Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, outubro 21, 2015

Professores da rede municipal visitam minas de Carajás




Sessenta professores da rede municipal de ensino visitaram, no último sábado (19), as instalações da mineradora Vale na Serra Norte de Carajás, município de Parauapebas. 

O passeio teve como objetivo apresentar aos educadores as principais operações de mineração e ações de preservação e conservação ambiental realizadas pela empresa no entorno das minas. 


Divididos em dois grupos, um de professores de História e outro de professores de Geografia, os docentes foram direcionados a áreas distintas. 

A primeira equipe conheceu especificamente as minas de N1 e N4, o Armazém, o Centro de Materiais Descartáveis (CMD), o Mirante e a Usina. 

O outro grupo encaminhou-se ao Zoobotânico e ao Viveiro de Mudas.


Esta é a segunda vez em que os grupos participam da excursão. 

No mês passado, eles foram direcionados a destino oposto ao do último sábado, com a finalidade de proporcionar aos visitantes o conhecimento tanto do complexo minerador quanto das áreas de preservação ambiental.


Os educadores foram recepcionados por Ana Rita Freitas e Paula Mayumi Queiroz, da Assessoria de Comunicação da empresa em Carajás, e por Paulo Horta, diretor de operações Ferrosos Norte. 

Eles apresentaram um breve histórico da Vale que detalha as atividades da mineradora e guiaram os visitantes por todos os trajetos.



OUTRO OLHAR



Segundo Joziel da Silva Lima, coordenador de Geografia dos 3º e 4º ciclos, a excursão oportunizou aos professores a aquisição de saberes e mudança de conceitos. 

Isso porque alguns dos docentes são concursados recém-chegados de outros municípios e não conheciam as minas de Carajás, tampouco a forma em que é realizada a exploração mineral. 


“Conhecer a estrutura da Vale em Carajás fez com muitos deles mudassem o olhar com relação ao trabalho que a empresa realiza, em especial no que tange à preservação da natureza”, comenta o coordenador.


Ele mencionou o quanto as aulas podem ser enriquecidas a partir dessa nova experiência proporcionada aos educadores. “Temos tão perto de nós um laboratório a céu aberto que pode ser explorado pelos professores para enriquecer as aulas e aguçar o olhar dos alunos”, conclui.


Professora de 3º e 4º ciclos e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eunice Moreira, Heloisa Helena Fonseca afirma que durante a excursão pôde atualizar os conhecimentos que já possuía em relação à mineradora e que os materiais paradidáticos disponibilizados serão úteis para uso com os alunos. 


“A partir desse material, podemos apresentar a mineradora Vale aos alunos, proporcionando o debate sobre os impactos positivos e negativos produzidos pela atividade mineral, bem como até que ponto essa atividade é importante para o município”, explicou, externando o desejo de que a empresa possa envolver mais atores sociais no processo de visitação, como alunos, pais de alunos e comunidade em geral.

Texto: Messânia Cardoso
Fotos: Irisvelton Silva e Arquivo Semed















Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...