Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, fevereiro 01, 2016

Avanço na saúde pública em Parauapebas: UPA em funcionamento.




Inaugurada na tarde da última quarta-feira de janeiro (27), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Cidade Jardim, está de portas abertas realizando atendimentos de saúde em urgência e emergência. 

Desde o horário da inauguração até o início da manhã desta quinta-feira (28), já foram atendidos 22 pacientes no local.

A dona de casa Dariane Sousa Mota levou o seu filho de 10 anos para uma consulta na UPA, logo após a inauguração. 

“Meu filho estava passando mal. 

Tenho plano de saúde, mas preferi trazer ele aqui na UPA porque sei que o atendimento é rápido, que ele já poderá fazer exames e até sair medicado, além de ficar mais perto da minha casa”, disse.

“Enquanto em muitos municípios tem UPA sendo fechada por conta da crise econômica, o nosso governo se esforça e entrega à população essa unidade de pronto atendimento com a máxima qualidade, feita com muito empenho e dedicação para oferecer uma saúde pública melhor a cada dia em nossa cidade”, destacou o prefeito Valmir Mariano.

De acordo com Geraldo Barroso, representante da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), a estrutura da UPA é destaque. 

“Pelo menos 40 municípios do Pará já contam com UPA, mas, nenhuma delas tem estrutura física e de equipamentos como essa de Parauapebas. 

A população está de parabéns por ter uma equipe de gestão do município tão eficiente e preocupada em salvar vidas, oferecendo serviço de qualidade”, frisou Geraldo Pereira.

“A inauguração da UPA é um grande avanço na saúde pública do nosso município, um divisor de águas. 

A qualidade da estrutura e a possibilidade de contar com equipamentos de última geração contribuem diretamente para a eficiência e a humanização do atendimento”, informou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), João Luiz Ribeiro.

“Trabalhar aqui é um sonho realizado para nós profissionais”, destacou o enfermeiro Manoel Ilson Carvalho, coordenador de urgência e emergência do município e que atuou vários anos no Pronto Socorro Municipal na época em que a estrutura era precária. 

UPA de Parauapebas

Uma das maiores do país, a UPA de Parauapebas conta com uma área de mais de 1.400 m2, dispõe de 28 leitos, entre adulto e pediátrico, e tem capacidade para realizar até 500 atendimentos de urgência e emergência 24 horas por dia, dessa forma vai desafogar o Pronto Socorro Municipal. 

Pelo menos 80 profissionais trabalham em escala de turno para atender a demanda.

A estrutura conta com: ampla sala de recepção; sala de triagem; três consultórios clínicos de adulto e dois pediátricos; sala de raio-x; consultório odontológico para atendimento de urgências e emergências; sala de sutura e curativos; sala coletiva de inalação e administração de medicamentos, com poltronas individuais e confortáveis; laboratório para realização de exames de urgência e emergência; sala de coleta; enfermaria adulta e pediátrica, para pacientes que precisarem ficar em observação, assim como apartamentos individuais; sala vermelha, para atendimentos de emergência, onde o paciente será estabilizado e contará com o aparelhamento de uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).
 
UPA, Unidade Básica de Saúde, Samu e Hospital

Os atendimentos realizados na UPA diferenciam-se dos ofertados nas unidades básicas de saúde, nela não se disponibiliza, por exemplo, vacinação, nem agenda de consultas médicas ou de exames especializados, somente atendimentos de urgência e emergência. 

Na UPA o paciente não fica internado, ele pode ficar em observação por até 12 horas, caso seja necessário, é encaminhado para o hospital municipal.

A UPA, classificada como serviço de saúde de média complexidade, completa a rede de urgência e emergência do município, iniciada com a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em 2014. 

A maior parte das ocorrências atendidas pela equipe do SAMU deverá ser encaminhada para a UPA.  

A inauguração do novo hospital municipal completará a oferta de serviços de saúde no município, em todos os níveis de complexidade. 

De acordo com o prefeito Valmir Mariano, ainda neste semestre o novo hospital será inaugurado. 

O promotor de justiça, Hélio Rubens, presente na inauguração da UPA, reforçou o empenho do Ministério Público para que a obra civil seja entregue até o final de março.

Texto: Karine Gomes
Fotos: Irisvelton Silva

OBS: As fotos serão enviadas até o final do expediente.

Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social
Núcleo de Imprensa | imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 2079
  | (94) 8807-7734
www.parauapebas.pa.gov.br   

     






Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...