Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, fevereiro 25, 2016

Dias Toffoli assume pedido de novo inquérito sobre Renan Calheiros

PGR viu movimentação suspeita de R$ 5,7 milhões nas contas do senador.
Descoberta foi feita durante investigação sobre suposto uso de notas frias.

Renan Ramalho e Mariana OliveiraDo G1 e da TV Globo, em Brasília

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi designado nesta quinta-feira (25) para assumir a relatoria de um novo pedido de inquérito sobre o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). 
 
O pedido para investigar o senador foi apresentado na última sexta (19) pela Procuradoria Geral da República e inclui indícios de movimentação financeira suspeita de R$ 5,7 milhões nas contas do senador.

A PGR também busca provas da suposta prática de lavagem de dinheiro e peculato (desvio de recursos públicos). 

A suspeita surgiu em outra investigação sobre Renan Calheiros, relacionada ao suposto uso de notas fiscais frias para tentar justificar renda.


O pedido de inquérito já contém 1.922 páginas, distribuídas em 9 volumes, e foi inicialmente apresentado ao ministro Edson Fachin, relator do inquérito sobre as notas frias.

Ele, no entanto, abriu mão do novo caso por não ver relação com o caso anterior.

Dias Toffoli foi sorteado como novo relator por determinação do presidente do STF, Ricardo Lewandowski.

A nova apuração sobre Renan Calheiros foi originada do inquérito sobre as notas frias.

 Dentro dela, o Ministério Público encontrou indícios de "infrações penais tributárias", como sonegação de impostos, relacionadas à venda de gado, e abriu uma nova frente de investigação específica para isso.

Primeiro caso

O inquérito original surgiu de suspeitas de que um lobista ligado à empreiteira Mendes Júnior pagava a pensão de uma filha que ele teve fora do casamento com a jornalista Mônica Veloso. 


O escândalo, ocorrido em 2007, foi uma dos fatores que levou Renan a renunciar à presidência do Senado na época.

Para desmentir, Calheiros apresentou ao Conselho de Ética notas e comprovantes de transporte de gado para comprovar que tinha renda suficiente para arcar com a pensão. 

Uma análise da Polícia Federal, no entanto, levantou dúvida quanto à veracidade dos documentos e a PGR denunciou o senador por falsidade ideológica. 

Esse inquérito já tem quase 9 mil páginas.

No STF, Renan Calheiros também é alvo de seis inquéritos derivados da Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras e sob relatoria do ministro Teori Zavascki.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...