Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, janeiro 29, 2016

Parauapebas tem receita de merenda entre as mais saborosas do Brasil



Emoção. 

Essa é a palavra que define a conquista de um prêmio por uma merendeira de Parauapebas, que mostrou ao Brasil inteiro ser possível, sim, com simplicidade e amor construir um belo e saboroso prato.

Na quinta-feira, 28, em Brasília (DF), a merendeira Maria Alerte da Silva, de 40 anos, que trabalha na Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte e que pegou um júri técnico pelo cheiro e paladar de seu tempero, tornou-se a campeã das merendeiras entre as candidatas da Região Norte. 

Com seu prato de arroz de cuxá com charque, Arlete conseguiu fazer uma chefe de cozinha exigente, uma aluna de paladar aguçado e outros três jurados se renderem ao sabor do tempero que saiu do Pará.

O concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar” foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a fim de eleger as cinco melhores receitas, uma de cada região brasileira.

Ao todo, 2.433 merendeiras foram inscritas em todo país e apenas 15 chegaram à final após as diversas seletivas. 

As finalistas, três de cada região, foram selecionadas para disputar em Brasília a prova de degustação pública. 

A notícia boa foi que, além da receita de Maria Arlete, outro prato parauapebense entre os três nortistas estava no páreo: o escondidinho de frango de Vanuza do Nascimento Sousa da Costa, de 37 anos, que cozinha diariamente para as crianças da EMEI Mundo Infantil.

Para Maria Arlete, vencedora da melhor receita do Norte, é uma honra representar Parauapebas em nível nacional. 

“Estou muito feliz e agradecida a todas as pessoas que, juntamente comigo, lutaram para fazer deste sonho realidade”, declarou, emocionada, elogiando o apoio dado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para que ela pudesse disputar a premiação – um troféu, R$ 5 mil na conta e uma viagem de férias para Santiago, no Chile, com direito a acompanhante.

A merendeira Vanuza também destacou que valeu a pena participar. 

“Só de chegar aonde chegamos, já podemos nos sentir vitoriosas. 

É um sonho viver tudo isso”, ressaltou.

VALORIZAÇÃO

Um dos principais objetivos do concurso é valorizar o papel das merendeiras, além de promover a formação de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar e fora dele, uma vez que, o trabalho das merendeiras é parte integrante do fazer educacional.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Leila Lobato, que esteve em Brasília para acompanhar de perto o concurso e ficou na torcida pelas profissionais de Parauapebas, essa vitória é muito importante para o município. 

“A partir do trabalho de nossas merendeiras, reconhecemos e valorizamos o papel dessa classe profissional e promovemos a formação de hábitos saudáveis em nossas escolas, como bem assim pressupõe o Ministério da Educação”, explica a titular da Semed, ressaltando que a vitória de Maria Arlete é uma conquista de classe e fruto de compromisso de todos envolvidos, da escola onde ela trabalha aos investimentos em educação promovidos pelo prefeito Valmir Mariano.

O presidente do FNDE, Idilvan Alencar, esclareceu que o concurso é inédito no país e uma estratégia de comemorar os 60 anos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), que visa à alimentação saudável dos estudantes brasileiros.

O CONCURSO

No “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”, foram inscritas receitas regionais e criativas. 

Aspectos como viabilidade na alimentação escolar, valorização de hábitos locais, atividade de educação alimentar e nutricional e aspectos sensoriais (aroma, sabor, textura e cor) foram levados em conta.

Um dos critérios considerados durante a seletiva foram os projetos implantados nas escolas que oferecessem aos alunos alimentação saudável e de qualidade. 

No caso da Escola Novo Horizonte, da merendeira campeã Maria Arlete, lá foi implantada uma horta para produção de hortaliças orgânicas, com a utilização de caixotes, o que contribui para preservar o meio ambiente. 

Os alimentos produzidos na horta enriquecerão o cardápio da merenda na escola.

Núcleo de Imprensa - Prefeitura de Parauapebas 


Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...