações e chegamos a uma empresa”, conta a delegada Vanessa Lee Araújo, responsável pelo inquérito, detalhando que o Modus operandi dos envolvidos era o crackeamento de contas correntes através do envio de um MAUER, vírus que capta a senha e demais dados bancários e após isso, pagavam contas e faziam outros desfalques nas contas bancárias das vítimas.

Ainda de acordo com a delegada, ainda não se sabe o montante de valores desviados pelos envolvidos e nem quantas vítimas eles fizeram, mas que agora com as prisões e apreensão de computadores e documentos será possível desmanchar todo o esquema e apurar os detalhes dos fatos. “Agora com a prisão e o ato de arrecadação muitas coisas poderão ser descobertas”, resume Vanessa Lee.

O advogado dos acusados, Gian Soares, não quis gravar entrevista com a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, mas adiantou em off que não foram apresentados mandados de prisão, o que, segundo ele, torna as prisões irregulares.

* Keylogger (que significa registrador do teclado em inglês) é um programa de computador do tipo spyware cuja finalidade é registrar tudo o que é digitado, quase sempre a fim de capturar senhas, números de cartão de crédito e afins. 

Muitos casos de phishing, assim como outros tipos de fraudes virtuais, se baseiam no uso de algum tipo de keylogger, instalado no computador sem o conhecimento da vítima, que captura dados sensíveis e os envia a um cracker que depois os utiliza para fraudes.

A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar continua acompanhando o trabalho da Polícia e dentro de qualquer momento publicará mais atualizações sobre este caso.

Fonte:
Reportagem: Francesco Costa – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar