Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, fevereiro 25, 2016

Subida do mar no século passado é a maior em 3 mil anos, diz estudo

No último século, o nível do mar subiu cerca de 14 centímetros, estima.

Pesquisa ainda detectou queda do nível do mar entre os anos 1000 e 1400.

Da AFP


Segundo o estudo, que teve como base um novo enfoque estatístico desenvolvido pela Universidade Harvard, os oceanos diminuíram 8 centímetros entre os anos 1000 e 1400, período marcado por um esfriamento planetário de 0,2 grau Celsius.

"É incrível observar uma variação semelhante do nível do mar por um esfriamento tão leve do mundo", disse o professor Kopp.

A temperatura média global é atualmente 1 grau Celsius mais elevado no final do século XIX, acrescentou.

Para determinar a evolução do nível do mar durante os últimos três milênios, os cientistas compilaram novos dados geológicos, indicadores de subida das águas, pântanos e recifes de coral, e sítios arqueológicos.

Geleiras estão derretendo mais rápido

Eles também usaram os levantamentos de dados de marés em 66 locais em todo o mundo durante os últimos 300 anos.

Estas estimativas precisas da mudança no nível do mar ao longo dos últimos 3.000 anos pode fazer projeções mais precisas, explicou Andrew Kemp, professor de Oceano e Ciências da Terra da Universidade Tufts.

Os pesquisadores também calcularam que o nível dos oceanos "muito provavelmente aumentaria de 51 cm a 1,3 metros durante este século se o mundo continuar dependendo tanto de combustíveis fósseis".

Em 12 de dezembro do ano passado, 195 países adotaram o Acordo de Paris - que entre outras coisas prevê que as temperaturas não subam mais do que 2 graus acima da era pré-industrial.

Se estes compromissos levarem a uma eliminação gradual do carvão e hidrocarbonetos, o aumento do nível dos mares pode chegar a ser de 24 a 60 centímetros, de acordo com o estudo.

"Estes novos dados sobre o nível do mar confirmam mais uma vez que este período de aquecimento moderno é incomum, pois se deve a nossas emissões de gases de efeito estufa", afirmou Stefan Rahmstorf, professor de oceanografia no Instituto de Pesquisa sobre Impacto Climático de Potsdam, na Alemanha. Estes dados "mostram que o impacto mais perigoso do aumento das temperaturas é o aumento dos oceanos, o que já está bem avançado", observou.

"O gelo derrete mais rapidamente quando as temperaturas sobem, é física básica", brincou.

De acordo com outro relatório divulgado na segunda-feira, sem o aquecimento global desde o início da era industrial e seu impacto sobre a subida dos oceanos, mais de metade das 8000 inundações no leste dos Estados Unidos desde os anos 1950 não teriam ocorrido.

As zonas costeiras habitadas que estão abaixo o no mesmo nível do mar são particularmente vulneráveis, sobretudo a região da baía de Chesapeake, sobre a costa leste dos Estados Unidos, explicaram os autores do estudo.


Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...