Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, fevereiro 06, 2016

Rompimento de barragem afeta abastecimento de água em São José

Barragem de lagoa de mineração rompeu e lançou resíduos no Paraíba.
Sabesp emite alerta a Taubaté e Pinda, que podem ser prejudicadas.

 

Do G1 Vale do Paraíba e Região
Resíduos interromperam captação de água no Paraíba em São José (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Foto mostra resíduos espalhados no rio na manhã deste sábado (6) (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)


O rompimento da barragem em uma lagoa de mineração de areia, com lançamento de rejeitos no Rio Paraíba do Sul, afeta o abastecimento de até 75% da população em São José dos Campos neste sábado (6) - o equivalente a cerca de 150 mil ligações. 

O fornecimento começou a ser afetado nesta sexta-feira (5) por volta das 19h30 e gradualmente atingiu todas as regiões da cidade. 

A previsão é que o serviço seja restabelecido neste domingo (7).
Com o avanço da mancha de rejeitos no curso do rio, um alerta foi emitido pela Sabesp para as unidades de Taubaté e Pindamonhangaba, cuja população pode ser afetada pelo problema a partir desta tarde. 

Caçapava é abastecida exclusivamente por poços e não deve ser atingida pelo problema.

O lançamento de rejeitos aconteceu na manhã desta sexta-feira, quando a mineradora Rolando Comércio de Areia fazia as atividades de extração em uma cava de areia próxima ao rio, em Jacareí (SP). 

A empresa depositava, irregularmente, os rejeitos da extração na cava de uma outra mineradora, que está com as atividades paralisadas, em processo de renovação de licença.
Mineradora lança rejeitos de areia no Paraíba (Foto: Reprodução/TV Vanguarda) 
Mineradora lança rejeitos de areia no Paraíba
(Foto: Reprodução/TV Vanguarda)


O lançamento não autorizado elevou o nível de sedimentos na lagoa e causou o rompímento da estrutura, lançando os rejeitos no Paraíba - o manancial abastece cidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Abastecimento

Em São José, a água captada no rio abastece 75% da população, o equivalenbte a cerca de 500 mil pessoas. 


O restante é abastecida por meio de poços. 

A estação de tratamento fica na região central.
De acordo com a Sabesp, os moradores das regiões norte e sul foram os primeiros a serem afetados. 

"Depois, assim que os reservatórios eram esvaziados em cada localidade, íamos interrompendo o fornecimento para as demais regiões. 

Estamos monitorando de hora em hora a situação da água captada, mas ainda há turbidez, o que impossibilita a distribuição", disse o engenheiro José Carlos Vilela, gerente do Departamento Distrital da companhia em São José dos Campos.

Ele contou que a captação no Paraíba é feita com uma turbidez de 20 UNT (escala que mede a turbidez da água) e que, nesta sexta, após o rompimento da barragem, o índice chegou a 1.080 UNT, considerado crítico. 

A água é considerada potável até 5 UNT.

No começo da tarde deste sábado, a Sabesp atualizou a informação e disse que vai iniciar a captação na estação de tratamento às 15h. 

O serviço deve voltar ao normal no domingo.

Cetesb

Técnicos da Cetesb monitoram desde esta sexta-feira a situação no local. 


Após análise da amostra da água lançada no Paraíba e, com base no que foi apurado no local, vai avaliar a penalização cabível à Rolando Comércio de Areia.

A amostra da água foi encaminhada para o laboratório de Taubaté, mas não há previsão de divulgação dos resultados. 

Eles não conseguiram mensurar a quantidade água com resíduos está saindo da lagoa. 

Até a publicação desta reportagem não foi constatada a mortandade de peixes.

A mineradora Rolando Comércio de Areia informou nesta sexta apenas que está trabalhando para conter o problema. 

Nenhum representante foi localizado neste sábado para comentar o assunto.

A Prefeitura de Jacareí informou que a empresa responsável pelo funcionamento da mineradora foi multada pela administração municipal em R$ 11.760. 

A empresa já havia sido multada anteriormente por descumprir a legislação municipal. 

Como é reincidente, foi multada pelo dobro do valor.
Rejeitos da mineração de areia se espalham pelo Rio Paraíba (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Lagoa que abriga resíduos da imagem (no centro da imagem) rompeu nesta sexta-feira (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...