Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, fevereiro 25, 2016

Samarco pede licenciamento para transferir rejeitos de Fundão, em MG

O pedido foi divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais.
Mineradora quer usar 2 cavas da mina em Mariana para depositar material.

Do G1 MG
Funcionários precisaram ser retirados da área de trabalho após deslocamento de lama em barragem da Samarco em Mariana (Foto: Reprodução/TV Globo)Barragens de Germano e Fundão, da Samarco, em Mariana (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) informou que a Samarco apresentou um pedido de licenciamento para colocar os rejeitos remanescentes na barragem de Fundão, em Mariana, em duas cavas dentro da unidade de Germano. 

O pedido foi pré-formalizado nesta quarta-feira (24), na Superintendência Regional de Regularização Ambiental Central Metropolitana (Supram).

 

O rompimento da barragem de Fundão, que pertence à mineradora Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, destruiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e afetou outras localidades, além das cidades de Barra Longa e Rio Doce.

Os rejeitos também atingiram mais de 40 cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

O desastre ambiental é considerado o maior e sem precedentes no Brasil. Dezessete pessoas morreram e duas estão desaparecidas.

 A Polícia Civil indiciou e pediu a prisão preventiva de sete pessoas, sendo seis executivos da Samarco e um da VogBR, por 19 homicídios. 

A Justiça ainda não respondeu sobre os pedidos de prisão e nem sobre o indiciamento.

Desde o dia 6 de novembro de 2015, um dia após o rompimento de Fundão, a Samarco está com as atividades na mina de Germano suspensas pela Semad.

De acordo com a Semad, estudos técnicos foram pedidos à mineradora para embasar a decisão do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), que deve avaliar o pedido.

O G1 procurou a Samarco e aguarda retorno.

Segundo o documento apresentado à secretaria, ao qual o G1 teve acesso, a mineradora descreve o pedido como mudança de atividade licenciada de lavra para disposição de rejeitos.

O volume total a ser transportado de Fundão para as cavas de Germano e Alegria Sul é de R$ 12 milhões de metros cúbicos.

De acordo com o pedido da Samarco, o rejeito fino, que tem mais água, seria transferido para a cava de Alegria Sul, e o rejeito arenoso, mais sólido, seria transportado para a cava de Germano. Esta transferência do rejeito será feita, se aprovada, com uso de tubulação e sistema de bombeamento.

Ainda de acordo com a descrição da atividade feita pela Samarco à secretaria, a cava de Alegria Sul precisa ser previamente preparada para receber este material.
Suspensão das atividades
 

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais suspendeu as atividades da Samarco em Mariana no dia 6 de novembro de 2015 diante do "grave e iminente risco para novas vidas humanas, para o meio ambiente e recursos hídricos".

A empresa não pode operar a mina de Germano, de onde extrai minério de ferro, até que repare todos os danos causados pelo rompimento de duas barragens na última quinta-feira (5).

Durante o período de embargo, a Samarco só poderá fazer ações emergenciais, que minimizem o impacto do rompimento e previna novos danos.

06/11 - Carros e destroços de casas são vistos em meio a lama após o rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Samarco no Distrito de Bento Rodrigues, no interior de Minas Gerais (Foto: Felipe Dana/AP)Carros e destroços de casas eram vistos em meio a lama após o rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Samarco no Distrito de Bento Rodrigues, no interior de Minas Gerais (Foto: Felipe Dana/AP)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...