Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, novembro 22, 2015

UFPA tem primeiro indígena com título de doutor


 UFPA tem primeiro indígena com título de doutor (Foto: Divulgação/UFPA)


A Universidade Federal do Pará (UFPA) vivenciou um momento histórico na última sexta-feira (20), quando Almires Martins Machado, da etnia Guarani, se tornou o primeiro indígena a receber o título de doutor pela instituição.

 Ele participava do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e defendeu uma tese sobre a história de seu povo.

O trabalho, intitulado “De Sonhos ao Oguatá Guassú em busca da(s) Terra(s) Isenta(s) de Mal”, contou sobre a migração dos Guarani, que saíram de Missiones, na Argentina, até chegar ao Pará, em busca do que chamam de “terra sem mal”, abordando as motivações do seu povo, compreensão de mundo e o significado dessas mudanças de locais de morada, tudo sob a visão da população indígena.

Segundo Almires, tanto o seu ingresso no ensino superior como o tema de sua tese foram escolhidos coletivamente pela comundiade Guarani. 

 “Quando disse na minha aldeia que iria fazer uma tese, me disseram ‘Agora vais escrever a nossa história, de um jeito que os brancos entendam’”, afirmou.
Almires fez graduação em Direito, no Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), no Mato Grosso do Sul, e mestrado em Direitos Humanos e Doutorado em Antropologia, na UFPA.

(DOL com informações da UFPA)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...