Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, novembro 17, 2015

Fotos mostram plataforma 'fantasma' do metrô feita em 1979 e nunca aberta


Estrutura na Carioca foi feita para extensão até a Praça 15.
Jovens que defendem conclusão da obra visitaram o local.

Alba Valéria MendonçaDo G1 Rio
Estação fantasma do Metrô no Centro do Rio (Foto: Divulgação/Luis Henrique Barroso)Estação fantasma do metrô no Centro do Rio (Foto: Luis Henrique Barroso / Arquivo pessoal)
Muita gente que circula apressada pela plataforma da estação Carioca do Metrô Rio e viaja apertado em trens, tanto da Linha 1 quanto da Linha 2, não tem ideia de que 15 metros abaixo está esquecida há mais de 35 anos uma possível saída para ajudar a desafogar o sistema. 
Trata-se de uma plataforma abandonada desde 1979, construída no nível original da Linha 2, que deveria se estender até a Praça 15.
“O mais incrível é que falta muito pouco para desafogar o sistema. 
Somente 3,7 quilômetros de trilhos. 
E duas estações: Praça da Cruz Vermelha e Praça Quinze”, destaca o estudante de arquitetura Atílio Flegner.
Amigos visitam estação fantasma do Metrô no Centro do Rio (Foto: Divulgação/Luis Henrique Barroso)Amigos visitam estação 'fantasma' do Metrô
(Foto: Luis Henrique Barroso / Arquivo pessoal)
Flegner, o engenheiro Luiz Henrique Barroso e o jornalista Miguel Gonzalez visitaram, junto com o engenheiro Fernando MacDowell, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC) e ex-diretor do Metrô, a estação "fantasma" na sexta-feira (13) e ficaram surpresos com o que encontraram, como revelou reportagem publicada no jornal "O Dia".
“A estrutura para a extensão da Linha 2, a plataforma dos passageiros, escadas e acessos estão praticamente prontos. 
Tem trechos que já receberam acabamento de pastilha nas paredes. 
A obra está parada desde a década de 1980 por falta de investimentos. 
O que é mais incrível é que o governo do estado preferiu investir na construção da estação Cidade Nova e na Linha 4 até a Barra da Tijuca”, lamenta o estudante.
Flegner, Barroso e Gonzalez há tempos se interessam pelo transporte público e em seus blogs levantam questões como a necessidade de se melhorar a mobilidade urbana, o que inclui investir em transporte de massa como o metrô. 
Eles tentaram fazer a visita durante dois anos. 
A autorização aconteceu depois que eles tiveram um encontro com o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osório.
Túneis da estação estão praticamente intactos (Foto: Divulgação/Luis Henrique Barroso)Túneis da estação estão praticamente intactos (Foto: Luis Henrique Barroso / Arquivo pessoal)
"Nós nos interessamos pelas melhorias na mobilidade da cidade. Somos ciclistas e defendemos o uso do transporte público. 
Nos conhecemos frequentando encontros de discussão sobre o tema", explicou o estudante de engenharia Luiz Henrique Barroso. 
“A estação Cidade Nova criou a chamada Linha 1A, o que para a gente não passa de uma gambiarra, pois ela nivela as duas linhas do metrô, atravancando o sistema. 
Por isso, quando um trem quebra numa linha interfere e até paralisa a outra linha. 
Se o trajeto original da Linha 2 tivesse sido mantido, as linhas seriam independentes e a transferência de passageiros poderia ocorrer tanto no Estácio quanto na Carioca”, explica Flegner.
Barroso defende a conclusão da expansão da obra da Linha 2 e diz que o objetivo da visita à estação inacabada foi chamar a atenção da sociedade. 
A visita deles durou cerca de uma hora. 
As fotos foram feitas com ajuda de lanternas com dificuldade para identificar o que estavam vendo.
Vigas da construção da estação estão aparentes  (Foto: Divulgação/Luis Henrique Barroso)Vigas da construção da estação estão aparentes (Foto: Luis Henrique Barroso / Arquivo pessoal)
" A conclusão da obra incrementaria o transporte de 400 mil passageiros. Não dá para expandir nenhuma linha do Metrô antes de completar a obra. Ela é primordial", disse.        
Aluno de MacDowell na PUC, Flegner cita um artigo publicado pelo professor na revista do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-RJ), em 2009, no qual ele afirma que se o projeto original da Linha 2 tivesse sido mantido, os intervalos entre os trens seriam menores e os trens teriam mais vagões podendo transportar cerca de 60 mil passageiros dia.
No artigo, MacDowell diz que a Linha 1A “congelou” a Linha 2, que foi projetada para ter intervalos de aproximadamente 2 minutos entre as viagens e trens com oito vagões. 
Mas como a Linha 1 corre nos mesmos trilhos, os intervalos entre os trens nas duas linhas são de aproximadamente 4 minutos e os trens têm apenas seis vagões.
G1 entrou em contato com a secretaria de Transportes. 
A secretaria não respondeu aos questionamentos e apenas informou que, nesta quarta-feira (17), o secretário fará uma coletiva, na estação Carioca, sobre a expansão da linha 2 até a Praça 15.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...